A Casa do Dragão: Por que os Targaryen perderam o trono antes de Game of Thrones?

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Por que os Targaryen perderam o trono antes de Game of Thrones?

Por Melissa de Viveiros

A Casa do Dragão estreou na HBO, trazendo uma nova história em Westeros que se passa antes de Game of Thrones. Diferente da série original, aqui os Targaryen estão no auge de seu poder. Mas o que aconteceu para que eles perdessem o Trono de Ferro e fossem praticamente extintos na época de Daenerys?

Apesar de distantes, os eventos das duas séries estão relacionados. House of the Dragon se passa cerca de 200 anos antes de Game of Thrones, e começa com a família de origem valiriana com todo seu poder e inúmeros dragões. Não há disputa pelo trono com outras casas, e como a narração inicial de Rhaenyra afirma, “a única coisa que poderia acabar com a Casa do Dragão é ela mesma”.

Rhaenyra no primeiro episódio de A Casa do Dragão. (Reprodução: HBO)

A nova série da HBO promete adaptar o período conhecido como A Dança dos Dragões, de acordo com o contado no livro Fogo & Sangue, de George R. R. Martin. Nessa época, inúmeros integrantes da família acabaram morrendo em meio ao conflito sangrento pelo trono que ocorreu entre os próprios Targaryen. Além disso, boa parte dos dragões não sobreviveu ao confronto, ou não aceitou outros cavaleiros. 

Com isso, o poder da Casa Targaryen começou a decair. Inúmeros integrantes da família tentaram retornar os dragões à sua glória anterior, mas isso por vezes resultou em mais perdas, como é possível que tenha sido o caso com a Tragédia de Solarestival.

Um grande incêndio teria acontecido no castelo, em uma suposta tentativa de tentar chocar antigos ovos com fogovivo – o mesmo utilizado em Game of Thrones por Cersei Lannister, quando o Grande Septo é destruído. A tentativa dos Targaryen não só falhou como levou a diversas mortes, incluindo a do rei Aegon V, seu herdeiro, o príncipe Duncan, e o Senhor Comandante da Guarda Real, sor Duncan, o Alto.

A destruição do Septo de Baelor em Game of Thrones. (Reprodução: HBO)

Mesmo antes disso, o reinado de figuras como Aegon IV, o Indigno, tornaram a Casa ainda mais desprestigiada e geraram outros conflitos. Ao legitimar seu filho bastardo, Daemon Blackfyre, ele levou aos confrontos conhecidos como as rebeliões Blackfyre, que também prejudicaram os Targaryen.

Eventualmente, Aerys II se tornou rei. Ainda que tenha ficado conhecido como O Rei Louco, o início de seu reinado foi promissor, e seu estado mental deteriorou após inúmeras tragédias, entre filhos que não chegaram à idade adulta e ser preso por cerca de meio ano durante uma pequena rebelião chamada de Desafio de Valdocaso.

Cada vez mais paranóico e cruel, Aerys levou outras grandes casas a se rebelarem contra ele, na guerra que ficou conhecida como Rebelião de Robert. Os Stark e os Baratheon se uniram contra o monarca após ele cruelmente tirar a vida do Lorde Rickard Stark e seu filho mais velho e herdeiro, Brandon Stark – pai e irmão de Ned Stark, respectivamente.

Além disso, Lyanna, a irmã mais nova de Ned, teria sido raptada por Rhaegar Targaryen, filho mais velho do rei. Sendo noiva de Robert Baratheon, ele também se enfureceu com a situação, e se tornou um dos principais líderes no confronto. 

Outras casas, como os Tully e os Arryn, também se uniram às forças que faziam oposição aos Targaryen. Os Lannister, por sua vez, só se uniram aos rebeldes no fim do conflito, participando do Saque de Porto Real. Ainda assim, foi pelas ações de Jaime Lannister que o Rei Louco perdeu a vida, enquanto Robert Baratheon derrotou Rhaegar no conflito conhecido como A Batalha do Tridente.

A Batalha do Tridente em ilustração do livro O Mundo de Gelo e Fogo, por Justin Sweet.

Com isso, o último rei Targaryen e seu herdeiro foram mortos. A rainha Rhaella faleceu pouco depois, dando a luz a Daenerys Targaryen em Pedra do Dragão. 

Os últimos Targaryen restantes foram a princesa e seu irmão, Viserys, exilados uma vez que Robert subiu ao trono após a derrota de seus adversários, e tendo o apoio de várias outras casas poderosas dos Sete Reinos. Desse modo, a família perdeu seu trono, sendo substituída por um Baratheon.

Veja também: