Pinguim: 10 coisas que você precisa saber sobre o vilão do Batman

Capa da Publicação

Pinguim: 10 coisas que você precisa saber sobre o vilão do Batman

Por Gus Fiaux

Dentro da vasta galeria de vilões do Batman, temos personagens muito complexos e excêntricos – alguns inclusive andam na linha tênue entre a vilania e o cartunesco. Um belo exemplo disso é o Pinguim, um vilão bem peculiar que se tornou uma das figuras centrais do crime em Gotham City.

Com uma história de origem trágica e um império criminoso nas costas, o Pinguim pode parecer um inimigo fraco à primeira vista, mas é um rival à altura de Bruce Wayne. Nesta lista, listamos 10 coisas que você precisa saber sobre o Pinguim!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Um dos inimigos mais clássicos do Cavaleiro das Trevas, o Pinguim foi criado em dezembro de 1941, nas páginas de Detective Comics #58, cerca de trinta edições após a primeira aparição do Batman nos quadrinhos.

O personagem foi criado por Bob Kane e Bill Finger, os mesmos criadores do Homem-Morcego, e logo se tornou um inimigo bem frequente das histórias do Batman, representando a corrupção e a criminalidade que consumia Gotham City por dentro. Com o passar dos anos, ele acabou se tornando um dos inimigos mais populares do Cruzado Encapuzado.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

O Pinguim não possui nenhum poder especial, como a maior parte dos vilões do Batman. Apesar disso, ele tem uma série de habilidades únicas que o tornam um criminoso muito bem-sucedido. Para início de conversa, ele sabe gerenciar e cuidar como ninguém de seu império ilegal.

Além disso, ele é treinado em combate manual, no uso de armas e até mesmo em esgrima. Porém, o mais curioso de toda sua carreira vilanesca é a habilidade de controlar e comandar pássaros, uma vez que passou boa parte da vida estudando ornitologia - o que inclusive tem ligação com seu alter-ego.

Imagem de capa do item

Equipamentos especiais

Mesmo não tendo nenhum tipo de super-poder, o Pinguim é bem equipado com vários dispositivos e apetrechos especiais, que sempre utiliza para enfrentar o Batman e outros heróis. O mais famoso deles é seu guarda-chuva, que pode conter uma metralhadora escondida.

Ele também é capaz de usar o guarda-chuva como uma espada, atacando pontos fracos de seus inimigos. Por fim, é importante mencionar que a tela da cobertura do guarda-chuva é feita de um material extremamente resistente, de forma que pode servir como um colete à prova de balas ou um escudo.

Imagem de capa do item

Infância e origem

Criado por uma mãe super-protetora e vivendo sempre à sombra dela, Oswald Chesterfield Cobblepot sofreu muito quando criança, sendo vítima de bullying por seu peso e por suas feições exageradas, como o nariz que lembrava o bico de um pássaro.

A mãe de Oswald cuidava de uma loja de pássaros, e Oswald sempre foi obcecado por aves e animais alados. Esse interesse logo fez com que ele estudasse ornitologia. Isso, aliado aos seus traços físicos fez com que, anos depois, ele adotasse o nome de "Pinguim" como sua persona criminosa.

Imagem de capa do item

O nascimento de um criminoso

Quando surgiu na Era de Ouro dos quadrinhos, Oswald nada mais era que um ladrão genial que realizava assaltos a bancos e outros crimes menores. Com o passar dos anos, sua figura foi sendo reformulada nos quadrinhos, se forma que se tornasse um magnata em Gotham City.

Em certas versões, é dito que ele teve que vender a loja de aves de sua mãe após a morte dela, para poder quitar dívidas. Sem perspectiva de crescimento e de futuro, ele se voltou para o crime. Seu visual é inspirado em mafiosos e gângsteres, já que ele compensava sua aparência com roupas elegantes.

Imagem de capa do item

O pinguim e o morcego

O reboot dos Novos 52 é a alteração mais recente que o vilão sofreu nos quadrinhos. O personagem começa a ter um papel bem importante no crossover Morte da Família, onde chega a se aliar com o Batman brevemente.

Na trama, Oswald foi traído por Ignatius Ogilvy, seu braço direito, que acaba assumindo seu lugar e se proclamando o Imperador Pinguim. Durante o caos causado pelo Coringa em Gotham, Ignatius libera um vírus do Morcego-Humano, o que leva o Pinguim a se juntar ao Batman para deter seu "sucessor".

Imagem de capa do item

Ele "criou" a Canário Negro

Uma curiosidade interessante a respeito do Pinguim no reboot dos Novos 52 diz respeito à Canário Negro. Em Birds of Prey Vol. 4 #0, Dinah Lance tenta se juntar a uma organização chamada Basilisk, que é controlada pelo Pinguim. Contudo, o vilão não quis contratá-la.

Resiliente como sempre, Dinah se infiltra na organização e acaba invadindo o banheiro do Pinguim, onde usa seu grito sônico e atrai a atenção dos guardas do vilão. Cercada, ela consegue derrotar todos os inimigos. Impressionado, o Pinguim dá a ela o nome de Canário Negro, devido à sua obsessão por pássaros.

Imagem de capa do item

Prefeito de Gotham City

Durante a saga Vilania Eterna, Oswald teve um momento de grande destaque nas HQs. Quando o Sindicato do Crime invadiu a Terra, derrotando a Liga da Justiça, o Pinguim foi um dos vilões que permaneceu ao lado do grupo - e por isso, foi coroado como o prefeito de Gotham City.

Curiosamente, foi justamente nessa época que ele bateu de frente com o Imperador Pinguim, que estava agindo em Gotham City como se tivesse substituído de vez seu mentor. Ogilvy é capturado por ninguém menos que o poderoso Bane, a mando do Pinguim.

Imagem de capa do item

Adaptações

Sendo um dos vilões mais presentes na história do Batman, o Pinguim já apareceu em dezenas de filmes, jogos, séries animadas e outras mídias que adaptaram o Cavaleiro das Trevas. Ele esteve presente na maioria das animações do Batman, com destaque para a Série Animada de 1992 e a recente série da Arlequina.

No entanto, suas duas maiores adaptações se deram no filme Batman: O Retorno, onde foi interpretado por Danny DeVito, bem como na série Gotham, onde é um dos personagens principais e é vivido por Robin Lord Taylor.

Imagem de capa do item

The Batman

A próxima vez que veremos o Pinguim nos cinemas será em The Batman, o próximo filme do Homem-Morcego. No longa, o vilão será interpretado por Colin Farrell (A Hora do Espanto, Animais Fantásticos e Onde Habitam, Demolidor), que está escondido sobre muitas camadas de maquiagem.

De acordo com o diretor Matt Reeves, o filme deve mostrar como Oswald Cobblepot se transformou no vilão que nós conhecemos dos quadrinhos, e sua relação direta com o herói de Gotham City. Ainda não sabemos como sua história vai se encaixar com o Charada.