Raio Negro: Tudo sobre o personagem da Marvel

Capa da Publicação

Raio Negro: Tudo sobre o personagem da Marvel

Por Junno Sena

Nascidos como uma trupe de personagens deslocados, os Inumanos, junto de seu líder Raio Negro estreou na Marvel em 1965, na edição Quarteto Fantástico #45. Criados por Stan Lee e Jack Kirby, a raça humana, mas também alienígena, deu seus primeiros passos como vilões, porém, com o desenvolvimento de Attilan e da raça inumana, Blackagar Boltagon tomou seu lugar como rei e, eventualmente, herói.

Os Inumanos

E este se tornou um dos pontos altos do personagem, como também do contexto no qual está situado. Assim como o resto dos Inumanos, ele não é necessariamente um herói ou vilão. Pelo contrário, suas decisões são sempre em busca de proteger o seu povo.

Quarteto Fantástico #45, quadrinho de introdução aos Inumanos

Essa amoralidade de Raio Negro se estendeu ao conceito visual criado para ele. Enquanto Medusa já havia sido apresentada anteriormente como uma vilã, integrante do Quarteto Terrível, Raio Negro surge como uma figura complexa no reino de Attilan, se mostrando tanto como um vilão, mas também como um possível herói.

“Quando decidimos fazer o líder, pensamos que nem todos os Inumanos precisavam parecer vilões. Eu acho que já tínhamos em mente que eventualmente, Raio Negro se tornaria um herói”, explica Stan Lee em entrevista.

Porém, ele e sua raça apenas foram melhores explorados em 1988, quando ganharam um quadrinho solo escrito por Ann Nocenti e ilustrado por Bret Blevins. Já em 1998, Paul Jenkins e Jae Lee fariam 12 edições que colocariam o reino de Raio Negro como uma alegoria para a União Soviética, ganhando o Prêmio Eisner de melhor série em quadrinhos. Desde então, os Inumanos se tornaram protagonistas em diversos pontos de ruptura na Marvel.

Quem é Raio Negro?

Raio Negro e outros Inumanos em quadrinhos antigos

Começando pela mitologia por trás desses personagens. Descendentes de humanos normais que há muitos séculos foram modificados em experiências realizadas pelos alienígenas conhecidos como os Kree, os Inumanos se tornaram uma forma de trabalhar uma faceta diferente a do mutante. Uma em que o personagem precisa lidar com uma nova situação, entendendo sua existência como algo alienígena.

Algo que Raio Negro não precisou se preocupar. Nascido de um experimento desenvolvido por Agon, chefe do Conselho de Genética de Attilan e Rynda, diretora do Centro Médico Pré-Natal, Raio Negro foi submetido a mutações genéticas com terragênese desde que era um embrião.

Quando nasceu, o personagem demonstrou ter poderes que superavam os de um Inumano normal. Podendo manipular energia sônica com grande potencial destrutivo, mas sem controle sobre isso, Raio Negro foi colocado dentro de uma câmara à prova de som.

Nela, o ensinaram a controlar seus poderes até os seus dezenove anos. Nessa idade, foi permitido que ele pudesse retornar à sociedade. Mas, sua posição como líder dos Inumanos apenas lhe foi dada quando seu irmão mais novo, Maximus, tramou um plano junto aos Kree, em que ele tomaria o trono, enquanto a raça alienígena poderia fazer pesquisas com Primagen, substância criada pelos Progenitores em posse dos Inumanos.

Tentando impedir que fugissem, Raio Negro utilizou seus poderes para derrubar a nave Kree, o que resultou na queda da mesma no parlamento dos Inumanos, ocasionando a morte de diversos membros do Conselho de Genética, incluindo seus pais. Com seu irmão suprimindo seus poderes com o choque da perda, Raio Negro se tornou o líder da raça inumana.

Os Inumanos desmascarados

A primeira crise governamental de Raio Negro veio quando seu primo, Triton, foi mantido aprisionado pelos humanos. Com receio de que os Inumanos fossem descobertos, o personagem procurou por possíveis novos locais para onde ele e seu povo pudessem migrar.

Raio Negro junto de sua esposa, Medusa

Encontrando uma chance nas montanhas do Himalaia, Raio Negro se viu precisando lidar com seu irmão Maximus. Louco, o vilão roubou o trono do irmão após utilizar tecnologia dos próprios Inumanos contra ele. Nos anos seguintes, o expatriado vagou por diversos continentes, em busca de Medusa, sua noiva.

A inumana de cabelos vermelhos havia sido separada dele durante a batalha que garantiu o trono de Maximus. Após encontrá-la na América, a família real retornou a Attilan, retomando a coroa para si. Porém, os anos seguintes não foram de calmaria. Raio Negro liderou os Inumanos nos momentos mais conturbados da história desta raça.

Incluindo tentativas de Maximus em usurpar o trono, revoltas por parte da classe trabalhadora, ataques de humanos renegados, o sequestro de Medusa, a destruição e reconstrução de Attilan, a revelação da existência dos Inumanos, a repulsa do Conselho de Genética ao seu filho concebido por Medusa. Além de ter tido papel importante em Invasão Secreta, Infinito e Guerras Secretas. Sem contar toda a trama que colocou Inumanos contra os X-Men.

Raio Negro e o resto dos Illuminati dos quadrinhos

Vale lembrar que suas participações em grandes eventos da editora se deram, em grande parte, por conta dos Illuminatti. Em Guerras Secretas, por exemplo, ele junto do resto do grupo continuaram tentando lidar com o problema das incursões à medida que o número de universos diminui. Quando votaram em destruir a Terra-4290001 com um Injetor de Antimatéria, Raio Negro não concordou com tal atitude. 

Recentemente, o personagem foi recrutado por Doutor Destino e Feiticeira Escarlate como um dos Defensores do Darkhold em uma batalha contra Chton.

Quais são os poderes e as habilidade de Raio Negro?

Para enfrentar tantas ameaças, Raio Negro teve ao seu lado não apenas sua família, mas também seus poderes. O personagem é capaz de aproveitar elétrons e partículas do ambiente e gerar certos fenômenos que são determinados pelo controle de seus poderes.

Raio Negro em Darkhold: Black Bolt # 1

Entre eles, temos o famoso grito semi-sônico, que pode rachar continentes inteiros e gerar tremores do outro lado planeta. Mas a voz é apenas um dos condutores dessas partículas de elétrons. Raio negro pode direcionar essa energia sem a utilização de suas cordas vocais, usando seus braços, por exemplo, para criar rajadas de força concussiva ou usar essas partículas para ser capaz de voar.

Raio Negro também já demonstrou ter a habilidade de transformar água em gelo, manipular a matéria e energia, re-organizar estruturas moleculares e até bloquear os poderes de outros personagens. Todo esse poder quase ilimitado lhe garante uma forte resistência psíquica.

Para que serve a antena de Raio Negro?

As antenas de Raio Negro servem para que o herói consiga canalizar seus poderes

Mas, se Raio Negro é tão poderoso sozinho, para que servem aquelas antenas? O objeto metálico similar a um garfo em sua testa lhe permite concentrar a canalizar seus poderes de forma direcionada e menos destrutiva. Desta forma, as rajadas de poder que poderiam despertar vulcões adormecidos toma a forma de um ataque focado em seu inimigo.

Outras habilidades de Raio Negro

Se já não era o suficiente, Raio Negro também possui algumas outras características provenientes de seu DNA Kree. Ele possui uma série de atributos físicos aprimorados, como força, velocidade, vigor, resistência, agilidade, reflexos e longevidade.

Adaptações de Raio Negro

Anson Mount como Raio Negro em Inumanos, série da ABC

Porém a longevidade do personagem não foi tão longe assim em suas adaptações. A principal e mais conhecida foi a série Inumanos, da ABC. Nela, Anson Mount dá vida a Raio Negro. Este sendo o mesmo ator que deu as caras em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Além desta série, o inumano apareceu em algumas animações, como na série animada do Quarteto Fantástico, em Hulk e os Agentes da S.M.A.S.H., o Espetacular Homem Aranha, Guardiões da Galáxia. Também esteve no filme animado de Planeta Hulk. Já no mundo dos games, Raio Negro aparece em Marvel: Ultimate Alliance, Lego Marvel Super Heroes, entre outros.

Aproveite e leia também: