Jon Kent: Tudo sobre o filho do Superman nas HQs

Capa da Publicação

Jon Kent: Tudo sobre o filho do Superman nas HQs

Por Gus Fiaux

Na última semana, a DC Comics oficializou que Jon Kent, o novo Superman da editora, é um herói bissexual. Além das discussões de sempre nas redes sociais, muitos fãs ficaram curiosos para saber que “novo Homem de Aço” é esse, tendo em vista que o personagem é uma criação não muito antiga – que já apareceu antes como criança mas agora veio para assumir de vez o manto de seu pai.

Desde o Renascimento, o personagem tem ganhado muito destaque nos quadrinhos – o que culminou com a chegada do Future State no começo deste ano. E se você ainda não sabe exatamente quem é Jon Kent, de onde ele veio e quais são seus poderes, não se preocupe! Aqui, vamos comentar um pouco sobre o novo Superman!

Quem é Jon Kent?

Jon Kent é o primeiro filho de Kal-El, o Superman, com Lois Lane. Ele nasceu durante os eventos cataclísmicos de Convergência, depois que seus pais foram retirados de sua Terra natal e jogados em outro universo. Depois que tudo foi resolvido, essas versões de Kal e Lois (que vieram da Nova Terra, a realidade da DC antes dos Novos 52) acabaram ficando na Terra Prime (justamente a realidade dos Novos 52).

O personagem foi criado por Dan Jurgens e apareceu pela primeira vez em Convergence: Superman #2, HQ que foi lançada em julho de 2015. O nome completo do personagem é Jonathan Samuel Kent, em homenagem aos pais de Clark e Lois na Terra (Jonathan Kent e Samuel Lane). De acordo com Jurgens, a ideia por trás de Jon Kent era criar um personagem que é parecido com Clark, mas tem a personalidade de Lois.

Vale ressaltar que, no arco Superman Reborn, as duas versões de Lois e Clark – tanto os da Nova Terra quanto os de Novos 52 – acabaram “se fundindo”. Dessa forma, as versões atuais de ambos os personagens combinam elementos desses dois universos distintos – e isso afetou um pouco a origem de Jon. Originalmente, ele nascia na Batcaverna, mas depois dessa revisão, seu nascimento se passou na Terra-0 durante uma invasão alienígena.

As origens do novo Superman

Após ser apresentado, Jon Kent ganhou um bom destaque nas HQs do Superman durante o Renascimento da DC Comics. Inicialmente, ele foi apresentado como uma criança – e se você quer ver ele desenvolvendo seus próprios poderes, basta ler o quadrinho Superman: Lois & Clark, minissérie de oito edições que foi publicada entre 2015 e 2016.

Depois disso, ele continuou fazendo aparições em Action Comics Superman, as revistas solo do Homem de Aço, mas seu maior desenvolvimento veio em Super Sons (trazida ao Brasil como Superfilhos pela Panini Comics). Na HQ, ele participa de várias aventuras ao lado de Damian Wayne – o filho do Batman e o mais novo a usar o manto do Robin.

Nessas HQs, Jon adotava o manto de Superboy, enfrentando várias ameaças e até mesmo encontrando outros heróis – como a Legião dos Super-Heróis. Foi aqui que vimos um maior desenvolvimento do herói em seus anos de formação, e como ele poderia ser uma figura ainda mais importante para o Universo DC.

O personagem passou um bom tempo com apenas dez anos de idade, mas isso mudou durante o arco The Unity Saga: The House of El, na qual ele ficou fora da Terra e envelheceu até os dezessete anos, ganhando um novo traje kryptoniano. Ao retornar, ele percebeu que só haviam se passado segundos na Terra, e esse foi um grande choque. Depois, o herói conseguiu estrelar sua própria revista solo, tornando-se o novo Superman (enquanto seu pai atua no espaço, enfrentando ameaças siderais).

Quais são os poderes e as habilidades de Jon Kent?

Jon Kent é um híbrido entre kryptoniano e humano – e sua fisiologia é totalmente adaptada para abarcar os traços genéticos de ambas as espécies. Quando seus poderes começam a se desenvolver, o primeiro dom que ele descobre é sua super audição. Eventualmente, ele desenvolveu a superforça e a invulnerabilidade ao passar por uma grave situação de perigo.

Desde então, Jon acabou descobrindo vários dos poderes de seu pai – como a capacidade de disparar rajadas de calor pelos olhosvoo regeneração. Porém, seus poderes são adaptativos e ainda não se desenvolveram por completo – a ideia é que ele ainda precisa passar pela puberdade por completo e entrar na fase adulta para que seus dons sejam maturados.

Bruce Wayne já chegou a dizer que acredita que Jon possa ficar mais poderoso que Clark um dia, uma vez que sua biologia é melhor adaptada para o ecossistema da Terra. Por enquanto, os dons do herói podem ser abalados toda vez que seu emocional é abalado, e ele ainda precisa de treinamento para controlá-los com maestria.

Jon Kent é bissexual nas HQs

Recentemente, a DC Comics anunciou a publicação de Superman: Son of Kal-El #5, prevista para novembro deste ano. Na HQ, veremos Jon entrando em um relacionamento com Jay Nakamura, um ativista e hacker que idolatra o trabalho de Lois Lane.

Para o escritor Tom Taylor, era importante desenvolver mais da vida pessoal de Jon Kent e, principalmente, dar a ele um personagem com quem pudesse interagir e que fosse da sua idade. Como ele passou muito tempo deslocado (por isso que envelheceu sete anos enquanto, para o povo da Terra, se passaram apenas segundos), ele não tem nenhum conhecido de sua idade na Terra.

Apesar disso, veremos mais da relação dele com Damian Wayne, que continua sendo seu amigo apesar da discrepância de idade. Desde que Jon foi introduzido como adolescente, vários fãs especulam que o personagem seria retratado como parte da comunidade LGBTQIA+.

Há pouco tempo, a DC Comics também havia confirmado a bissexualidade de Tim Drake, o terceiro Robin da Batfamília – e um dos personagens mais queridos dos fãs. Aos poucos, a editora vem introduzindo mais representatividade para a comunidade queer, e é muito importante ver heróis desse calibre e com tanto destaque dentro da editora servindo como ponte para leitores que não se viam nessas histórias.

As HQs de Jon Kent como Superman estão sendo publicadas nos Estados Unidos atualmente, sem previsão de publicação no Brasil.

Abaixo, entenda o Future State da DC Comics: