Capa da Publicação

Por que a Estrela Negra odeia Estelar? Entenda a origem da rivalidade entre as irmãs da DC

Por Junno Sena

Conflito entre irmãos é algo corriqueiro, o problema é quando ambos os lados possuem poderes alienígenas. Esse é o caso de Estelar e Estrela Negra da DC Comics. A dupla levou sua rivalidade dos quadrinhos para as animações e até para a série de TV, porém o motivo para isso não é de conhecimento geral.

Quem é Estrela Negra?

Estrela negra dos quadrinhos ao lado da versão da série animada e da série live action

As versões de Estrela Negra

Criada em 1982 por George Pérez e Marv Wolfman para a edição #22 de New Teen Titans, Estrela Negra, também conhecida como Komand’r, é irmã mais velha da princesa Estelar, a Koriand’r. E é por um motivo de datas e afeição que existe uma rivalidade entre as duas.

Estrela Negra é a herdeira por direito do trono do povo tamaraniano. Como a primeira princesa nascida em séculos, ela foi vista como esperança pelo seu povo. O problema surgiu quando, na mesma época, o Império Citadel atacou e destruiu a cidade tamaraniana de Kysarr e matou mais de trezentas pessoas. Mesmo sem envolvimento com o massacre, a imagem de Estrela Negra foi relacionada ao incidente.

Somado ao fato da princesa possuir uma doença que a impedia de controlar energia ultravioleta, a coroa foi passada para a princesa Koriand’r. A faísca dessa rivalidade se tornou um incêndio, fazendo com que Estrela Negra nutrisse um profundo ódio pela irmã.

O ódio de Estrela Negra por Estelar

Estrela Negra na capa de Novos Jovens Titãs

Posteriormente, o desgosto da irmã a faria tentar matar Estelar durante um treino de luta. A tentativa foi um fracasso e a atitude lhe garantiu o exílio. Foi então que Estrela Negra se juntou ao mesmo povo responsável pelo massacre da cidade de Kysarr, a Citadel.

Tornando-se uma verdadeira guerreira, Estrela Negra retornou para Tamaran e conquistou o planeta junto de seus aliados. Aprisionou e torturou Estelar, porém, quando estava próxima de matar a irmã, ambas foram capturadas por Psions, um raça de sádicos cientistas.

Entre experimentos com energia ultravioleta, Estelar conseguiu fugir e junto, ganhou novos poderes. Para a confusão dos leitores ou apenas para tornar Estelar mais palatável para o público, a garota tamaraniana resgatou Estrela Negra. Mas, mais uma vez, sua irmã tentou matá-la e Estelar seguiu caminho para Terra, onde se tornou uma Jovem Titã.

As irmãs em outras mídias

Já nas adaptações em que Estrela Negra deu as caras, a rivalidade entre as duas é mais familiar e menos sobre tortura, aprisionamento e sequestro. Na animação, Estrela Negra é uma rebelde que, após roubar um anel do povo Centauri, tenta incriminar a irmã e sair por cima.

Enquanto na série Titãs, os planos da princesa se assemelham bem mais aos quadrinhos. Interpretada por Damaris Lewis, esta versão de Estrela Negra matou toda a corte e tomou conta de Tamaran.

Porém, desta vez, Estelar é a irmã que deu as costas para seu povo e no enredo da série, Estrela Negra vai atrás da irmã para lhe ensinar uma lição. Além de apagar qualquer um que possa tentar tirar o seu trono.

Aproveite e continue lendo:

Imagem de perfil
sobre o autor Junno Sena

Pós graduando em Antropologia com o raio problematizador ligado no 120. Assiste filme trash para relaxar e dorme cantarolando a trilha sonora de A Hora do Pesadelo. Blaxploitation na veia e cinema coreano no coração. Atualmente mora em Petrópolis, RJ.