E3 2021: Quando e Onde assistir, o que esperar e mais

Capa da Publicação

E3 2021: Quando e Onde assistir, o que esperar e mais

Por Gabriel Mattos

Está achando que não lançaram tantos jogos estrondosos esse ano? Fique atento: os jogos mais incríveis da próxima geração devem ser anunciados muito em breve. Geralmente, as grandes surpresas dos games vêm à tona no mês de junho, época em que acontece a tradicional E3 — um final de semana onde as maiores empresas da área se reúnem para divulgar os maiores jogos em desenvolvimento.

Nos últimos anos, o evento precisou competir com novas conferências digitais, mas isso não diminuiu toda sua importância. Na E3 2021, temos confirmado a presença do Xbox, Nintendo, Square Enix e outras desenvolvedoras de peso. Para você não se perder quando chegar o grande dia, separamos tudo o que você precisa saber sobre as conferências da E3 2021.

O que é a E3?

A E3 reúne jornalistas de todo o mundo para conhecer os jogos novos

O sucesso da E3 com o grande público é mais recente — chegou com a popularização dos videogames — mas esse evento acontece desde 1995. Se por muito tempo a feira era conhecida apenas pelos jogadores mais hardcore, hoje a E3 é um dos eventos ao vivo mais assistidos de todo mundo.

Oficialmente chamada de Eletronic Entertainment Expo, essa é a maior conferência internacional sobre entretenimento digital. Lembra um pouco a Comic Con de San Diego, mas o evento é voltado especificamente para jornalistas da área de games. Quando aglomerações ainda eram permitidas, a imprensa tinha acesso a demonstrações exclusivas dos jogos mais aguardados, mas com a pandemia isso ficou no passado.

O que não muda é o final de semana anterior ao início oficial do evento, quando rolam as pré-conferências de cada empresa. Em diferentes horários, cada desenvolvedora mostra uma prévia dos seus futuros lançamentos mais importantes, transmitidas ao vivo pela internet. Essa parte, a mais empolgante para os fãs, permanece com força esse ano.

Quando acontece a E3 2021?

E3 começa em meados de junho

A E3 tradicionalmente acontece todo mês de junho, geralmente próximo ao nosso Dia dos Namorados. Este ano não será diferente.

O evento está previsto para acontecer entre os dias 12 e 15 de junho, trazendo conferências da Nintendo, Xbox e Bethesda, Capcom, Square Enix, Bandai Namco, Ubisoft, Take-Two (a desenvolvedora de GTA), entre outras.

O encerramento do evento, no dia 15 de junho, é marcado pela E3 2021 Awards Show — premiação em que a imprensa dedicada ao segmento de games elege os games mais promissores dos próximos anos.

Onde assistir a E3 2021?

Para facilitar, a organização da E3 2021 pretende disponibilizar um site oficial e um aplicativo onde será possível conferir todas as transmissões, sem risco de perder nenhum anúncio importante.

Além das conferências, também será possível acessar estandes virtuais, fóruns de discussão com grandes nomes da indústria e artigos exclusivos.

Os participantes mais tradicionais da feira costumam trazer apresentações individuais para focar exclusivamente nos seus jogos, mas é esperado que os estúdios independentes confirmados no evento — como Burgos Games, Dreamteck, Ghost Street Games, Hooded Horse, The Sixth Hammer e New Blood Interactive — apareçam apenas na transmissão dos organizadores.

Quem preferir assistir pelos consoles, smart TVs e outros dispositivos pode acessar todas as transmissões direto dos canais oficiais da E3 2021 no YouTube, Twitch, Twitter e Facebook.

Confira as empresas que devem trazer uma transmissão individual:

Xbox e Bethesda

Bethesda se junta a Xbox este ano

Mesmo entre as maiores experiências da E3, a Xbox e a Bethesda sempre conseguiram se destacar. Este ano, elas prometem surpreender ainda mais com uma apresentação conjunta que promete durar mais de uma hora e meia, graças a aquisição da ZeniMax Media pela Microsoft concluída há alguns meses.

Até o momento, o único jogo confirmado pelo material de divulgação foi Halo Infinite, que promete se tornar o maior exclusivo do Xbox Series X. Mas fãs especulam que devemos ver o tão aguardado trailer de Starfield, RPG sci fi da Bethesda que promete surpreender quem gosta de enormes mundos abertos. Também teremos novidades para o Xbox Game Pass. E, quem sabe, uma surpresa como o próximo Forza Horizon?

Quando: 13 de junho, às 14h (horário de Brasília)

Jogos mais esperados: Halo Infinite e Starfield

Onde assistir: Além dos canais da E3, no YouTube e Twitch da Xbox e Bethesda.

Nintendo

Nintendo foi a primeira a abraçar formato digital

Desde o início da pandemia, o quadro de lançamentos do Nintendo Switch deu uma freada brutal, mas a E3 2021 é o momento ideal para reverter isso. A Nintendo tem uma série de projetos em desenvolvimento, como Bayonetta 3 e Metroid Prime 4, que mal sabemos o que esperar. Com a chegada da nova geração, é o momento mais propício para a empresa revelar suas cartas na manga.

Este ano marca o 35º aniversário de The Legend of Zelda, então é possível que vejamos as novidades de Breath of the Wild 2 prometidas no último Nintendo Direct. Com os rumores do Nintendo Switch Pro se comprovando ou não, este pode ser um ano decisivo para o sucesso da plataforma no futuro.

Quando: 15 de junho, às 13h (horário de Brasília)

Jogos mais esperados: The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2

Onde assistir: Além dos canais da E3, no YouTube e Twitch da Nintendo.

Square Enix

Square Enix é novata em apresentações

Uma novata de E3, a Square vem se estabelecendo como uma empresa cada vez mais forte no ocidente. Esta será apenas a sua terceira apresentação no evento e pode ser a oportunidade de finalmente impressionar o público com surpresas.

Final Fantasy XVI, exclusivo de PS5, deve dar as caras junto de Forspoken, mas surgiu um rumor de outro jogo da franquia exclusivo da plataforma completamente voltado para a ação. Do lado ocidental, Life is Strange: True Colors deve ter mais um trailer revelado e quem sabe não teremos novidades sobre o futuro de Tomb Raider ou da Marvel?

Quando: 13 de junho, às 16h15 (horário de Brasília)

Jogos mais esperados: Final Fantasy XVI

Onde assistir: Além dos canais da E3, no YouTube e Twitch da Square Enix.

Ubisoft

Ubisoft mistura tradição com humor

Mesmo quem não gosta da Ubisoft acaba se divertindo com suas conferências da E3, cheia de música, participações empolgantes e uma apresentadora carismática. Recentemente, a empresa mergulhou a fundo na jogabilidade de Far Cry 6, que ainda deve aparecer na cerimônia, mas não deve ter tanto destaque. A questão é: quem será o grande jogo da vez?

Recentemente, o estúdio anunciou uma mudança de postura para focar em mais jogos mobile, então é possível que vejamos mais disso na apresentação. Mas ainda espere um jogo surpreendente para a nova geração — seja o próximo Assassin’s Creed, Tom Clancy’s ou quem sabe Beyond Good and Evil 2.

Quando: 12 de junho, às 16 hrs (horário de Brasília)

Jogos mais esperados: Skull & Bones

Onde assistir: Além dos canais da E3, no YouTube e Twitch da Square Enix.

Bandai Namco

Animes são o forte da Bandai Namco

Focada na produção de jogos com apelo oriental, a Bandai Namco prometeu novidades para a E3 2021. Recentemente, ela se tornou uma grande parceira da Nintendo, ajudando na produção de Super Smash Bros. Ultimate e New Pokémon Snap e pode aparecer no Nintendo Direct mostrando avanços no desenvolvimento de Metroid Prime 4. Mas também tem jogos autorais no horizonte.

Para começar, dois jogos com estética de anime muito aguardados irão lançar este ano: Scarlet Nexus e Tales of Arise. Digimon Survive, inspirado no anime clássico, foi adiado e poderia aparecer na conferência. Mas o mais esperado de todos é o próximo título da From Software em colaboração com George R. R. MartinElden Ring.

Quando: 15 de junho às 18h25

Jogo mais esperado: Elden Ring

Capcom

Capcom está na crista da onda

A Capcom nunca teve sua própria conferência na E3, mas isso pode estar prestes a mudar. A desenvolvedora está vindo de uma maré de jogos incríveis e começou a ter uma relação mais direta com o público. Inclusive, rolaram diversos Resident Evil Showcases ao longo do ano.

Para a E3 2021, a Capcom pode anunciar DLCs para seu mais recente sucesso, Resident Evil Village, além de um possível remake de Resident Evil 4. Teremos novidades de Monster Hunter Stories 2, para Nintendo Switch, e com sorte mais conteúdo para Monster Hunter Rise. Quem sabe Hideaki Itsuno, o diretor de Devil May Cry 3, não se anima e revela seu projeto secreto?

Quando: 14 de junho às 18h30

Jogo mais esperado: Resident Evil 4 Remake

Outras empresas grandes

Hogwarts Legacy e outros jogos incríveis irão aparecer

Além dessas veteranas de E3, outros estúdios importantes confirmaram presença no evento, mas não devem apresentar sua própria conferência. É mais provável vermos suas novidades ao longo das apresentações do Xbox, da Nintendo ou da própria E3. Entre eles, temos:

  • Gearbox, desenvolvedora de Borderlands (12/06 às 18h)
  • XSEED Games, desenvolvedora de Story of Seasons (antigo Harvest Moon)
  • SEGA, desenvolvedora de Sonic
  • Take-Two Interactive, desenvolvedora de Grand Theft Auto (14/06 às 17h15min)
  • Warner Bros. Interactive, desenvolvedora dos jogos da DC Comics (13/06 às 18h)

Também é de costume acontecer uma apresentação focada em PC, a PC Gaming Show no dia 13 de junho, e uma sátira do formato da E3 focado em novidades indies com a Devolver, no dia 12 de junho. Entretanto, ambas apresentações não foram confirmadas até o momento.

Cadê o PlayStation?

Kratos e Atreus em God of War

A maior ausência da E3 2021 é sem dúvida o PlayStation. A empresa costumava trazer uma das apresentações mais marcantes da feira, com anúncios como The Last of Us Part II e God of War, mas decidiu não participar da E3 há alguns anos. Mas fãs do console podem ficar despreocupados, porque algumas novidades podem surgir ao longo do Summer Game Fest, evento recém-criado rival da E3.

No último ano, tivemos uma tímida participação da Sony com jogabilidade de Astro’s Playroom, mas é possível que aconteça algo mais significativo este ano. A Activision-Blizzard também confirmou presença no evento, provavelmente para divulgar Overwatch 2. Enquanto a EA até mesmo reservou a data de sua apresentação, no dia 22 de julho.

Animado para conhecer os próximos lançamentos do mundo dos jogos? Não deixe de comentar!

Fique com: