Sonserina: Todas as características da Casa de Hogwarts em Harry Potter

Capa da Publicação

Sonserina: Todas as características da Casa de Hogwarts em Harry Potter

Por Nick Narukame

Ainda que não se trate de uma receita de bolo pré-pronta onde cada integrante das casas tenham de cumprir todos os itens da lista para pertencer a ela, os membros da Sonserina, em Harry Potter costumam compartilhar algumas características em comum. Dessa forma, a personalidade do aluno irá influenciar a escolha do Chapéu Seletor que encaminhará o novato em Hogwarts para ser apadrinhado pelo fundador que mais se encaixar com seu jeito de ser.

Abaixo poderemos conferir uma lista com as principais características de quem é enviado para a casa de Salazar Sonserina. Assim, veremos que, ao contrário do que muitos pensam, ser da Sonserina não é sinônimo de ter o destino marcado para se tornar um vilão e sim, muitas das vezes, para se orgulhar!

Quais são as características da Sonserina?

Ambição

Tida por muitos como a característica mais marcante dos sonserinos, a ambição vem para mostrar que os escolhidos para essa casa não se contentam com pouca coisa. E, se colocam na cabeça determinado objetivo em suas vidas, não medirão esforços para alcançá-los, o que faz com que a grande maioria dos bruxos da Sonserina obtenham uma carreira de sucesso na área que escolheram.

Tom Riddle em a Câmara Secreta.

Tom Riddle era um jovem bastante ambicioso.

A ambição pode ser vista em ação em diversas cenas envolvendo diversos sonserinos, mas o exemplo mais marcante entre todos foi o do jovem Tom Riddle que, mais tarde, veio a se tornar Lorde Voldemort. Apesar de ter seguido caminhos tortuosos e com ideais nem um pouco ortodoxos, Riddle nunca se contentou em ser “apenas mais um” entre tantos alunos e se destacou por sua inteligência e esforço por alcançar seus objetivos que eram sempre os mais altos possíveis.

Orgulho

Os alunos da Sonserina costumam ter o orgulho bastante presente em suas vidas. A grande maioria deles tende a sentir prazer com seus próprios valores, honra e ancestralidade. Draco Malfoy caminhava pelos corredores de Hogwarts com o nariz em pé, pautado na fama, riqueza e pureza de sangue de sua família, sendo um dos maiores exemplos desse tipo de orgulho presente nos sonserinos de modo geral.

O orgulho tende a deixar as pessoas extremamente competitivas e essa é uma das características que mais aproxima a Sonserina da Grifinória entre todas. Em uma partida de quadribol entre as duas casas, será comum que o embate seja épico e ambos os times estejam com “sangue nos olhos”.

Autopreservação

Sonserinos também tendem a ser ótimos em se proteger de perigos. Ao contrário de grifinórios que enfrentarão as mais diversas criaturas perigosas para proteger seus aliados sem pensar duas vezes, sonserinos não se arriscariam de modo imprudente a não ser que não exista nenhuma outra escolha que não aquela.

Horacio Slughorn transfigurado em cadeira.

O professor Slughorn se escondeu dos comensais da morte até Dumbledore e Harry o encontrarem.

Essa característica muito aguçada fez com que o professor Horácio Slughorn conseguisse evitar os Comensais da Morte em Harry Potter e o Enigma do Príncipe durante o tempo necessário para que Dumbledore e Harry o encontrassem. Quando aceitou voltar a lecionar em Hogwarts ele foi por conta de sua vontade de ter alguém tão famoso quanto Harry em sua “coleção”, mas também por saber que Hogwarts seria o local mais seguro para ele após o retorno de Voldemort.

Criatividade

Os escolhidos para a casa de Salazar são bastante criativos. Embora não se note isso de forma muito explícita no decorrer dos sete livros já que o círculo de Harry não era composto por sonserinos, podemos notar em Severo Snape grande parte dessa criatividade.

Severno Snape quando jovem.

O jovem Severo Snape abusava de sua criatividade nas aulas de Poções.

O professor de Poções conseguiu enxergar além das receitas dos livros quando ainda era aluno em Hogwarts e pensou em formas diferentes de preparo que deixavam as misturas beirando a perfeição. Suas anotações foram, mais tarde, aproveitadas por Harry durante as aulas de Slughorn e isso ajudou o protagonista em muito na missão de se aproximar do professor e extrair dele a memória sobre as horcruxes.

Astúcia

Assim como a serpente é símbolo de astúcia, também é o símbolo da Sonserina. A astúcia faz com que a pessoa seja capaz de agir de modo a trazer vantagens para si mesma, evitando também que ela venha a ser enganada por outras pessoas.

Riddle é outro excelente exemplo de personagem que agiu com bastante astúcia no decorrer da série. Ele sabia se aproveitar das situações e usava de seu carisma para fazer com que todos confiassem nele, sendo um dos alunos mais queridos de Hogwarts. Porém, Alvo Dumbledore nunca se deixou enganar por sua índole e foi um empecilho em diversos de seus planos.

Falta de apego às regras

Quando Harry questiona a Dumbledore sobre a dúvida do Chapéu Seletor em lhe colocar na Sonserina ou na Grifinória, o diretor cita que há no protagonista algumas características comuns aos sonserinos e, entre elas, uma “falta de apreço pelas regras”. Isso, no entanto, não significa que sonserinos são rebeldes sem causa.

O professor Severo Snape.

A criatividade de Snape e sua ambição o fizeram desafiar regras pré-estabelecidas quando jovem.

Um sonserino possui senso crítico o suficiente para analisar se as regras serão benéficas para seus propósitos ou não. Se julgar que precisará quebrar uma ou outra norma para atingir suas metas pessoais, não hesitará em o fazer. Um bom exemplo disso seria o já citado de Snape com as poções quando aluno. Uma pessoa apegada às regras teria simplesmente seguido as receitas dos livros e se impedido de ir além, mas Snape buscava a perfeição e, nesse caso, aquelas regras pré-estabelecidas só iriam atrapalhar o seu progresso.

Mas e você? Se identifica com alguma das qualidades listadas? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: