Naruto: Por que Gaara é um ninja nível Kage mesmo tendo perdido tantas lutas?

Capa da Publicação

Naruto: Por que Gaara é um ninja nível Kage mesmo tendo perdido tantas lutas?

Por Flávia Pedro

Gaara é um dos personagens mais populares de Naruto, introduzido na história como um demônio da Vila da Areia, ainda criança. Ele era muito jovem para conseguir controlar todo o seu poder derivado de Shukaku, a Besta de Uma Cauda, mas com o passar dos anos se tornou o Kazekage, a maior autoridade de sua vila. A pergunta que muitos se fazem é: como ele alcançou essa posição se perdeu tantas lutas?

Naruto sempre teve o sonho de se tornar um Hokage e quando volta para Konoha depois de dois anos treinando ao lado de Jiraiya, descobre através de Shikamaru que Gaara se tornou o Kazekage nesse período, causando espanto no próprio protagonista. Relembrando a trajetória de Gaara, ele realmente era um jovem bem ameaçador, mas na prática, vemos ele acumulando mais derrotas do que vitórias.

Gaara contra Rock Lee

Em sua luta contra Rock Lee, apesar de sair oficialmente como vencedor, é praticamente unânime entre os fãs a opinião de que Gaara foi derrotado. Depois tivemos sua luta contra Sasuke, onde ele perdeu o controle sob Shukaku e, logo depois, sua derrota para Naruto e a ressignificação do personagem, que passou a ser uma pessoa completamente diferente do demônio que conhecemos.

O que faz de Gaara um ninja nível Kage é justamente sua habilidade inigualável com a areia. Sua defesa é absoluta e quase perfeita — se não fosse a excelência em taijutsu de Rock Lee, ela seria impenetrável. Além disso, ele consegue oferecer grandes riscos a longas distâncias utilizando seus ataques, como o Tsunami de Areia. Sozinho, Gaara consegue enfrentar exércitos inteiros e causar uma destruição em massa com grande facilidade.

Gaara como Kazekage

Porém, quando o assunto é combate a curta distância, Gaara é evidentemente mais fraco e tem uma grande deficiência nessa área (como vemos em suas lutas contra Rock Lee e Kimimaro). Até mesmo Deidara conseguiu explorar essa fraqueza de Gaara e o capturou, mesmo que Gaara estivesse mais preocupado em proteger sua Vila do que com a sua vida.

Por ser um ninja capaz de proteger completamente a Vila da Areia sem muita dificuldade, ele é considerado sim um ninja nível Kage. A diferença dele para os demais Kages é a falta de experiência, afinal ele era o mais novo entre eles, mas o próprio Madara Uchiha reconheceu sua força, poder e o considerou digno de estar entre os 5 Kages que enfrentaram o vilão.

E você, o que acha de Gaara ser um ninja Nível Kage? Concorda com as justificativas ou acredita que ele só se tornou Kazekage pelo roteiro? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: