Asa Noturna: Tudo sobre o herói da DC Comics

Capa da Publicação

Asa Noturna: Tudo sobre o herói da DC Comics

Por Junno Sena

Entre tantos ajudantes, Dick Grayson foi um dos que se destacou nos anos de existência da DC Comics. Sendo um dos personagens mais adaptados para outras mídias, Asa Noturna, atual alcunha deste antigo Robin, é um daqueles personagens que parece crescer cada vez mais em importância e complexidade. Mesmo com sua história atrelada a de Bruce Wayne, a verdade é que este herói tem muito mais para contar.

Quem é Robin?

Imagem de capa comemorativa mostrando vários uniformes do herói.

Mas, antes de tratar de sua carreira solo, é impossível não mencionar a sua vida anterior ao símbolo azul estampado em seu peito. Criado por Bill Finger e Bob Kane, Dick apareceu pela primeira vez em Detective Comics #38. Na HQ, conhecemos o trágico passado do rapaz. Integrante dos Grayson Voadores, grupo de acrobatas formado por ele e seus pais, o garoto teve uma vida itinerante durante sua infância.

Porém, após seus pais serem mortos pelo mafioso Tony Zucco, a famosa família acrobata chegou ao fim. Órfão e sem a possibilidade de continuar a carreira de acrobata, Grayson deixou o circo e, eventualmente, acabou cruzando o caminho de Bruce Wayne. Com o decorrer das eras, algumas características foram modificadas na história de origem de Dick, como Batman conhecê-lo durante as investigações da morte de seus pais, porém, o fim trágico dos Grayson Voadores sempre foi uma constante.

De pupilo para mestre

Dick Grayson deixando o manto de Robin pela primeira vez em Teen Titans #39.

Entre desenvolvimentos e relações conturbadas, Dick foi treinado por Bruce para se tornar seu ajudante. Alguns encontros marcantes definiram seu caminho, como quando Batman e Robin enfrentam a assassina Lady Shiva. Aqui, o rapaz apenas não é morto por boa vontade da vilã, o que fez Bruce repensar a sua parceria.

Com o decorrer dos quadrinhos, Dick acaba mostrando ser um aliado útil, retornando para seu posto de “Menino Prodígio”. Eventualmente, ele integrou os Jovens Titãs, ao lado de personalidades como Kid Flash, Donna Troy, Ravena, Mutano, Ciborgue e Estelar.

Em uma de suas primeiras aventuras, o grupo chegou a enfrentar a Liga da Justiça. “Ninguém mais me controla, nem você!”, diz Dick ao enfrentar Batman. Naquele ponto, já se notava um afastamento entre os dois. Não demorou muito para ocorrer uma cisão completa da dupla dinâmica. Em Teen Titans #39, o rapaz deixou, oficialmente, o manto de Robin de lado após incluírem Tim Drake na vida de Batman.

Cerca de cinco edições depois, Dick colocou a roupa azul e preta de Asa Noturna, dando início a uma nova fase.

Primeira aparição do uniforme de Asa-Noturna.

Asa Noturna

Um dos primeiros vilões que precisou enfrentar com o novo uniforme foi o Exterminador. Sem contar com o arco O Contrato de Judas, que condecorou a equipe como outro clássico da editora. Já em 1995, Asa Noturna receberia a sua primeira história solo, porém, não tardou para que ganhasse um título apenas dele.

Em 1996 era lançado Nightwing #1 e, se consagrando como um dos principais ex-ajudantes da DC Comics, o herói passou por diversas formações, como variações dos Titãs, além do grupo Renegados

O seu status apenas voltaria a mudar no cinema. Em Batman Eternamente e Batman & Robin, Dick Grayson voltaria para a sombra do Homem Morcego. Enquanto no final dos anos 90, Dick se livraria completamente dessas amarras ao ser apresentar como Asa Noturna na animação As Novas Aventuras de Batman e Superman.

Asa Noturna em sua série solo.

Entre mudanças e retornos

Porém, seu caminho ainda cruzaria o de seu antigo mentor mais algumas vezes. Em 2009, após a suposta morte do Batman, Dick tomaria o posto do herói ao lado de Damian Wayne. Dois anos depois, Bruce Wayne retorna, frustrando a vontade de Grant Morrison em mantê-lo nesse status por, pelo menos, cinco anos. Em 2011, DC lança mais uma série solo do Asa Noturna. Não mais em grupos gigantescos e sob a asa de Batman, Dick Grayson ganha dramaticidade e aprofundamento.

Quais são as habilidades do Asa Noturna?

Com uma história como essa, se espera que Asa Noturna tenha algumas habilidades especiais. Mas a verdade é que o personagem se manteve completamente humano em toda sua trajetória como herói. Apenas quando se junto à Espiral foi que Dick recebeu vários implantes para ajudá-lo no trabalho de campo. Porém, as melhorias que o ajudavam a hipnotizar pessoas e não ser detectado por câmeras de segurança foram retiradas após ter deixado a organização de espionagem.

Além disso, ele é um ótimo oponente na luta corpo a corpo, já tendo surpreendido Lady Shiva e Meia-Noite. Também é um exímio esgrimista e sua principal arma são dois bastões. Dick ainda possui um grande intelecto, é um acrobata e proficiente na arte do disfarce e investigação.

Na série Titãs, Asa Noturna é interpretado por Brenton Thwaites.

Adaptações do Asa Noturna

E, se o disfarce é algo que se destaca em seu currículo, adaptações também são. Além dos filmes já citados, Asa Noturna já deu as caras em animações como Os Jovens Titãs, esteve em filmes animados, entre eles Batman: Sangue Ruim, Jovens Titãs vs Liga da Justiça e Jovens Titãs e o Contrato de Judas

Ele é interpretado por Brenton Thwaites na série Titãs, sendo um dos protagonistas, além de ter data marcada para se tornar um personagem jogável em Gotham Knights, com lançamento previsto para outubro de 2022.

Já nos cinemas, Dick nunca chegou a ganhar o nome de Asa Noturna. Além de sua aparição nos antigos filmes do Homem-Morcego, era previsto que Joseph Gordon-Levitt se tornasse uma adaptação do Asa Noturna na trilogia de Christopher Nolan, Cavaleiro das Trevas.

Curiosidades sobre o Asa Noturna

Talvez o mais estranho na ficha de Asa Noturna é que ele não foi o primeiro a receber este nome nos quadrinhos. Em 1963, Superman e Jimmy Olsen tomariam o nome de Asa Noturna e Pássaro Flamejante para combater o crime na cidade engarrafada de Kandor. Tudo isso aconteceu após Brainiac capturar a cidade kriptoniana, antes de ser destruída, encolhê-la e colocá-la em uma garrafa de vidro.

Eventualmente, Superman conseguiu resgatar a sua terra natal e teve essa peculiar ideia de se tornar Asa Noturna. Além desse breve momento na história de Clark, Asa Noturna também foi o nome de outro kriptoniano: Chris Kent. Criado por Geoff Johns e Richard Donner, ele era filho do General Zod e Ursa, tendo sido criado rapidamente por Clark Kent e Lois Lane.

Porém, apenas um símbolo parece ter marcado o nome Asa Noturna, este sendo o de Dick Grayson, que foi capaz de se destacar no mundo dos quadrinhos através de suas habilidades e, curiosamente, de sua bunda.

Aproveite e continue lendo: