Ciclope: Todos os poderes do mutante dos X-Men

Capa da Publicação

Ciclope: Todos os poderes do mutante dos X-Men

Por Gus Fiaux

Como todos os mutantes, Scott Summers nasceu com o gene X ativado, o que resultou no despertar de alguns poderes durante sua puberdade. Adotando o codinome Ciclope, ele se tornou um dos primeiros pupilos do Professor X, entrando para os X-Men. O herói é bem conhecido pelos fãs da equipe, especialmente por seu papel de liderança.

Seu nome heroico é um lembrete do dom – e da maldição – que carrega, mas além de suas poderosas rajadas ópticas, ele ainda tem uma série de habilidades muito interessantes. E aqui, reunimos todos os poderes e habilidades de Ciclope, para você que quer saber mais do X-Man!

Imagem de capa do item

Rajadas Ópticas

O maior poder de Scott Summers - e que o fez ser reconhecido pelo codinome Ciclope - é a habilidade de disparar rajadas de energia pelos olhos, embora isso não seja um dos dons dos colossos da mitologia grega. Quando criança, ele teve danos no cérebro ao cair de um avião, e especula-se que, não fossem esses danos, ele seria capaz de controlar os raios e até "desligá-los".

Até hoje, há muitas discussões sobre qual é a natureza das rajadas ópticas de Ciclope. Embora eles sejam tidos como energia cinética, há quadrinhos que mostram o herói usando seus raios para queimar e cortar objetos. O que sabemos com total precisão é que não são raios laser, como muitos acreditam. E o único material capaz de retardá-los são lentes feitas de quartzo-rubi.

Imagem de capa do item

Consciência espacial

Como dito, Scott Summers talvez tenha perdido um tipo de controle sobre suas rajadas ao sofrer danos em seu cérebro, mas ainda demonstra uma proficiência na hora de manipular o destino dos seus raios. Isso é mais explorado quando a versão jovem do herói aparece no presente, em Novíssimos X-Men - ele pode mudar a trajetória de seus raios com grande facilidade.

Além disso, o herói possui uma "consciência espacial" extraordinária. Sua audição é bem treinada e ele é um ótimo conhecedor de geometria e trigonometria - isso faz com que ele consiga calcular exatamente onde deve atingir uma rajada para que ela ricocheteie e acerte um alvo desejado. Ele também sabe controlar bem a força e o alcance de suas rajadas em cada situação específica.

Imagem de capa do item

Mestre combatente e estrategista

Embora o herói tenha um único "poder especial", ele se provou um excelente membro dos X-Men e líder da equipe. Muito disso se deve ao seu treinamento junto de Charles Xavier, que o ensinou a ser um exímio estrategista. Por conta disso, ele sempre é o líder tático das equipes que participa, por sempre saber a melhor forma de atacar ou defender um objetivo.

Scott também não confia apenas nos poderes mutantes. Ele é treinado em várias artes marciais e sabe sair de qualquer situação complicada mesmo se não conseguir usar suas rajadas. Por fim, Scott também possui algumas habilidades que são muito úteis em sua "profissão" de herói: ele é poliglota e também é um piloto bem capacitado.

Imagem de capa do item

Resistência de energia

Para dar conta de um poder tão destrutivo e poderoso, o corpo de Scott Summers também precisou passar por uma adaptação. Por conta disso, ele é imune aos efeitos das próprias rajadas óticas - o que faz com que ele possa enfrentar suas versões de mundos alternativos sem ser ferido (embora também não consiga feri-las, já que todos possuem essa imunidade).

Pela proximidade com seu irmão caçula, Destrutor, e pela semelhança genética entre os dois, Scott também é imune à energia de Alex Summers e vice-versa. No entanto, o mesmo não acontece com Vulcano, seu irmão mais velho. Nem ele e nem Alex são imunes aos poderes dele, o que dava uma grande dor de cabeça quando o mutante era vilão.

Imagem de capa do item

Resistência telepática

Scott Summers sempre esteve rodeado de telepatas e mutantes psíquicos. Ele foi um dos primeiros alunos do Professor X e também já desenvolveu romances com Emma Frost e Jean Grey - e tal contato fez com que ele precisasse desenvolver táticas de bloqueio mental para impedir intrusões de inimigos e, em alguns casos, até mesmo aliados.

Ciclope possui um alto nível de resistência telepática - ele é capaz de sentir quando alguém quer entrar em sua mente e pode até barrar essa entrada. Com a ajuda de Emma Frost, ele aprimorou técnicas de combate psíquico e desenvolveu uma espécie de "caixa preta" na própria mente, onde esconde todos os seus segredos e os planos que não quer que outros descubram.

Imagem de capa do item

Poderes passados

Ao longo dos anos, Ciclope acabou ganhando várias "melhorias" em seus poderes, graças a alguns eventos e a presença de algumas entidades em sua vida.

Durante a saga Vingadores vs. X-Men, ele adquire os poderes da Força Fênix junto com outros quatro mutantes. Assim, ele tinha controle sobre matéria pura e diferentes formas de energia, além de possuir telepatia e dons psiônicos.

Durante a saga do Vórtice Negro, sua versão mais nova de Novíssimos X-Men também adquiriu dons e poderes novos ao entrar em contato com o artefato, o que fez com que conseguisse voar e disparar raios mais potentes.

Ele também já foi hospedeiro de um simbionte como o Venom e já adquiriu dons similares aos do Hulk, mas nenhuma dessas mudanças foi definitiva. Todos os poderes que ele adquiriu em cada uma dessas versões foram deixados de lado depois que "voltou ao normal".