Por que o Gaara não dorme no Naruto Clássico?

Capa da Publicação

Por que o Gaara não dorme no Naruto Clássico?

Por Flávia Pedro

Gaara, também conhecido como Sabaku no Gaara ou Gaara do Deserto na tradução para o Brasil, é um dos personagens secundários de Naruto. Com um passado triste, fez sua primeira aparição em Naruto Clássico sendo uma das maiores ameaças do Exame Chunin. Inicialmente instável e perigoso, Gaara era o Jinchūriki da Besta de Uma Cauda, o Shukaku, o que fazia dele um personagem poderoso e intrigante.

Ele tem diversas características físicas que o tornam diferente dos outros personagens: cabelos vermelhos, sem sobrancelhas, tatuagem com o kanji “amor” na testa e uma marca escura ao redor do olhos. Principalmente essas “olheiras” são um motivo de curiosidade, afinal por que Gaara não dorme durante o Naruto Clássico? Essas olheiras tem relação com sua falta de sono? É isso que vamos te responder!

Por que Gaara não dorme?

Gaara em Naruto Clássico

Isso foi explicado e o motivo do jovem não dormir é bem simples: Como um Jinchūriki, Gaara divide seu corpo com uma Bijuu – o Shukaku – e ambos não tinham uma boa relação. Assim como Naruto perdia o controle sobre a Kyuubi e deixava o poder bestial assumir, machucando aliados como a Sakura no processo, o mesmo aconteceria com Gaara caso ele caísse no sono.

Logo, o jovem shinobi permanecia constantemente vigilante, pois uma vez que Shukaku tomasse posse de seu corpo, o resultado seria um ataque de destruição em massa em sua Vila. Para evitar que algo tão terrível acontecesse, o garoto nunca dormia.

Quando Gaara foi conseguir dormir?

Gaara em Naruto Shippuden

Gaara só foi ter o direito de tirar um merecido descanso anos depois, quando já havia assumido a liderança da Vila da Areia como seu Kazekage. Afinal, já no primeiro arco de Naruto Shipudden, o Shukaku é roubado de seu corpo pela Akatsuki. Se por um lado o ninja quase morreu no processo, por outro ele finalmente conseguiu dormir em paz.

Por muito tempo acreditou-se que a marca escura ao redor de seus olhos eram olheiras devido a insônia causada pela Bijuu, isso não só pelos fãs, mas também pelos próprios personagens da franquia. Mas se este fosse o caso, por que elas não sumiram após Shukaku ser removido de seu corpo?

Por que Gaara ainda tem as olheiras?

Gaara em Boruto ainda com as olheiras

De acordo com a lógica, se as marcas fossem causadas pela insônia gerada pelo Shukaku, por que o garoto continua com elas mesmo após o Uma Cauda ter sido extraído? Tanto nas demais temporadas de Shippuden, quanto em Boruto o personagem segue com as marcas negras ao redor de seus olhos, o que nos leva a entender que muito possivelmente não foram causadas por insônia.

Rasa, pai de Gaara e suas marcas ao redor dos olhos assim como de seu filho

Um possivel motivo para Garra ainda ter as marcas é Rasa, o Yondaime e seu pai, que também possuía essas marcas ao redor de seus olhos. Logo, elas podem não se tratar de olheiras geradas por distúrbios de sono, mas sim um traço genético herdado passado de geração em geração.

Ao manipular a areia de ferro, essas marcas escuras surgiam ao redor dos olhos de Rasa, o que pode nos levar a crer que possa haver uma relação entre olheiras e este kekkei genkai. Essa é a explicação mais provável, já que fatores genéticos em Naruto costumam ser mantidos.

Você sabia que era esse o motivo para Gaara não dormir? E sobre a explicação da genética para suas olheiras, você concorda? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também: