Harry Potter: Conheça o Empata-Chapéu, fenômeno raro que acontece na Seleção das Casas de Hogwarts

Capa da Publicação

Harry Potter: Conheça o Empata-Chapéu, fenômeno raro que acontece na Seleção das Casas de Hogwarts

Por Evandro Lira

Se você é fã de Harry Potter, é provável que você já tenha se perguntado, nem que seja uma vez, por que motivo Hermione Granger não é da Corvinal, certo? Ok, ok, há essa altura você já deve ter percebido o quão brava e heroíca é a personagem, o que justifica seu lugar na Grifinória. Talvez, se você for daqueles mais céticos, deve acreditar que a presença de Hermione na casa rubro-ouro seja uma conveniência da história de J.K. Rowling, que precisava de Hermione na mesma casa que seu herói principal.

No entanto, existe uma explicação canônica para isso, e tem a ver com um fenômeno raro do universo de Harry Potter chamado Empata-Chapéu. Continue lendo para descobrir mais sobre esse tema!

O Chapéu Seletor é um chapéu que pensa e fala, usado exclusivamente para distribuir os estudantes de Hogwarts entre as Casas Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa

O que é Empata-Chapéu em Harry Potter?

O termo Empata-Chapéu (no inglês Hatstall) se refere àqueles alunos de Hogwarts cuja Seleção das Casas levou mais de cinco minutos para acontecer. Trata-se de um evento extremamente raro, podendo se dizer que ocorre uma vez a cada cinquenta anos.

Quando o Chapéu Seletor se vê bastante indeciso sobre para qual Casa ele deve mandar um aluno a ponto de deixar que todo o Salão Principal fique cinco longos minutos esperando pela decisão é porque estamos diante de um Empata-Chapéu.

No momento da Seleção, por vezes, o Chapéu Seletor leva em consideração a preferência do próprio aluno em questão na hora de dar seu veredito. Embora Harry não seja um Empata-Chapéu, no livro A Pedra Filosofal, vemos que o Chapéu ficou tentado a colocar Harry na Sonserina, mas foi a aversão do garoto à Casa que fez ele ser escolhido para a Grifinória.

Apesar de chegarem bem perto de ser Empata-Chapéu, Hermione Granger e Neville Longbottom não fazem parte do seleto grupo

Provando que essa regra não se aplica sempre, Neville Longbottom, aluno contemporâneo de Harry, viveu uma situação parecida, mas perdeu a batalha contra o Chapéu. Enquanto o garoto achava a reputação da Grifinória intimidante e pediu para que fosse para a Lufa-Lufa, o Chapéu insistiu que Neville era um grifinório e conseguiu vencer a discussão silenciosa travada na cabeça do menino. A seleção de Neville levou muito tempo, quase o colocando no grupo dos Empata-Chapéu.

Outra que chegou perto de participar deste grupo curioso foi Hermione. A jovem bruxa nascida-trouxa e melhor amiga de Harry deu trabalho para o velho e pobre Chapéu Seletor, que ficou quase quatro minutos decidindo se deveria colocá-la na Corvinal ou na Grifinória.

Mas há dois personagens que são oficialmente Empata-Chapéu e que Harry e nós, leitores e espectadores, conhecemos.

Personagens que são oficialmente Empata-Chapéu em Harry Potter 

Um deles é uma professora querida pelos fãs da franquia, enquanto o outro é um dos personagens mais desprezíveis da história. Ambos fizeram o Chapéu Seletor agonizar diante de um salão cheio por mais de cinco minutos e são reconhecidos verdadeiramente como Empata-Chapéu.

Minerva McGonagall, a professora de Transfiguração em Hogwarts e diretora da Grifinória, quase foi mandada para a Corvinal quando chegou à escola aos 11 anos. Os relatos são de que o Chapéu Seletor levou cinco minutos e meio tentando decidir onde encaixar a garota, até que acabou optando pela Grifinória.

Pedro Pettigrew, lacaio de Voldemort que foi capaz de trair seus amigos e entregar o paradeiro da família Potter para o bruxo das trevas, foi parar na Grifinória após o Chapéu Seletor levar mais de cinco minutos para decidir entre esta Casa e a Sonserina. 

Minerva McGonagall e Pedro Pettigrew são os únicos Empata-Chapéu que Harry conheceu.

Ainda que não vejamos nada disso nas páginas dos livros e muito menos nos filmes de Harry Potter, as informações foram fornecidas pela própria criadora da franquia. Rowling trouxe essas informações extras para os fãs em 2015, através de um texto publicado no antigo site Pottermore, e que hoje pode ser lido na íntegra no Wizarding World.

Compartilhe seus pensamentos sobre o tema no campo de comentários no fim deste artigo!

Confira também:

Fique com: