Grifinória: Todas as características da casa de Hogwarts em Harry Potter

Capa da Publicação

Grifinória: Todas as características da casa de Hogwarts em Harry Potter

Por Nick Narukame

Analisar material humano dificilmente proporcionará resultados exatos. Sempre é bom ter essa frase em mente quando se vai falar sobre as características que mais são prezadas por cada casa de Hogwarts, em Harry Potter, para que, assim, não se caia nos estereótipos que, aparentemente, são vistos como se fossem regras inflexíveis influenciando diretamente a escolha do Chapéu Seletor. Afinal, não é bem assim que as coisas funcionam.

Há sim, obviamente, uma série de características que são notadas como mais fortes nos grifinórios, como por exemplo, a bravura e o senso de justiça, mas seriam elas as únicas relevantes para definir alguém como da casa de Godric Gryffindor? Venha descobrir!

Quais são as características da Grifinória?

Coragem 

Tida como a característica mais notória dentre todas, a força para superar seus medos mais profundos no intuito de defender valores que são importantes para eles, como a vida de seus amigos e companheiros, é um dos fatores indispensáveis para que um novo grifinório seja selecionado.

Coragem não significa ausência de medo.

É bom frisar que coragem não significa ausência de medo como muitos pensam. Um bom exemplo disso pode ser tirado do caso de Rony Weasley no segundo livro da franquia Harry Potter e a Câmara Secreta. O garoto possui um medo de aranhas absurdo e, mesmo que não consiga disfarçá-lo em momento algum, consegue reunir coragem para se unir a Harry e entrar na floresta proibida em busca da resolução do mistério do monstro na câmara e, também, limpar a barra de Hagrid que estava sendo acusado injustamente de ser o responsável por ataques a nascidos trouxas por anos.

Determinação 

Uma outra característica Grifinória que, por vezes, pode ser confundida com o fato do aluno em questão ser um pouco “cabeça dura”, seria a determinação presente em cada um deles. É notória a dedicação que costumam manter com relação aos seus ideais e, mesmo que tudo pareça conspirar contra o que precisa ser feito para alcançá-los, eles irão lutar contra as probabilidades e tentar uma vitória dessa luta, ainda que, no fim, acabem por quebrar a cara e tendo que aprender com isso.

Um exemplo perfeito dessa determinação toda pode ser visto em todas as aparições dos gêmeos Weasley ao longo da série. Toda vez que ambos colocavam algo na cabeça não havia santo no mundo que os fizesse mudar de ideia.

Espírito Aventureiro

Um grifinório que se preze não costuma rejeitar um convite para uma boa aventura! Mas isso, em partes, pode acarretar em um perigoso desrespeito por regras pré-estabelecidas… Podemos comprovar essa característica pelas inúmeras vezes em que o próprio Harry saiu escondido, fora do horário permitido, para procurar pistas que o ajudassem a resolver problemas maiores, como na vez em Harry Potter e a Pedra Filosofal em que ele se enfiou em sua capa da invisibilidade e foi até a biblioteca no meio da noite, algo que, como sabemos, era proibido no castelo de Hogwarts.

Ousadia

Dadas as características anteriores, é bem provável que a ousadia acabe por se tornar um complemento interessante das já citadas. A coragem, o espírito aventureiro e a determinação combinadas podem, possivelmente, formar uma pessoa ousada por natureza. É o caso dos, também já citados anteriormente, gêmeos Weasley que, em diversos momentos, provaram ser a ousadia em pessoa desafiando as regras de modos cada vez mais criativos.

Comportamentos ousados fazem parte das características comuns aos grifinórios.

Porém, a ousadia também pode ser vista em detalhes menos grandiosos como foi com Neville Longbotton também no primeiro livro da saga que, preocupado com o coletivo da casa, tentou parar Hermione, Harry e Rony quando eles estavam indo em busca da Pedra Filosofal — algo que poderia acarretar em perda de pontos para a Grifinória. O garoto acaba falhando em seu intento, mas, como o próprio Dumbledore diz mais tarde, é necessária muita coragem para enfrentar seus próprios amigos, o que fez de sua atitude um exemplo perfeito de ousadia por parte de alguém que poucos esperavam demonstrar tal característica.

Impulsividade

A grande maioria dos escolhidos por Gryffindor costumam ter uma cabeça bem quente. Não é algo surpreendente uma vez que o fogo é o elemento representante da casa, porém pode acabar deixando o grifinório em maus lençóis se não prestar atenção nas vezes em que está agindo por impulso e tentar dosar para que não acabe fazendo alguma besteira.

Ter a cabeça quente nem sempre significa ser uma pessoa sempre irritada e prestes a explodir com tudo e com todos, no entanto. Rony Weasley, em Harry Potter e o Cálice de Fogo, é um excelente exemplo disso, justamente por não ser exatamente agressivo, mas estar irritadiço.

Ele fica irritado com Harry achando que ele havia colocado o nome no cálice de propósito e nem dá a chance do amigo se explicar, agindo totalmente por impulso motivado por sentimentos que não estava sequer tentando controlar para que a verdade pudesse ser vista.

Ter os nervos a flor da pele nem sempre significa estar irritado o tempo todo.

Paixões inflamadas como a de Lilá Brown pelo próprio Rony, mostrada em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, também podem ser consideradas nesse caso, uma vez que o sentimento acaba falando mais alto do que qualquer tipo de razão, transformando a coitada da menina em uma personagem extremamente chata aos olhos do público, tudo isso devido a sua obsessão por Rony.

Orgulho

Não, essa característica não é exclusiva da Sonserina, como muitos devem pensar. A maioria dos grifinórios tem um orgulho bem acentuado e podem se mostrar bem competitivos quando em situações que despertam esse lado deles. São características que funcionam como dinamite e se uma centelha encosta, mesmo que de leve, em seu pavio, elas explodem pelo corpo de um grifinório.

A honra da casa e a vitória são importantes para os grifinórios.

Podemos sentir isso em cada um dos jogos de quadribol, seja os narrados nos livros ou visto nos filmes. À exceção da Sonserina, que parece tão preocupada com a vitória quanto os grifinórios, dificilmente se vê um grupo tão obcecado em se tornar os campeões quanto eles. Óbvio que isso não quer dizer que as outras casas não se dedicam ou desejam a vitória, mas a competitividade fervendo no sangue mesmo acaba sendo mais focada entre grifinórios e sonserinos no fim das contas.

Honra

Essa característica, que resulta em cavalheirismo, é muito importante entre os grifinórios. Honra, nobreza e orgulho se misturam e, na maioria das vezes, se torna um traço muito marcante entre aqueles desta casa.

A honra era bem perceptível no próprio fundador da casa, Godric Gryffindor que era bastante dado a duelos como sabemos, tanto contra trouxas, quanto contra bruxos. Mas, mesmo sabendo que poderia vencer pessoas sem magia facilmente, ele jamais empunhou nenhum tipo de feitiço contra eles, lutando com sua espada de modo justo e jamais tirando proveito de suas habilidades sobre os mais fracos que, por ventura, vinha a enfrentar.

Podemos perceber em Harry a honra da casa sendo aplicado quando ela evita que Remus e Sirius matem Pedro Pettigrew na Casa dos Gritos em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Mesmo depois de saber tudo que o homem havia feito com seus pais, Harry afirma que seus pais não gostariam de vê-lo morto sem um devido julgamento. Um ato de nobreza puro e que, infelizmente, acabou dando muito errado mais para a frente, quando Pettigrew fugiu, se uniu a Voldemort e todos os incidentes que culminaram na Segunda Grande Guerra Bruxa começaram a acontecer.

Harry demonstra toda sua nobreza ao impedir que Pedro seja morto por Sirius e Remu.

Claro, isso não quer dizer, como dito no início deste artigo, que um grifinório só será completo se tiver todas as características citadas. A lista de características pertinentes a um grifinório não é uma cartela de bingo, onde apenas quem preencher todos os quadradinhos estará qualificado para fazer parte do grupo.

Muitos alunos conhecidos por serem verdadeiros grifinórios também possuíam características pertinentes a outras casas, como a inteligente Hermione que, por vezes, já foi questionada como uma aluna da Corvinal em potencial. O caso é que, mesmo tendo peculiaridades pertinentes a outros grupos, havia nela de forma muito mais aguçada e perceptível características que também a qualificavam como uma aluna de Griffyndor e, por isso, o chapéu a selecionou para tal casa, também levando em consideração seu desejo por ela, como é comum do chapéu.

Mas e você? Se considera um grifinório segundo as características da casa ou se identifica mais com outra? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: