Capa da Publicação

Boruto: O que é o selo de Karma e todos os seus poderes

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

Ao introduzir Kaguya Otsutsuki próximo ao fim de Naruto, estabelecendo o clã da vilã e seus poderes extraordinários, Masashi Kishimoto criou um novo mundo de histórias a serem exploradas no mundo ninja. Continuando a história anos após Naruto ter se tornado Hokage, Boruto: Naruto Next Generations se aproveitou disso, trazendo mais mistérios e poderes relacionados aos Otsutsuki para a trama, sendo um destes o selo Karma.

Este misterioso poder acabou se tornando central na história, uma vez que o próprio protagonista da trama, Boruto, o possui. Embora pouco sobre o selo tivesse sido revelado inicialmente, o mangá começou a trazer respostas sobre o que o Karma é e quais são seus poderes, ainda que outros possam se manifestar conforme a jornada de Boruto e seus amigos avance.

Aqui, você poderá descobrir o que é o selo de Karma, bem como o que exatamente ele permite que o usuário faça. Vamos começar?

O que é o selo de Karma?

Momoshiki Otsutsuki foi o responsável por dar marcar Boruto com o selo de Karma.

Uma marca que garante ao usuário poderes incríveis, o selo de Karma é, na verdade, muito mais que isso. O selo tem sua origem no clã Otsutsuki, que é o responsável por aplicá-lo. Assim, os membros do clã marcam uma pessoa para que ela possa servir como um receptáculo, permitindo que o Otsutsuki em questão reencarne no alvo, o que garante que eles retornem mesmo após sofrerem dano fatal.

Para tornar isso possível, o selo contém informações biológicas do Otsutsuki que o aplica, e requer que contato físico direto seja feito. Boruto, por exemplo, é agarrado por Momoshiki antes da morte do vilão, o que permitiu a ele colocar o selo de Karma no garoto, visando assim eventualmente retornar através do corpo de Boruto.

Desse modo, embora o Karma dê poderes absurdos àqueles que recebem a marca, este poder vem com um preço bastante alto, visto que os Otsutsuki podem voltar à vida através do selo, possuindo o corpo da pessoa que o carrega. Esta transição não ocorre de uma vez, já que o selo extrai os dados genéticos do Otsutsuki ao longo do tempo, cada vez mais tomando o controle da pessoa escolhida como receptáculo.

Ao longo do tempo, o corpo do alvo vai se transformando, até que se torna uma imagem perfeita daquele que aplicou o selo. Quando isso acontece, a transformação está finalizada, e o Karma eventualmente desaparece. Uma vez que isso ocorre, o Otsutsuki em questão ganha total controle sobre o corpo, sendo assim completamente revivido.

Quem possui o selo de Karma? Quais Otsutsuki podem retornar?

Até o momento, apenas três personagens de Boruto possuem o selo de Karma, no anime: o próprio Boruto, que o recebeu após derrotar Momoshiki, quando o vilão estava à beira da morte; Jigen, o monge que teve seu corpo completamente tomado por Isshiki; e Kawaki, que foi escolhido por Isshiki para se tornar seu novo receptáculo. No mangá, além desses três existe Code, que também recebeu o selo de Isshiki, e conseguiu sobreviver, embora a transferência do Otsutsuki tenha falhado.

Nenhum outro membro do clã revelou possuir receptáculos preparados, mas em teoria qualquer um deles é capaz de fazê-lo. Assim, é difícil garantir que um Otsutsuki tenha sido realmente derrotado, uma vez que nem a morte é capaz de garantir que eles não retornarão.

Poderes

Boruto com as marcas do selo de Karma.

Como visto ao longo da história de Boruto, o selo de Karma dá diversos poderes extraordinários àqueles que as carregam. Através da marca, os usuários conseguem utilizar técnicas incríveis, além de terem suas próprias habilidades melhoradas. Ainda não se sabe qual o limite dos poderes do selo de Karma, uma vez que muito sobre ele ainda pode ser revelado. Independente disso, já foi visto que a marca garante a seus usuários não apenas força incrível, como também fazer coisas como absorver chakra, abrir portais para outras dimensões, e até mesmo voar. Nesta seção, você poderá conhecer todos os poderes do Karma vistos até o momento.

Força

Um dos poderes mais básicos que o selo de Karma dá ao usuário é o melhoramento das habilidades físicas e jutsus que a pessoa já possui. Como já explicado anteriormente, a marca transforma o indivíduo em um Otsutsuki aos poucos, o que significa que, quando utilizada, a força natural do alvo é expandida, ficando mais próxima do Otsutsuki que os marcou.

Apesar de parecer simples, este é um dos melhoramentos mais drásticos proporcionados pelo selo, e garantiu que Boruto conseguisse derrotar inimigos muito acima de seu nível, por exemplo. Além disso, no nível 2 da marca este poder se torna ainda maior, e faz com que o usuário atinja um nível de poder semelhante ao de um Otsutsuki real.

Absorção de chakra e ninjutsu

Outra habilidade que o Karma dá ao usuário é a capacidade de absorver chakra e ataques que usam chakra como base, que é o caso das técnicas de ninjutsu. Assim, o indivíduo pode roubar o chakra de outra pessoa através de contato direto, restaurando as reservas do portador da marca enquanto drena o alvo, o que torna esta uma habilidade um tanto perigosa. Quando se trata de jutsus, o único tipo de coisa que o Karma não possibilita que o usuário absorva são elementos reais, o que significa que caso alguém invoque chamas reais, como Koji Kashin faz, o selo não permite que estas sejam absorvidas.

Ninjutsu de tempo-espaço

Considerando a ligação entre a marca e os Otsutsuki, é fácil imaginar que outra habilidade que os portadores do selo Karma possuem é a capacidade de utilizar ninjutsu de tempo-espaço, o que de fato acontece. Aqueles que foram marcados podem abrir portais para qualquer local, incluindo outras dimensões. Assim, os usuários conseguem passar por qualquer barreira sem grandes dificuldades. A técnica, no entanto, exige grande quantidade de chakra, motivo pelo qual nem Kawaki, nem Boruto são capazes de utilizá-la sozinhos, e precisam combinar seus poderes para fazê-lo.

Receptores de Chakra

Em Naruto, já havia sido mostrado que uma pessoa que possui o Rinnegan seria capaz de criar Receptores de Chakra. Em Boruto, é revelado que tanto alguns dos Otsutsuki quanto aqueles que carregam o selo Karma também possuem esta habilidade, que pode ser letal em combate. Os receptores criados são fortes o bastante para conseguir atingir mesmo pessoas muito fortes e, quando isso acontece, eles não somente servem para restringir o movimento do alvo, como também para atrapalhar seu fluxo de chakra.

Vôo

Outro poder que o selo de Karma garante ao portador é a capacidade de voar. Todos os Otsutsuki possuem esta habilidade, então é esperado que os usuários também a possuam. Apesar disso, o vôo não é possível inicialmente, e é apenas após o segundo nível da marca ser ativado que isto se torna possível.

Explosão de energia

Por fim, indivíduos marcados pelo selo de Karma podem gerar explosões de energia muito destrutivas. Esta não é uma habilidade demonstrada pelos Otsutsuki em geral ou por outros portadores da marca, sendo vista apenas através de Kawaki, mas não deixa de ser um poder que tem sua origem no selo. Ao utilizar esta habilidade, o garoto produz uma grande rajada que pode destruir qualquer um em seu caminho, causando enorme dano a seus inimigos, como visto quando Kawaki utiliza o poder contra Garou e Boro.

Efeitos colaterais

Boruto parcialmente transformado em Momoshiki, como visto no mangá.

O selo Karma é poderoso, mas sua utilização não deixa de ter algumas desvantagens, mesmo para os Otsutsuki. Para começar, é preciso uma enorme quantidade de chakra para que o selo seja aplicado, e criar um quando outro já existe exige algumas medidas especiais, que também tornam o processo mais arriscado e doloroso para quem recebe a marca.

Ao tentar marcar outro enquanto já estava no corpo de Jigen, por exemplo, Isshiki pareceu precisar utilizar um método diferente, com auxílio de modificações científicas, que ainda assim falhou quatorze vezes, só sendo bem sucedido com Kawaki. Entre os quatorze jovens nos quais a marca foi aplicada, treze acabaram mortos, enquanto um, Code, recebeu o chamado “Karma Branco” que permite que ele tenha os poderes da marca sem poder sofrer possessão, além de poder se tornar um Otsutsuki completo ao consumir o fruto da Árvore Divina.

Em geral, a morte não é um efeito colateral exclusivo de uma versão alterada do selo, no entanto. Considerando-se que o corpo do alvo precisa ser capaz de conter o enorme poder que o selo carrega, a compatibilidade entre um Otsutsuki e um possível receptáculo é rara e muitos que recebem a marca morrem dentro de poucos dias.

Para aqueles que carregam a marca, usar os poderes do Karma pode facilmente levar à exaustão, principalmente quando o usuário já está enfraquecido ou não sabe como controlar as habilidades vindas do selo. Alguns mais inexperientes, como Boruto, também já demonstraram dor ao ativar os poderes da marca, mas aqueles com maior controle, como Jigen, não parecem sofrer deste problema.

Ainda assim, qualquer receptáculo incompleto sofre grandemente caso canalize todo o poder de Karma, que pode levar mesmo os usuários mais experientes a um colapso. Isso foi mostrado com Jigen, que apesar de ser capaz de utilizar o poder do selo e utilizá-lo por um longo período de tempo, ainda assim precisou bater em retirada ao enfrentar Naruto e Sasuke, por causa dos efeitos do selo sobre seu próprio corpo.

Mesmo com os pontos negativos, o selo de Karma se mostra extremamente poderoso, embora tenha implicações medonhas sobre o que acontecerá com Boruto e Kawaki no futuro, devido à sua origem e objetivos. É possível, no entanto, que eventualmente os garotos descubram ainda mais sobre a marca, e consigam prevenir que os Otsutsuki os dominem. Se isso de fato acontecerá ou não, porém, só saberemos conforme a história do jovem ninja progrida.

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || Mais obcecada pela lore de WoW do que é saudável. || @windrunning_