J.K. Rowling, criadora de Harry Potter, é criticada por se opor a lei que facilita mudança legal de gênero

Capa da Publicação

J.K. Rowling, criadora de Harry Potter, é criticada por se opor a lei que facilita mudança legal de gênero

Por Arthur Eloi

J.K. Rowling, a autora da saga Harry Potter, abraçou de vez sua transfobia escancarada. Em mais um incidente – que está longe de ser o segundo, terceiro ou quarto -, ela agora ataca um projeto de lei que facilitaria atualizar gênero e nome social em documentos na Escócia (via ScreenRant).

Em mais uma ronda de tuítes alarmistas e reacionários, a autora afirma que facilitar a atualização de documentos – um dos processos mais sensíveis para pessoas trans – “vai ferir as mulheres mais vulneráveis na sociedade: aquelas buscando ajuda após sofrerem violência/estupro por homens, e mulheres na cadeia”. Ela então apoia sua argumentação com algumas estáticas jogadas sem fonte ou contexto.

Essa não é a primeira vez que J.K. Rowling se envolve em polêmicas por falas transfóbicas, que já dividiram os fãs e o elenco.

Como já se tornou o costume, o nome da autora entrou nos Trending Topics do Twitter, dando início à inúmeras mensagens de repúdio às declarações absurdas de Rowling, apoio às declarações absurdas de Rowling, discussões sobre a relevância da autora nos dias de hoje fora de polêmicas, ou a racionalização de ainda ser fã de Harry Potter quando a criadora já se tornou mais conhecida pelos absurdos do que pela criação.

As declarações transfóbicas de J.K. Rowling já se tornaram recorrentes, ao ponto de que grande parte do elenco dos filmes, assim como os fãs, já se dividiu entre apoio e repúdio. A criadora ficou de fora do especial da HBO Max que celebrava o legado das adaptações cinematográficas, mas ela segue creditada pela saga derivada Animais Fantásticos, que são baseadas em seus roteiros.

Falando nisso, o próximo filme da franquia chega em breve aos cinemas, já que Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore tem lançamento marcado para 14 de abril.