Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre Dick Grayson, o Robin/Asa Noturna!

Por Leo Gravena

Com a estreia de Titãs, que tal saber um pouco mais sobre as origens do líder da equipe?

Dick Grayson é um dos mais icônicos e adorados personagens da família Batman. Adotando o nome de Asa Noturna, o antigo Robin agora luta contra o crime sem estar sob a sombra de Bruce Wayne.

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o herói!

Imagem de capa do item

Criação

Dick Grayson foi criado por Bob Kane e Bill Finger junto do ilustrador Jerry Robinson. Ele apareceu pela primeira vez em Detective Comics #38, em abril de 1940.

Após ver seus pais mortos pela máfia, Bruce Wayne o adota e o transforma em seu ajudante, o Robin. Ele é escrito, quase sempre, como o primeiro e o mais pródigo filho do Batman.

Porém, após tornar-se líder dos Novos Titãs, e se afastar cada vez mais do Batman, Dick passou a utilizar a alcunha de “Asa Noturna”, identidade criada por Marv Wolfman e George Perez.

Imagem de capa do item

Origem

O nome Asa Noturna já havia sido utilizado anteriormente pelo Superman, quando ele agia como um vigilante em Kandor. Após a Crise das Infinitas Terras, o nome passa a ser de um antigo herói Kryptoniano, que inspira Dick a assumir o manto.

Dick e o Batman tinham ideologias diferentes quanto sua luta contra o crime e Bruce diz que, se ele não quisesse mais ser seu parceiro, não poderia mais ser o Robin. Dick pede a ajuda de Superman, que conta a ele a história desse herói Kryptoniano que havia sido renegado por sua família, assim como Dick, e era conhecido apenas por Asa Noturna.

Dick finalmente se afasta da sombra de Batman e se torna seu próprio herói.

Imagem de capa do item

Habilidades

Além de estar no auge do condicionamento físico humanamente possível, Dick Grayson é um grande acrobata, sendo uma das poucas pessoas que podem dar um pulo quadruplo.

Dick também é um grande detetive, chegando a conseguir resolver um Enigma do Charada antes do Batman quando ainda nem era o Robin. Além de ser tão furtivo que consegue até mesmo surpreender o Morcego.

O Asa Noturna é mestre em diversas artes marciais, entre elas Boxe, Capoeira, Hapkido, Judo, Ninjitsu, Savate, Taijiquan e Wing Chun. Porém, as que mais domina são o Aikido e a Eskrima.

Tendo recebido uma das melhores educações que o dinheiro pode pagar, Dick Grayson também é muito inteligente e fluente em francês, chinês, espanhol, russo, japonês, alemão, mandarim, cantonês e suaíli.

Imagem de capa do item

Equipes

Tirando a obvia conexão com a Família Batman, Dick Grayson já participou de outras equipes, entre elas a Liga da Justiça, os Renegados e principalmente, os Jovens Titãs.

Ele também faz parte do Departamento de Polícia de Bludhaven, cidade a qual protege.

Imagem de capa do item

Inimigos

Além de todos os inimigos em comum da família Batman e dos Jovens Titãs, um dos maiores inimigos do Asa Noturna é o Exterminador, também conhecido por Slade. Ele também o segundo Arrasa-Quarteirão como um de seus maiores inimigos.

Muitos fãs, contudo, dizem que o maior inimigo do Asa Noturna é a sombra do Batman, que influenciou cada uma de suas decisões em sua vida profissional e pessoal.

Imagem de capa do item

Relacionamentos

Dick teve dois grandes amores, Barbara Gordon (a antiga Batgirl, que adota o nome de Oráculo) e a Estelar.

Dick já admitiu em “52”, edição 30, e "Batman & Robin", edição 9, que tem uma queda por ruivas.

Imagem de capa do item

Grandes Momentos

São diversas as histórias em que Dick Grayson emocionou e fez com que cada leitor sentisse um aperto no coração, contudo, duas tramas se destacam.

A primeira é Asa Noturna #25. A edição de outubro de 1998, chamada de (“The Boys”*, mostra Tim Drake (o Robin na época) e Dick Grayson treinando de olhos vendados em Bludhaven enquanto discutem suas vidas. Ao final da história, Dick diz a Tim que ele irá fazer o exame para entrar na polícia da cidade.

A segunda é uma das mais dramáticas histórias dos Novos Titãs. “O Contrato de Judas” é considerada uma das mais chocantes histórias escritas para os quadrinhos da DC. Nela, a jovem Terra é seduzida pelo Exterminador para infiltrar os Novos Titãs e destruí-los por dentro.

Contudo, Terra é muito instável emocionalmente e quando chega a hora de executar o plano final, acaba se matando no processo. Toda a equipe foi afetada pela trama e o Asa Noturna foi um dos que mais teve destaque durante a história.

Imagem de capa do item

Curiosidades

Dick já havia conhecido seu sucessor, Tim Drake, antes de se tornar o Robin! Tim era fascinado por circo e admirava “Os Grayson Voadores”, inclusive tirando uma foto com eles.

Antes de morrerem, os pais de Dick lhe deixaram um fundo fiduciário para ele, que Bruce acabou transformando em uma pequena fortuna, com alguns investimentos.

Dick Grayson também ficou noivo em duas ocasiões, com a Estelar, porém o relacionamento acabou, e com Barbara Gordon, contudo as situações não favoreciam o casal; Dick deixou o anel de noivado com ela, dizendo que um dia a pediria novamente.

Imagem de capa do item

Novos 52

Após o “Flashpoint”, a DC criou os Novos 52 e nesta continuidade Dick Grayson ainda é o filho adotivo de Bruce Wayne e o primeiro Robin; ele se torna o Asa Noturna com uma nova roupa.

Contudo, o Sindicato do Crime revela a identidade de Dick Grayson como Asa Noturna. Ainda querendo ser um herói, Dick decide abandonar o manto de Asa Noturna e toma uma nova identidade, trabalhando disfarçado para o Batman na agencia de espionagem Espiral.

Imagem de capa do item

Outras Mídias

Dick Grayson apareceu em diversas animações da DC. No desenho animado dos Superamigos, Batman: A Série Animada dos anos 90, em O Batman, Justiça Jovem, Batman: os Bravos e Destemidos e em As Novas Aventuras do Batman. Sempre como Robin, Asa Noturna, ou ambos.

Ele também apareceu como Robin em Batman Eternamente e Batman & Robin, porém no segundo filme sua armadura é semelhante a do Asa Noturna.

John “Robin” Blake teve elementos do Asa Noturna integrados em sua personalidade em O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Além disso, agora, o herói será o protagonista de Titãs, nova série da DC que será exibida pela Netflix.

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."