Superman: Por que ninguém consegue reconhecer o herói quando ele é Clark Kent?

Capa da Publicação

Superman: Por que ninguém consegue reconhecer o herói quando ele é Clark Kent?

Por Junno Sena

Clark Kent é o herói que possui a identidade secreta mais questionável no mundo dos quadrinhos. Com um óculos e penteado diferenciado, Clark consegue confundir seus colegas de trabalho e fazer com que ninguém desconfie que, na verdade, é o Superman. Entre explicações fictícias nos quadrinhos, existe uma condição médica que pode explicar como ninguém foi capaz de descobrir esse segredo. E ela é conhecida como prosopagnosia, ou cegueira facial.

Não é novidade que o disfarce de Clark como jornalista no Planeta Diário foi uma questão ao longo dos anos para o personagem. Em 1939, por exemplo, tentaram explicar a situação em Superman #330. Na edição descobrimos que o óculos do herói é de origem kriptoniana, capaz de hipnotizar qualquer um que ele conhece, fazendo com que a pessoa não seja capaz de notar que ele é o Homem de Aço.

Capa de Superman #300

Porém, muito mais do que um artifício de roteiro como um “óculos mágico”, a prosopagnosia pode dar uma melhor explicação para a  inabilidade dos colegas de Clark em não notarem a semelhança do jornalista com o herói.

O que é prosopagnosia?

Prosopagnosia pode ser resumida como uma dificuldade em reconhecer parcial ou totalmente o rosto de conhecidos. Em outras palavras, é aquela sensação constrangedora em saber que conhece alguém, mas não se recordar de seu nome. Na pandemia, isso aconteceu muito devido ao uso de máscaras, por exemplo. O motivo por trás disso é que a área cerebral envolvida no reconhecimento de faces é separada da responsável pelo arquivamento de nomes próprios.

Mas, para algumas pessoas, não se trata de uma situação corriqueira do dia-a-dia. De acordo com estudos feitos na Universidade Stanford pelo grupo Kalanit Gril-Spector, a área do cérebro especializada no reconhecimento de faces é o giro fusiforme e, diferente de outras partes do cérebro, está em constante desenvolvimento. O que significa que o giro pode não funcionar perfeitamente ao longo da vida.

Você conseguiria descobrir a identidade secreta do Superman?

No caso de um indivíduo com esse transtorno, a pessoa pode se lembrar do nome, idade, voz e diversas outras  informações pessoais, mas não correlacionar com o rosto. De acordo com o Dr. Drauzio Varella, cerca de 2% da população sofre desse transtorno em algum grau.

“Essas pessoas são incapazes de reconhecer parcial ou totalmente o rosto dos amigos, dos pais ou  dos próprios filhos, mas mantém preservada a capacidade de memorizar seus nomes e demais características individuais”, explica Varella.

Seria “forçado” admitir que todos os colegas de trabalho de Clark sofrem de prosopagnosia, mas o diagnóstico pode ser feito em diferentes momentos da vida. O neurocientista Oliver Sacks, autor de O homem que confundiu sua mulher com um chapéu, apenas descobriu sobre a sua condição aos 52 anos, após confundir seus irmãos. Já o ator Brad Pitt revelou que no segundo que alguém lhe dá as costas, a memória da fisionomia do indivíduo apenas é apagada de sua cabeça.

Brad Pitt comentou como é difícil para que acreditem em sua condição

Logo, para alguém com prosopagnosia conseguir identificar Clark Kent ou o Superman em uma multidão, teria que depender de postura, acessórios e vestimenta. No caso de Clark, o óculos e no de Superman, o uniforme.

O transtorno pode tanto ser adquirido por um trauma, como no filme Visões de um Crime protagonizado por Milla Jovovich, como também é possível nascer com essa condição. Você já conhecia esse transtorno?

Aproveite e continue lendo: