Novo livro de J. K. Rowling é apontado como uma resposta à sua reputação na internet, mas autora nega

Capa da Publicação

Novo livro de J. K. Rowling é apontado como uma resposta à sua reputação na internet, mas autora nega

Por Arthur Eloi

J.K. Rowling ganhou uma reputação conturbada após uma série de declarações transfóbicas em seu site e redes sociais de 2020 até aqui. Agora, em um paralelo bastante estranho, ela escreveu um livro de detetive em que o caso central mostra uma personalidade de internet que é assassinada após ser acusada de transfobia.

O livro em questão é The Ink Black Heart, novo romance da saga Cormoran Strike – os livros policiais que Rowling escreve sob o pseudônimo de Robert Galbraith. A trama, segundo a Rolling Stone, segue o assassinato de Edi Ledwell, criadora de uma animação de sucesso de Youtube que se vê envolvida em polêmicas quando um de seus desenhos passa a ser visto como racista, capacitista e transfóbico.

A criadora então sofre todo tipo de ameaça de morte e estupro, além de ter seu endereço e fotos de sua casa vazados na internet. Eventualmente, Edi Ledwell é encontrada morta após ser esfaqueada em um cemitério, em uma trama que discute justiça social e coloca a criadora como alvo de uma campanha de ódio direcionado.

Novo livro de J.K. Rowling traz paralelos com as polêmicas que a autora viveu ao mostrar figura assassinada por declarações transfóbicas

Por conta de tudo que J.K. Rowling se envolveu, é possível tirar um paralelo direto entre a trama e a situação da autora, mas ela mesma nega que tenha escrito sobre o que viveu. Em entrevista no talk show de Graham Norton, Rowling afirma que escreveu antes das polêmicas (via NME):

Preciso esclarecer que o livro não é sobre algumas das coisas que aconteceram comigo no último ano. Escrevi o livro antes desses acontecimentos online. Ainda falei para o meu marido ‘Acho que todos vão achar que o livro é uma resposta ao que aconteceu comigo’, mas genuinamente não é isso. O primeiro rascunho do livro já estava finalizado quando as coisas começaram a acontecer.

Seja como for, The Ink Black Heart foi publicado no exterior em 30 de agosto, mas ainda não tem previsão de chegada para o Brasil.

Aproveite e confira: