Batman: Dick Grayson deixa claro o que pensa sobre o seu tempo como Robin

Capa da Publicação

Batman: Dick Grayson deixa claro o que pensa sobre o seu tempo como Robin

Por Junno Sena

Não é novidade a importância que Dick Grayson teve na Batfamília, Sendo o primeiro Robin (tanto a receber o manto, quanto a abandoná-lo), não é de hoje que vemos farpas sendo trocadas entre Dick e Bruce. Mas agora, o atual Asa Noturna deixou claro o que ele pensa sobre o seu tempo como ajudante do herói.

Em Robins, nova minissérie que reúne Dick Grayson, Jason Todd, Timothy Drake, Damian Wayne e Stephanie Brown em uma equipe, Asa Noturna foi obrigado a lidar com a dor que foi ser o sidekick do Batman.

Agora, na edição Robins #3, escrita por Tim Seeley e com arte de Baldemar Rivas, o herói se junta com os demais Robins em uma missão e é aí que Tim Drake sugere deixar os vilões que eles estão perseguindo morram asfixiados. Dick, por outro lado não concorda, mas Tim insiste na ideia dizendo que “não é assassinato, nós só não os salvaríamos”.

Então, Asa Noturna, como o primeiro Robin, tenta compartilhar sua experiência com a morte e dizer como isso não é certo. Mesmo que a missão termine bem sucedida, a discussão levou a uma cisão no grupo, fazendo com que cada um seguisse seu caminho.

Ao relatar a situação para Bruce, o Batman pareceu ignorar o motivo do confronto e pergunta: Notou mais alguma coisa, Asa Noturna?”. É então que Dick explode com seu antigo parceiro e diz:

“Nós queríamos saber se, depois de tudo isso, de tudo que aprendemos… Se ser parceiro do Batman valia a tentativa. Se ser o Robin era uma coisa boa. Naquele cemitério, descobrimos a resposta, Bruce. Não. Não valeu”.

Veja a cena abaixo:

Página de Robins #3

Dick então deixa o Batman com seus próprios pensamentos, percebendo como havia arruinado a vida daqueles cinco jovens ao torná-los os seus Robins. Essa relação representa um completo oposto do que é visto no quadrinho solo do herói. Em Nightwing #88, escrita por Tom Taylor e com arte de Bruno Redondo, vemos a sensação de família atribuída aos Titãs por parte de Grayson.

Diferente do olhar impessoal do Batman e o afastamento constante que o herói trata seus companheiros, nos Titãs, o antigo Robin encontrou um lar, onde pode contar com o apoio dos outros integrantes, seja no dia a dia ou em uma missão especial.

Esse pequeno contraponto é mais uma lembrança de como, mesmo com as melhores intenções, Batman parece continuar criando mais danos colaterais do que imaginava. Ou pelo menos, mais do que ele havia percebido.

Não deixe de conferir: