A Casa do Dragão: Por que Trono de Ferro tem muito mais espadas que o de Game of Thrones?

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Por que Trono de Ferro tem muito mais espadas que o de Game of Thrones?

Por Melissa de Viveiros

Trono de Ferro apareceu diversas vezes em Game of Thrones ao longo dos anos, sendo um de seus elementos mais icônicos. Agora, em House of the Dragon, ele recebeu uma repaginada — mas qual o motivo para ele ter se tornado maior e ter tantas espadas na nova série?

O escritor George R. R. Martin e o criador da série, Ryan Condal, falaram sobre o assunto em entrevista à Vanity Fair. A mudança havia chamado a atenção do público desde o início, principalmente por tornar o trono mais semelhante à descrição dos livros. O autor dos livros adaptados pelas séries da HBO disse:

“É, isso é completamente novo. Eu disse há muito tempo que o Trono de Ferro de Game of Thrones, enquanto se tornou icônico e reinou de sua própria forma, não é nada como o Trono de Ferro que eu descrevi nos meus livros. Há uma dúzia de representações diferentes do Trono de Ferro que descrevi nos livros, a melhor delas feita por Marc Simonetti, um artista com quem trabalhei de perto. Ele fez uma imagem magnífica. Sei que Ryan e sua equipe queriam fazer algo parecido, mas eles não podem fazer o trono de Simonetti porque tem mais de 4 metros de altura, e você precisaria de um guindaste para filmar o rei. Talvez você [Condal] devesse falar disso, ao invés de mim. Eles criaram isso para deixar mais próximo desse trono, mas ainda não é completamente igual.”

Ilustração do Trono de Ferro feita para o livro O Mundo de Gelo e Fogo. (Reprodução: Marc Simonetti)

Como o autor explica, a série queria se aproximar mais da descrição dos livros, mas seria difícil recriar o Trono de Ferro de modo muito fiel. Assim, eles optaram por um meio termo, o tornando mais próximo disso, mas ainda com base no trono já conhecido pelo público. Condal também falou sobre a questão do contexto das duas séries, explicando:

“[…] Acho que a Game of Thrones original parece… parte disso é só porque esses pobres caras tinham um quinto dos recursos que temos agora. Mas graças ao sucesso que eles ganharam ao longo da estrada, nós só recebemos isso assim que passamos pela porta. Usamos isso para fazer parecer que a [série] anterior era realmente um império decadente, a grande dinastia havia caído, os Targaryen se foram. Eles foram substituídos por Robert Baratheon, que não é conhecido por ser um líder progressista que coloca dinheiro em melhorias para o reino,” O criador da nova série comentou.

Prosseguindo, ele completou:

“[…] Uma das maneiras como queríamos comunicar isso era em relação ao Trono de Ferro. Acho que [David Benioff e D. B. Weiss, showrunners de GoT] criaram algo muito icônico. Só a silhueta dessa forma, agora todo mundo conhece. É tão icônico quanto um sabre de luz em Star Wars. Queríamos honrar isso, mas também contar a história de uma época mais decadente, e também comunicar que 200 anos se passaram. Se você olhar atentamente, vai ver que o trono original está ali. Só tem mais adicionado a ele e ele se tornou maior, o que sugere que a história muda as coisas em algum momento no tempo entre [as duas séries].”

Na série, trono é mais disforme e ameaçador, mas não tão alto que impeça personagens de interagirem em cena. (Reprodução: HBO)

 

Condal também falou sobre o problema mencionado por Martin que impedia que a ilustração fosse recriada na série:

“De volta ao ponto de George sobre a diferença entre a arte da ilustração do livro e a realidade da produção… nós queríamos fazer essa coisa grandiosa pela qual a pintura de Simonetti é muito famosa. O problema era, da perspectiva da produção, se você coloca um ator tão no alto e todo o resto está muito abaixo, é muito difícil estar com o rei. Você sempre vai estar filmando o nariz dele ou sobre os ombros, olhando para as pessoas abaixo. Você teria que gritar. Você não conseguiria ótimas interações. Queríamos servir grandeza, decadência, mas de um jeito que fosse amigável com a produção e não fizesse nossos cinematógrafos arrancarem os cabelos.”

Nos livros, o trono é descrito como algo imenso o suficiente para bloquear a luz que entra no aposento, além de ser feio e disforme. Isso porque ele foi feito das milhares de espadas derretidas dos inimigos conquistados pelos Targaryen. Em Game of Thrones, porém, apesar das espadas, ele não tinha esse aspecto, sendo bem mais simples e simétrico.

Para recriá-lo em A Casa do Dragão, foi preciso até utilizar adereços emprestados dos sets de The Witcher, da Netflix, e do filme de Warcraft, já que foram necessárias muitas espadas.

O primeiro episódio de House of the Dragon está disponível no HBO Max, e novos episódios são lançados aos domingos, às 22 horas.

Fique com: