10 coisas que você precisa saber sobre Alvo Dumbledore!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Alvo Dumbledore!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Família e criação

Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore nasceu em 1881. Ele era filho de Kendra e Percival Dumbledore, irmão de Ariana e Aberforth. Quando pequena, sua irmã foi descoberta praticando magia por um grupo de meninos trouxas, que a atacaram, deixando a menina traumatizada. Seu pai, com muita raiva do ocorrido, atacou os meninos e acabou ganhando sentença perpétua em Azkaban.

Para escapar do olhar torto da comunidade bruxa, Kendra se mudou com seus filhos para Godric's Hollow, um vilarejo bruxo na Inglaterra. Ariana era "escondida" dentro de casa e a única pessoa de fora para qual a família se abriu foi Bathilda Bagshot, autora de "História da Magia".

Imagem de capa do item

Hogwarts

Dumbledore começou a frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em 1892. Lá, ele foi rejeitado por boa parte dos alunos que sabiam do crime cometido por seu pai. Isso não o impediu de fazer amizades, como com Elifas Doge, que também era rejeitado pelos outros estudantes por ser portador de varíola de dragão. Juntos, eles se tornaram bons amigos e planejaram uma grande viagem pelo mundo assim que concluíssem a formação em Hogwarts.

Na escola, Dumbledore se provou um aluno excepcional, ganhando prêmios e troféus, e tendo seus estudos mágicos publicados em semanários de bruxos. Foi considerado, em sua estadia, o aluno mais brilhante a ter passado pela escola de magia.

Imagem de capa do item

O Bem Maior

Sua viagem com Elifas foi cancelada por uma tragédia brusca: a morte de sua mãe. Ele assumiu os deveres da família e passou a cuidar de Ariana e Aberforth. Ele, então, conheceu Gerardo Grindelwald, o sobrinho-neto de Bathilda. Os dois tinham ideias muito similares e Dumbledore logo se apaixonou pelo bruxo. Grindelwald buscava reunir as Relíquias da Morte e instaurar uma nova ordem bruxa pelo "bem maior". Dumbledore se interessou pelo assunto, chegando a sentir preconceito de trouxas e mestiços e planejar fugir com seu amigo.

Porém, tudo mudou quando Aberforth interviu nos planos de Dumbledore e Grindelwald, alertando seu irmão de sua responsabilidade com Ariana. A briga acabou resultando num conflito mágico entre os três e o resultado disso foi uma tragédia: Ariana tentou apartar a briga, mas acabou sendo assassinada por uma maldição atirada a esmo por algum dos três. Grindelwald fugiu, Aberforth parou de falar com o irmão, e Dumbledore teve de remoer a culpa por esses infortúnios.

Imagem de capa do item

Professor

Após esses trágicos eventos, Dumbledore retornou para a Escola de Hogwarts, assumindo a vaga de professor de Transfiguração. Nessa época, ele recebeu diversos convites para se tornar Ministro da Magia, mas recusou todos. Na década de 1910, ele chegou a ensinar para um jovem estudante da Lufa-Lufa chamado Newt Scamander.

Newt tinha curiosidade por criaturas mágicas, mas depois de um acidente que colocou em risco a vida de seus colegas, ele foi expulso de Hogwarts, embora Dumbledore tivesse feito de tudo ao seu alcance para mantê-lo na escola.

Imagem de capa do item

Mentor de Tom Riddle

Como professor, Dumbledore ajudou pessoalmente vários alunos. Um deles foi Tom Riddle, chamado pessoalmente por Alvo para frequentar Hogwarts. Ainda que não soubesse que ele viria a se tornar o Lord Voldemort, Dumbledore notou que Tom tinha um comportamento cruel e errático e ficou de olho no menino durante o tempo em que ele esteve na escola.

Isso, no entanto, não impediu Tom de cometer suas atrocidades. Em 1943, ele abriu a Câmara Secreta e assassinou uma estudante, mas acabou incriminando Hagrid, que foi expulso da escola e teve sua varinha quebrada. Ainda assim, ele conseguiu persuadir o, até então, diretor Armando Dippet a reconvocar Hagrid como guarda-caça do castelo.

Imagem de capa do item

O grande duelo

Apesar de ensinar alunos em Hogwarts, Dumbledore logo notou as trevas crescentes com a ascensão de Grindelwald no mundo. O bruxo havia conseguido encontrar a Varinha das Varinhas - uma das Relíquias da Morte e a varinha mais poderosa do mundo - e estava espalhando o terror e assassinando trouxas e mestiços por onde passava.

Sabendo que precisaria impedir aquele que uma vez tinha sido o amor de sua vida, Dumbledore rastreou Grindelwald e, em 1945, os dois travaram um grande duelo - que foi posteriormente referenciado como o combate mais lendário entre dois bruxos que já existiu. E, apesar de Grindelwald usar a Varinha das Varinhas, Alvo conseguiu derrotá-lo, tomando para si a Relíquia da Morte, enquanto seu inimigo foi preso em Nurmengard, outra prisão bruxa famosa na Europa.

Imagem de capa do item

Trevas crescentes

Com a calmaria após o reinado de terror de Grindelwald, Dumbledore recebeu a Ordem de Merlin e se tornou Diretor de Hogwarts. Nessa época, ele teve uma reunião com Tom Riddle, que já havia se formado e adotara o nome Voldemort. Tom estava interessado no cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, mas sabendo da conduta e dos planos malignos do bruxo, Alvo negou. Com isso, Voldemort amaldiçoou o cargo, de modo que nenhum professor que veio depois durava mais de um ano.

Com a ascensão de Voldemort e a Primeira Guerra Bruxa, ele fundou a Ordem da Fênix, um grupo de bruxos destinados a lutar contra o bruxo das trevas e seus Comensais da Morte. Tudo pareceu chegar a um momento culminante quando Voldemort perseguiu os Potter por conta de uma profecia, assassinando Lílian e Tiago e sendo destruído ao tentar matar o bebê Harry. Dumbledore, então, providenciou que Harry fosse transferido para a casa de seus tios trouxas, para que pudesse ser criado longe da atenção indesejada dos bruxos.

Imagem de capa do item

A profecia

Ainda que fosse muito sábio, Dumbledore era cético quanto aos profetas e clarividentes, pois era um ramo da magia que sempre era lotado de charlatões. Ainda assim, ele chegou a realizar uma entrevista de emprego com Sibila Trelawney. Para sua imensa surpresa, durante a entrevista, Sibila profetizou o nascimento de um menino que poderia dar fim ao império maligno de Voldemort.

Porém, ele não foi o único ao ouvir sobre a profecia. Severo Snape estava no local, e por ser um Comensal da Morte, correu para avisar Voldemort, ainda que tivesse pedido para que ele poupasse Lílian porque a amava. Voldemort matou a família Potter, o que fez Severo dar as costas para o seu mestre e pedir perdão e clemência direto a Dumbledore, que por sua vez transformou Snape em um de seus mais valorosos e fiéis aliados.

Imagem de capa do item

A educação de Harry

Dez anos depois que Harry foi morar com seus tios trouxas, o menino foi aceito na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ao longo de seis anos, Dumbledore esteve presente quando o jovem bruxo impediu que Voldemort conseguisse a Pedra Filosofal, adentrou na Câmara Secreta para enfrentar um fragmento de Tom Riddle, foi atrás de seu padrinho, Sirius Black, para resolver uma questão de vingança com o passado e foi selecionado para o Torneio Tribruxo, onde acabou enfrentando cara a cara Voldemort, que retornara muito mais poderoso.

Após isso, Dumbledore foi afastado de Hogwarts devido à interferência do Ministério da Magia, que suspeitava que o diretor estava instaurando uma rebelião dos estudantes contra o governo. Quando retornou, ele começou uma busca frenética pelas Horcruxes de Voldemort, chegando a destruir uma delas. Porém, sua vida estava com os dias contados devido a uma maldição desencadeada pela Horcrux destruída. Aproveitando a deixa, ele e Snape arquitetaram um plano, onde o Mestre das Poções o assassinaria, ganhando a confiança de Voldemort e abrindo espaço para que Harry pudesse agir.

Imagem de capa do item

In Memorian

A morte de Dumbledore abalou toda a comunidade bruxa, como ele bem planejava. Snape se tornou um homem de confiança de Voldemort, que por sua vez havia dominado todo o mundo bruxo sem a interferência de Alvo. Sua história foi publicada - cheia de deturpações e mentiras - por Rita Skeeter, em um livro intitulado "A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore".

Porém, não seria a última vez que Harry veria seu mentor. Ao descobrir que ele próprio era uma das Horcruxes de Voldemort, Potter se entregou ao vilão, que o matou. Nesse período de "pós-vida", Harry reencontrou Alvo em uma espécie de Limbo, e juntos, eles tiveram uma tocante conversa, sobre o papel dos dois na guerra, as Horcruxes e o passado de Dumbledore. Uma vez que Harry se sentiu pronto, ele "acordou" e derrotou Voldemort definitivamente. Anos depois, um de seus filhos com Gina Weasley receberia o nome Alvo Severo Potter, em homenagem a Snape e a Dumbledore.