Lufa-Lufa: Todas as características da Casa de Hogwarts em Harry Potter

Capa da Publicação

Lufa-Lufa: Todas as características da Casa de Hogwarts em Harry Potter

Por Nick Narukame

Muitos acreditam que a Lufa-Lufa seja a casa de Hogwarts “dos figurantes” em Harry Potter, mas essa ideia não poderia estar mais errada! Ainda que, assim como todas as outras casas, não haja uma receita de bolo para definir com 100% de precisão um lufano, muitas características importantes podem ser vistas em seus alunos quando eles fazem aparições na trama.

Com o lançamento da saga Animais Fantásticos a casa fundada por Helga Hufflepuff entrou no foco dos fãs da saga uma vez que seu protagonista, Newt Scamander, era de lá quando aluno da escola britânica. Dessa forma a Lufa-Lufa pode mostrar para o que veio e acabar de uma vez por todas com o estigma de que só abriga personagens sem importância que não terão relevância para a trama.

Quer saber do que um Texugo é feito? Confira suas características principais abaixo!

Quais são as características da Lufa-Lufa?

Trabalho árduo

Lufanos costumam ser dedicados a tudo aquilo que se propõe a fazer. Tendem a dar o máximo de si para atingir seus objetivos por mais “bobos” que possam parecer para as outras pessoas. Podemos ver isso com precisão ao analisar o trabalho de Newt com suas pesquisas sobre criaturas mágicas.

O personagem Newt Scamander.

A dedicação de Newt é uma das características marcantes do personagem.

O magizoologista se dedica ao máximo aos espécimes que habitam sua mala, mão medindo esforços para vê-las bem. Todo o esforço que ele faz é nítido e digno de aplausos.

Justiça

Os alunos dessa casa também costumam ser muito justos. Não gostam de ver atitudes injustas e dificilmente você verá um lufano agindo assim. Quando Cedrico Diggory, em Harry Potter e o Cálice de Fogo é ajudado por Harry com a dica dele sobre a primeira prova, ele retribui contando onde o protagonista poderia descobrir os segredos do ovo da segunda, mesmo que isso pudesse fazer com que ele perdesse para Potter.

Lealdade

A lealdade é a característica mais marcante entre os lufanos. Eles tendem a ser bem fiéis não apenas a pessoas pelas quais possuem apresso, mas também aos seus valores de forma geral. Dificilmente você encontrará por aí um lufano no qual não possa confiar.

Alastor Moody e Ninfadora Tonks.

Tonks deu sua vida para proteger seus ideais na Batalha de Hogwarts.

Isso pode ser visto em vários pontos na saga com muitos personagens diferentes. Tonks, por exemplo, não abandonou seu posto na Ordem da Fênix, mesmo tendo um filho pequeno. Lutou pelo que era certo e deu sua vida por isso na batalha de Hogwarts. Newt, por sua vez, jamais traiu Dumbledore, confiando no julgamento dele mesmo quando não tinha muito em que se apoiar para isso.

Paciência

Os alunos da casa de Helga também costumam ser pessoas bastante pacientes. Um lufano não irá agir com a mesma impulsividade que alguns grifinórios e saberá não julgar uma situação pelas aparências como poderiam fazer alguns sonserinos.

Jacob, Newt e o Tronquilho.

Newt foi muito paciente com Jacob.

Podemos notar muito dessa paciência em Newt e sua relação com o trouxa Jacob Kowalski. Por mais que Jacob não soubesse nada sobre o mundo bruxo e questionasse Scamander sobre diversas coisas a todo o tempo o rapaz jamais agiu de forma rude com ele, sendo gentil e paciente até mesmo quando sua intenção era obliviá-lo logo quando se conheceram.

Sinceridade

Uma outra coisa que não é costume de lufanos seria mentir. Eles costumam evitar essa prática tanto para com os outros quanto para si mesmos o que reforça o valor aguçado de lealdade que possuem. Suas emoções são lidas facilmente pelas pessoas a sua volta gerando até algumas situações cômicas. Podemos ver isso no caso de Tonks que se irritava ao ser chamada por seu primeiro nome e, como metamorfomaga, não conseguia esconder as mutações em seu corpo referentes a essa raiva.

Modéstia

Um lufano também não costuma ir atrás da glória ao realizar seus feitos. Ele vai sim se empenhar para cumprir seu papel e realizar seu trabalho da melhor maneira possível, mas dificilmente vai estar esperando algum reconhecimento vindo disso. Acredita-se que essa modéstia seja o motivo da casa ser tão discreta com relação a feitos históricos grandiosos.

Cedrico e Harry.

Cedrico poderia ter visto em Harry um inimigo em seu caminho para a fama.

Cedrico poderia ter se irritado com Harry por ter acabado “roubando seu momento de glória” como muitos acabaram fazendo em Cálice de Fogo, mas ele não ficou de birra com o protagonista. Eles trabalharam juntos em diversos pontos, acentuando que Cedrico até queria vencer o torneio, obviamente, mas aquela fama toda nunca havia sido exatamente sua prioridade.

Mas e você? Se identifica com a casa? Conhece alguém que se encaixa na descrição? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: