Harry Potter: Como funcionam os retratos de Hogwarts? Eles retém a memória das pessoas?

Capa da Publicação

Harry Potter: Como funcionam os retratos de Hogwarts? Eles retém a memória das pessoas?

Por Nick Narukame

Desde os primeiros livros e filmes da franquia Harry Potter, os fãs são apresentados a uma grande quantidade de quadros pendurados pelas paredes do castelo de Hogwarts. Eles são tão vivos quanto as figuras que representam e isso pode causar diversas dúvidas nos leitores e expectadores.

A mais comum entre essas perguntas se volta justamente para o funcionamento dessa dinâmica. Segundo divulgado pelo site Wizarding World, as pinturas do universo da franquia podem possuir camadas representativas diferentes entre si. A exemplo disso temos o quadro de Sir Cadogan que passava o tempo inteiro desafiando pessoas que passam por ele para um duelo, assim como a pessoa que retratava fazia em vida. Em contra parte, o quadro de Alvo Dumbledore conseguia até mesmo dar conselhos, como se estivesse bem vivo.

De acordo com a autora J. K. Rowling, quanto mais poderoso o bruxo, mais facilmente sua “impressão” seria capturada magicamente por seu quadro. O bruxo também poderia ajudar nesse processo, interagindo frequentemente com a pintura para que ela absorva mais memórias e, assim, desempenhe um papel mais fidedigno quando a pessoa já tiver partido do mundo dos vivos.

Quadro de Alvo Dumbledore

O quadro de Alvo Dumbledore é capaz de dar conselhos e ser tão sábio quanto ele em vida.

Essa questão de quadros serem memórias das pessoas retratadas neles é reforçada pela pintura de Dumbledore na peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Quando Harry se depara com a pintura, eles começam a conversar. A imagem do antigo diretor é tão fiel ao que ele era em vida que ela, poeticamente, relembra o protagonista da franquia que ele nada mais era que “pintura e memória”.

Várias personalidades históricas importantes foram eternizadas dessa forma, lotando as paredes de Hogwarts de excelentes conselheiros para os mais variados assuntos. Todos os diretores anteriores estão expostos na diretoria, podendo trocar experiências valiosas com o responsável atual do castelo, seja lá quem for. Uma mão na roda, não é?

Aproveite e confira também: