Como Batman conheceu Robin? A história do primeiro encontro da dupla

Capa da Publicação

Como Batman conheceu Robin? A história do primeiro encontro da dupla

Por Junno Sena

Detetive. Vigilante. Bilionário. Pai adotivo? Em um primeiro momento, parece aleatória a forma como Robin foi introduzido na vida do Batman. E, com o desenvolvimento de cada uma das versões do Garoto Prodígio, se percebe cada vez mais a falta de habilidade de Bruce Wayne em cuidar de uma criança como, por exemplo, Dick Grayson. Entre polêmicas e problemáticas, o motivo para essa relação ser tão intensa, mas também frustrante está no primeiro encontro da dupla.

Robin, um Watson para o seu Sherlock

Criado para se tornar uma ponte entre herói e leitor, Robin foi introduzido pela primeira vez em 1940, em Detective Comics #38. Inspirado por Robin Hood e pelo ajudante da vida real, o arte-finalista Jerry Robinson, o personagem não seria apenas um sidekick ocasional, mas alguém que dividiria os quadros com o protagonista, que teria fala e arcos importantes para o desenvolvimento do enredo. Como Watson é para Sherlock, ou como cada companion é para o Doutor, em Doctor Who.

Capa da edição de apresentação do Robin

“O que me incomodava era que Batman não tinha ninguém com quem conversar e eu estava cansado de sempre fazê-lo pensar. Eu percebi que Batman precisava de um Watson para conversar. Foi assim que Robin nasceu”, explica Bill Finger, que trabalhou ao lado do outro criador do herói, Bob Kane,  no livro The Steranko History of Comics,

Essa necessidade vai além de enxugar balões de pensamentos e torná-los diálogos entre os personagens. Mas, foi uma forma de tornar o Batman mais acessível ao vermos ele interagir com outras pessoas e, também, atrair um público jovem. Isso, por que, mesmo se tratando de um homem com roupa collant, o título “Detective Comics”, atrelado a um enredo focado na investigação não atraía tão facilmente o público. A adição de Robin tornou o quadrinho do herói bem mais dinâmico e fez com que as suas vendas dobrassem.

Dick Grayson, o primeiro Robin

Foi a partir dessa necessidade que nasceu Dick Grayson. Sendo a principal versão da história de origem de Robin representada nos filmes e séries, ele foi o que carregou o título por mais, entre 1940 e 1980. Além disso, ele é um dos poucos que conseguiu se desprender das amarras do Homem Morcego e pavimentar uma história apenas sua, primeiro como o líder dos Jovens Titãs, depois como o Asa Noturna. Sem contar que, em algumas ocasiões, já recebeu o manto do Batman.

Qual a origem de Dick Grayson?

Página de Nightwing #79 traz um pouco do passado de Dick Grayson

Mas, o seu começo é bem mais anônimo do que parece a princípio. Dick inicia sua participação na vida de Bruce com oito anos de idade. Ele é parte do grupo de acrobatas, os Flying Grayson. Formado por ele e seus pais, ele se vê órfão quando o gangster Boss Zucco mata sua família após extorquir dinheiro do circo onde trabalha.

O assassinato passa pelo radar de Batman e, ao chegar a cena do crime, eles se conhecem. Bruce decide colocar o garoto sob os seus cuidados, ensinando artes marciais e métodos de investigação. Juntos, eles desmascaram a máfia de Zucco e passam a se tornar o Dupla Dinâmica que conhecemos.

Adaptações da Dupla Dinâmica

Imagem da série de 1966

Essa parceria que foi responsável por conseguir levar o herói para outras mídias. Enquanto o Superman demorou para conseguir fazer o público engatar em uma produção solo, o Batman, em 1966 estreou a sua série com Adam West e Burt Ward como Batman e Robin. O sucesso da dupla dos anos 60 é tanto que estampam memes até hoje e tiveram um quadrinho baseado na estética e história da série.

Além dessa adaptação, Chris O’Donnel deu vida a Dick Grayson no clássico filme de 1997 aquele em que as armaduras possuem mamilos e a dublagem é, no mínimo, curiosa. Uma versão de Dick deu as caras em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, interpretado por Joseph Gordon-Levitt e outro na série Titãs. O personagem tem sido uma constante na vida de Bruce, seja como o garoto maravilha ou o rapaz rebelde ressentido com o pai adotivo.

Os outros Robins

Arte trazendo alguns dos Robins

Porém, mesmo com o afastamento de Dick, Batman nunca perdeu essa ponte com o leitor. Acima de Dick, o título de Robin permaneceu e ainda permanece na DC Comics. Tanto em universos alternativos, como no futuro de Frank Miller em O Cavaleiro das Trevas, ou no principal. Nesse, Robin já foi Jason Todd, Tim Drake, Stephanie Brown e Damian Wayne.

Para o resto dos heróis da Liga da Justiça, a inserção de sidekicks não foi tão bem sucedida. Seja a Garota-Maravilha, também conhecida como Donna Troy, Roy Harper ou Wally West, boa parte dessas iniciativas só ganharam destaque depois. O que torna o Robin um diferencial na DC é a forma como, mesmo se tratando de um personagem “menor”, conseguiu angariar tantos fãs quanto o próprio Batman.

Aproveite e continue lendo: