Quem é Carmine Falcone, mafioso de Gotham que terá papel importante no novo filme do Batman?

Capa da Publicação

Quem é Carmine Falcone, mafioso de Gotham que terá papel importante no novo filme do Batman?

Por Gus Fiaux

Não é surpresa para ninguém que o Batman possui uma das maiores galerias de vilões dos quadrinhos. Conhecido por ser o grande protetor de Gotham City, ele enfrenta criminosos fantasiados e inimigos insanos, sempre dando o melhor de si para deter essas ameaças. Porém, o Batman também possui muitos antagonistas humanos e “normais”, como é o caso de Carmine Falcone, mafioso que em breve será retratado em The Batman, o novo filme solo do Cavaleiro das Trevas.

Quem é Carmine Falcone nos quadrinhos?

Tido como um dos maiores lordes criminosos de Gotham City, o personagem foi criado por Frank Miller David Mazzucchelli no influente arco Batman: Ano Um. Sua primeira aparição se deu em Batman #405, lançada em 1987. Apelidado de “O Romano“, Falcone era membro de uma família italiana que se estabeleceu em Gotham e criou para si um império de drogas e armas, enquanto financiava a alta criminalidade da cidade.

Ele então apareceu novamente em O Longo Dia das Bruxas, de Jeph Loeb Tim Sale, HQ que se ambienta na mesma cronologia de Ano Um. Aqui, vemos como Falcone acaba sendo alvo de uma grande caçada do Departamento de Polícia de Gotham City. Ao final, ele é morto pelo Duas-Caras, mas na continuação do arco, Batman: Vitória Sombria, fica subentendido que Falcone pode ser o pai biológico da Mulher-Gato.

Após esses anos iniciais, o personagem foi revivido nos Novos 52, como um mafioso expulso de Gotham devido às ações do Comissário Gordon. Quando o policial é incriminado por um assassinato, Falcone volta para a cidade e começa a movimentar o submundo, ganhando cada vez mais força. Ele também aparece com frequência em alguns flashbacks do próprio Bruce Wayne.

John Turturro interpretará Carmine Falcone em The Batman.

Quem é Carmine Falcone nos cinemas e na televisão?

Embora não tenha nenhum superpoder, é fácil compreender como Falcone se tornou uma grande ameaça para Bruce Wayne e para Gotham, graças à movimentação do mundo criminoso da cidade. Embora tenha aparecido em poucas HQs, ele se tornou uma figura querida pelos fãs, e acabou ganhando algumas adaptações na TV e no cinema, além de games. Ele está, por exemplo, nas adaptações animadas de Ano Um O Longo Dia das Bruxas.

No cinema, ele já esteve em Batman Begins, onde foi interpretado por Tom Wilkinson. No filme, ele comanda a máfia de Gotham e acaba se tornando um rival do Espantalho, até que o vilão consegue prendê-lo no Asilo Arkham – vítima de seu gás do medo. Ele também é uma figura bem importante na série Gotham, onde é interpretado por John Doman. Na série, ele possui uma grande conexão com o Pinguim e suas origens como vilão.

Agora, o personagem também estará em The Batman, o novo filme solo do herói dirigido por Matt Reeves, que se propõe a reformular o personagem nos cinemas. No longa, Falcone será interpretado por John Turturro e terá um grande papel em Gotham City, provavelmente em uma função similar aos quadrinhos. Vale lembrar que o próprio filme mantém elementos de Ano Um O Longo Dia das Bruxas, então faz sentido que Falcone tenha um certo destaque.

Há também um rumor de que a Mulher-Gato do filme (interpretada por Zoë Kravitz) também seja filha de Falcone nessa versão, o que certamente confirmaria as teorias dos quadrinhos e ofereceria uma interessante perspectiva na vida da criminosa. Por outro lado, também é o tipo de coisa que dá muito pano para manga nas continuações, ainda mais se o filme explorar como Selina Kyle assume o legado criminoso de Falcone…

The Batman estreia no dia 3 de março.

Abaixo, confira também: