Batman: Quais histórias do herói a trilogia de Christopher Nolan adaptou?

Capa da Publicação

Batman: Quais histórias do herói a trilogia de Christopher Nolan adaptou?

Por Gus Fiaux

O herói mais popular de toda a história da DC Comics, o Batman já foi protagonista de dezenas de adaptações, seja para os cinemas, para a TV, jogos ou até mesmo animações. Sempre visto como o Cruzado Encapuzado de Gotham City, muitas de suas histórias mais clássicas serviram de inspiração para obras prestigiadas – como é o caso da Trilogia do Cavaleiro das Trevas dirigida por Christopher Nolan.

Composta por Batman BeginsBatman: O Cavaleiro das Trevas Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, essa saga ajudou a redefinir a DC Comics no cinema e abrir as portas para a abordagem mais sombrias que os heróis da editora ganhariam no começo do Universo Estendido da DC. E aqui, reunimos todos os arcos, sagas e HQs que inspiraram a trilogia de Nolan!

Imagem de capa do item

Ano Um

Inspirou: Batman Begins

Cada um dos três filmes opta por seguir um quadrinho principal, puxando as inspirações de outros arcos e sagas para compor sua história. Isso fica nítido desde Batman Begins, de 2005, que é bem inspirado pelo arco Ano Um, de Frank Miller e David Mazzucchelli -- que, como seu próprio título sugere, conta o primeiro ano de atividade do Cruzado Encapuzado.

O quadrinho mescla elementos da infância, adolescência e da vida adulta de Bruce Wayne, e mostra como ele se transformou em um vigilante. Além disso, há um foco essencial no Detetive Gordon, antes de virar comissário da polícia de Gotham City, algo que Begins faz bastante uso para tratar da parceria que seria estabelecida entre Gordon e o Batman.

Imagem de capa do item

O Homem que Cai

Inspirou: Batman Begins

Outra história que parece ter servido de base, ao menos para uma parte bem interessante do filme, é O Homem que Cai, uma pequena HQ publicada como parte de Origens Secretas, um título da DC Comics que abordava as origens de vários de seus heróis. Essa HQ em especial foi escrita por Dennis O'Neil e conta com artes de Dick Giordano.

Recontando parte da história do Cavaleiro das Trevas, aqui vemos um dia no qual Bruce Wayne, ainda criança, caiu em um poço e foi atacado por uma revoada de morcegos. Mesmo após ser resgatado por seu pai, *Thomas Wayne, o menino acaba desenvolvendo uma fobia irracional, da mesma forma que é retratado no filme de origem do herói.

Imagem de capa do item

A Piada Mortal

Inspirou: Batman: O Cavaleiro das Trevas

O segundo filme da série é, até hoje, considerado o melhor longa já feito do Batman nos cinemas. Em O Cavaleiro das Trevas, vemos o herói em uma corrida contra o tempo para impedir o maníaco Coringa, um vilão insano que só quer ver o mundo em chamas e, para isso, fará de tudo para corromper o coração dos melhores.

E é exatamente isso que ele faz com Harvey Dent, o colocando em um caminho perigoso enquanto desfigura seu rosto e mata sua namorada. É o arco mais brutal da franquia e foi baseado em A Piada Mortal, graphic novel clássica de Alan Moore e Brian Bolland. A diferença é que, nos quadrinhos, o alvo do Príncipe Palhaço do Crime é o Comissário Gordon.

Imagem de capa do item

O Longo Dia das Bruxas

Inspirou: Batman: O Cavaleiro das Trevas

O Longo Dia das Bruxas é frequentemente citado como um dos maiores arcos do Batman em termos de qualidade. Ele está sempre no topo das listas de vários fãs como a obra máxima do herói, e o segundo filme dirigido por Christopher Nolan empresta vários elementos daqui, principalmente no que diz respeito ao arco do Duas-Caras.

Na HQ, acompanhamos Batman, Harvey Dent e Comissário Gordon atuando para solucionar um caso -- e isso acaba resultando na completa e total destruição moral e mental de Dent, que assume a persona do Duas-Caras. Embora a trama siga rumos diferentes, o filme adapta isso e coloca o Coringa como o catalisador de toda a loucura do personagem.

Imagem de capa do item

O Cavaleiro das Trevas

Inspirou: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

O terceiro filme é tido por muitos como o "patinho feio" da trilogia, não por ser ruim, mas por ter uma qualidade inferior aos seus antecessores. E mesmo assim, é um longa que consegue abordar vários elementos da mitologia do Batman, a começar pelas inspirações na obra de Frank Miller que é O Cavaleiro das Trevas.

Quando o filme começa, Bruce Wayne está aposentado de sua vida como herói há alguns anos, além de ter adotado uma postura cínica e pessimista, mas logo precisa voltar à ação e usar o manto do Batman novamente. É uma premissa interessante, que saiu diretamente das páginas de O Cavaleiro das Trevas, embora o filme não aborde outros detalhes da narrativa.

Imagem de capa do item

A Queda do Morcego

Inspirou: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

O que poderia ser mais perigoso e assustador para o Batman depois da aparição do Coringa? O terceiro filme nos apresenta Bane, um vilão muito forte que é capaz de esmigalhar não só o psicológico do Detetive de Gotham City, mas também sua coluna vertebral, fazendo com que ele passe por uma longa e tortuosa recuperação para voltar à ação.

Essa é uma narrativa tirada das páginas de A Queda do Morcego, arco no qual Bane surge para acabar com a vida do Cavaleiro das Trevas, em um plano estrutural que envolve a libertação de vários vilões do Asilo Arkham e jogos psicológicos com o herói. Por fim, também temos a cena do vilão quebrando a coluna do herói, que foi fielmente recriada na adaptação.

Imagem de capa do item

Terra de Ninguém

Inspirou: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Terra de Ninguém é um arco bem interessante e que inspirou boa parte da segunda metade de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, quando o vilão Bane já tomou conta de Gotham City e conseguiu destruir o Batman. Na HQ, um terremoto destrói a cidade e coloca a população em estado de calamidade pública, enquanto as autoridades isolam o território.

Isso gera um grande ataque de vilões que se aproveitam da fragilidade do povo para cometerem seus piores crimes, enquanto o Batman e sua Bat-Família precisam lidar com as consequências. No filme, algo parecido começa quando Bane instaura o caos na cidade, explodindo pontes e forçando Bruce e a polícia de Gotham a lutarem, ao mesmo tempo em que arma armadilhas.