Gaara: Tudo sobre o personagem de Naruto

Capa da Publicação

Gaara: Tudo sobre o personagem de Naruto

Por Flávia Pedro

Gaara é um dos personagens mais memoráveis da Naruto, sendo com certeza um dos mais perigosos na série clássica. Como Jinchuuriki do Shukaku, Gaara passou por inúmeros problemas desde muito jovem. Isso afetou diretamente seu senso de certo e errado, amor e ódio, o fazendo crescer como um verdadeiro monstro.

Apesar de ser maligno na primeira parte do anime, o personagem é um dos que passou por uma grande mudança de personalidade e ideologia, principalmente graças ao protagonista, Naruto Uzumaki.

Agora vamos te contar tudo sobre esse personagem, desde seu passado até os dias atuais e como essa mudança ocorreu!

A origem de Gaara

Gaara é o terceiro e mais novo filho do Kazekage Rasa e sua esposa Karura, sendo o irmão mais novo de Temari e Kankuro. Logo em seu nascimento, seu pai faz com que Chiyo selasse o Shukaku dentro de seu próprio filho, tendo a intenção de usá-lo como uma arma de sua vila no futuro.

Gaara no momento de seu nascimento com sua mãe

Acontece que Gaara nasceu prematuro, pequeno e frágil e sua mãe acabou falecendo ao dar à luz por complicações durante o parto. Antes de morrer, no entanto, ela promete que sempre amará e protegerá seu filho.

A criança então é criada principalmente por seu tio materno, que sempre mostrou compreensão em relação a falta de controle dos poderes do ninja da areia. Afinal, muitas vezes o pequeno acabava machucando moradores da vila, mesmo sem intenção. Isso porque, assim como Naruto, todos os moradores o temiam e zombavam dele por ser um receptáculo para o Shukaku.

Com todos temendo o que poderia acontecer caso o garoto se descontrolasse, ele tinha apenas seu tio Yashamaru. Porém, o conselho da Vila da Areia via a criança como uma grande ameaça e, por esse motivo, seu pai resolveu testá-lo em relação ao seu autocontrole sob a Biju dentro dele.

O Kazekage manda Yashamaru atacar Gaara, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Durante essa missão, para se proteger, Gaara acaba ferindo mortalmente seu tio, que permanece seguindo as ordens de Rasa, atacando seu sobrinho psicologicamente.

Gaara após ser atacado e ferir gravemente seu tio

Yashamaru diz nunca ter amado Gaara de verdade, afirmando que durante todo esse tempo apenas queria se vingar pela morte de sua irmã. É nesse momento que a criança, utilizando a areia, escreve um kanji em sua testa que significa Amor e não só se transforma completamente em Shukaku, mas também se tornando uma pessoa distante que sentia prazer em matar.

Sua relação com seu pai só piorou, pois o Kazekage tentou matar seu filho inúmeras vezes após o ocorrido. Para piorar, Gaara também se afasta de seus irmãos e seu temperamento instável e psicótico faz com que eles tenham medo do próprio irmão caçula.

Gaara no Exame Chunin

A primeira aparição do personagem foi em Konoha durante o início do Exame Chunin, encontrando primeiramente os integrantes do Time 7 – Naruto, Sasuke e Sakura –  se mostrando um participante altamente qualificado e perigoso. Na primeira fase do exame o garoto mostra suas habilidades ao colar na prova escrita sem ser pego. Mas é na segunda fase que vemos o quão grande é sua sede de sangue.

Primeira aparição de Gaara em Naruto

Gaara mata uma equipe da Aldeia da Chuva, alegando que eles haviam tomado um caminho errado e olhado feio para ele. Após isso, ele ainda ameaçou matar seus próprios irmãos que evitar os homicídios. Apesar disso, sua equipe termina a segunda fase em 1 hora e 37 minutos, quebrando o recorde que equivalia a 4 horas de prova. Ele ainda conclui essa fase sem ao menos ter sujado sua roupa, o que é um feito praticamente impossível até para os ninjas mais experientes.

Terceira fase: Gaara x Rock Lee

Essa luta é uma das mais épicas do mundo dos animes e é considerada, na opinião de muitos fãs, como a melhor luta de Naruto. Ok que quem se destacou na luta foi Rock Lee, mas durante um bom tempo podemos observar o poder de Gaara, principalmente em relação a sua defesa praticamente intransponível.

Gaara enfrentando Rock Lee

Até enfrentar Rock Lee, ninguém havia conseguindo passar por sua defesa de areia — uma vez que a areia que ele carrega em sua cabaça se move por vontade própria para protegê-lo. Muitos acreditavam que isso ocorria devido à Shukaku, mas futuramente nos foi revelado que a areia o protege graças a promessa e o amor eterno de sua mãe.

Possuído pelo ódio Gaara quase mata Lee, mas é impedido por Maito Gai. Dias depois, o vemos indo ao hospital para tentar dar fim novamente à vida do nosso sobrancelhudo, mas é impedido com a chegada de Naruto ao quarto.

Fase final: Gaara x Sasuke

Gaara enfrentando Sazuke

É nessa luta que tudo desanda e Konoha sofre um ataque orquestrado por um ex-ninja da vila, Orochimaru. Durante a luta de Sasuke e Gaara, o Demônio da Vila da Areia tenta se transformar em Shukaku para vencer seu adversário, mas é impedido quando foi atingido por um Shidori de seu oponente.

Sem condições de lutar, ele e seus irmãos fogem da aldeia, pois já sabiam o caos que tomaria o local devido ao ataque de Orochimaru. Eles acabam sendo perseguidos por ninjas da folha e isso desencadeia finalmente sua transformação final.

Naruto vs Gaara ainda com metade da transformação de Shukaku

Após enfrentar Naruto estando totalmente possuído por Shukaku, Gaara acaba perdendo a luta e é nesse momento que temos seu primeiro passo para a transformação do personagem. Ele percebe que o que dá forças ao protagonista, que é um Jinchuuriki assim como ele, são seus laços de amizade e seu desejo de proteger a todos. Algo que Gaara não possuía, até conhecer Naruto.

Gaara Kazekage

Gaara se mostra uma nova pessoa conforme o anime avança, disposto a proteger aqueles que lhe são próximos seguindo o exemplo de Naruto. Em algum ponto da história, que não fica claro o momento exato, ele se torna o novo Kazekae da Vila da Areia. Isso acontece por dois motivos: ele deseja mostrar aos aldeões que ele não era mais uma ameaça, mas também é o ninja mais forte do local, sendo o ideal para proteger toda a aldeia.

Gaara com chapéu de Kazekage

Assim, ele é responsável por acabar com algumas políticas e regras antigas de sua vila, como a proibição de pessoas que não conseguem fazer ninjutsu ou genjutsu de se tornarem ninjas. Isso remete ao que ele aprendeu em sua relação com Rock Lee, capaz de fazer apenas taijutsu, mas que era um ninja implacável apesar disso.

Gaara também se torna alvo da Akatsuki, que tinha como objetivo extrair as Bijuus de seus Jinchuurikis. O Kazekage é sequestrado por Deidara ao proteger sua vila de uma grande explosão feita pelo vilão, algo que o deixa praticamente sem chakra. Embora todos os esforços dos aliados da Vila da Folha, o Kazekage acaba sendo morto após a organização criminosa conseguir extrair sua Biju.

Surpreendendo a todos, o corpo do jovem é resgatado e, com a ajuda do chakra de Naruto, a vovó Chiyo consegue trazê-lo de volta à vida, dando sua própria vitalidade em troca. Quando Gaara acordou, ele se deu conta que estava cercado de pessoas preocupados com ele e foi a primeira vez que se sentiu amado de verdade.

Gaara na Quarta Guerra Ninja

Gaara, enquanto Kazekage e um dos líderes da aliança shinobi, alerta sobre a importância da colaboração de todos diante do perigo iminente  de Tobi. Ele também lembra que havia a chance de Naruto e Killer Bee serem capturados pela Akatsuki, uma vez que ambos eram receptáculos, respectivamente, da bestas de Nove e Oito caudas. Assim, Gaara convence os demais a mandarem os dois para uma ilha distante enquanto a guerra tem início.

Quarta Guerra Ninja, Gaara dando as instruções como Comandante

Depois disso, ele é denominado Comandante Chefe de todas as unidades de batalha e também o Comandante da Quarta Divisão. Cumprindo sua função, Gaara realiza um jutsu que permite a ele detectar seus inimigos ao se aproximarem, além de usar seu terceiro olho (aquele de areia) para reunir informações.

Graças ao Edo Tensei, Gaara acaba tendo que enfrentar seu próprio pai. É em nessa luta que o garoto descobre que seu poder vinha de sua mãe, graças a promessa que ela havia feito de sempre protegê-lo. O momento, com com certeza, é uma das cenas mais lindas e emocionantes do personagem, tendo em vista toda sua trajetória de dor e sofrimento.

Momento em que Gaara descobre que sempre foi amado por sua mãe e que a areia era seu amor o protegendo

É então que, surpreendendo todos mais uma vez, Gaara perdoa seu pai e volta ao campo de batalha, com a certeza de que sempre foi amado.

Gaara aparece em Boruto?

Gaara permanece como Kazekage e já apareceu em Boruto durante o Exame Shunin. O ninja também é visto auxiliando na luta dos Kages contra Momoshiki, sendo levado para uma outra dimensão.

Gaara enfrentando Momoshiki em Boruto

E essa é a história do Gaara do Deserto, como ficou o personagem conhecido. Você gosta desse personagem? Preferia ele antes ou depois? Conhecia sua trajetória? Deixe nos comentários.

Confira também: