Rock Lee: História, origem, poderes e tudo sobre o personagem de Naruto

Capa da Publicação

Rock Lee: História, origem, poderes e tudo sobre o personagem de Naruto

Por Flávia Pedro

Rock Lee pode não ser o protagonista de Naruto, mas com certeza é um dos personagens mais queridos de toda a obra desde sua primeira aparição. Carismático, gentil, engraçado, dedicado e absurdamente forte, Lee é um dos personagens que mereciam um melhor aproveitamento na grande franquia de Masashi Kishimoto. Se você também é um fã desse personagem e de sua “Força da Juventude”, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre ele!

Quem é Rock Lee?

Rock Lee, personagem fictício de Masashi Kishimoto

Rock Lee é um dos ninjas da Aldeia da Folha, mas diferente dos shinobis comuns, o garoto tem uma particularidade: ele não consegue realizar jutsus, uma habilidade básica para os que entram no mundo ninja. Porém, Lee segue com o sonho de se tornar um dos maiores ninjas de Konoha e decide que seu esforço pessoal vai ser o responsável por esse título. Então ele começa a treinar sozinho até que seu sensei, Maito Gai, o ajuda no treinamento de Taijutsu (uma técnica de combate corpo-a-corpo) e o transforma em um dos maiores especialistas nesse estilo.

Lee apareceu pela primeira vez no mangá de Masashi Kishimoto no capítulo 36, durante o arco do Exame Chunin. No anime ele aparece no episódio 21 e em ambos os contextos ele pede Sakura em namoro (que o rejeita) e em seguida desafia ninguém menos que Sasuke Uchiha para um duelo rápido.

A personalidade de Rock Lee

Todas as fases de Rock Lee, de sua infância à vida adulta

Lee é muito conhecido por seu entusiasmo, principalmente quando o assunto é treino e mostrar suas habilidades. Os fãs costumam gostar muito dele pelo seu grande carisma, mas ele também é um ótimo exemplo de foco e superação, afinal como ele mesmo diz: “O trabalho duro vence o dom natural”, como forma de negar o conformismo por sua condição inata e não desistir nunca de seus objetivos.

Como se inspira muito em seu sensei, Lee acabou tomando para si alguns traços da personalidade e aparência dele. Isso fez alguns fãs pensarem, principalmente alguns anos atrás, que ambos eram pai e filho. Ainda que isso seja compreensível, afinal Lee é realmente uma “xérox” do Gai sensei, este não é o caso. 

Como seu mestre, o garoto também é determinado, enérgico, brincalhão, adora desafios — principalmente os que desafiam o condicionamento físico –, além de sempre estar com um sorriso motivador em seu rosto.

Mesmo em momentos difíceis, ele se recusa a desistir, um exemplo disso é a situação após sua luta contra Gaara. Nela o ninja ficou gravemente ferido, dependendo de uma cirurgia que tinha um alto grau de dificuldade com pouca chance de sucesso. Mesmo debilitado, ele não desistiu de seu sonho ou do treinamento, sendo visto inúmeras vezes no jardim do hospital fazendo atividades físicas enquanto deveria permanecer de repouso.

Além disso, ele é um ótimo amigo graças ao seu coração que além de bom, é bastante gentil e perdoa muito fácil. Neji e Gaara são dois exemplos de pessoas que Lee perdoou e se tornou um grande amigo, mesmo depois de tudo de ruim que ambos fizeram para ele. 

Lee também tem um grande senso de justiça e proteção, não é à toa que quando conhece Sakura ele promete protegê-la e cumpre com sua palavra quando a vê em perigo durante a etapa da Floresta da Morte ainda no Exame Chunin.

O passado de Rock Lee

Rock Lee redesenhado para o “Naruto Spin-Off: Rock Lee & His Ninja Pals”

Temos poucas informações pessoais sobre o passado de Lee, o que sabemos é sobre sua trajetória como um aluno da Academia Ninja de Konoha. Ele não tinha muito talento em controle de chakra, mas concentrou toda sua atenção em treinos físicos. De início ele era uma criança frustrada, pois mesmo se dedicando exclusivamente ao Taijutsu, Lee percebia que pessoas como Neji (que já nasceu com dons naturais, o Byakugan) eram mais habilidosas que ele sem necessitar de tanto esforço.

É devido a esse sentimento de frustração que quando recebe a oportunidade de ser treinado diretamente por Gai, ele dá o seu melhor e evolui ao ponto de ser reconhecido pelo próprio sensei como o “maior especialista em Taijutsu“, dominando com perfeição a técnica dos 8 Portões Internos, que vemos o garoto usando na luta mais épica do anime: Rock Lee vs Gaara.

Quais são as habilidades de Rock Lee?

Taijutsu

Após ser derrotado por Gaara, Lee continua a querer lutar e seu corpo utiliza a memória muscular para isso

Lee é um exemplo quando o assunto é treino, prova disso são os resultados de seus treinamentos. O garoto costuma se exercitar tão excessivamente que seu corpo desenvolveu a capacidade de absorver memória muscular, que permite ao garoto lutar ou praticar qualquer atividade mesmo desacordado. Lembra quando ele perdeu sua luta contra Gaara e mesmo desacordado se levantou para continuar a lutar? Isso é um exemplo prático de sua memória muscular.

Ao treinar com Gai, Lee desenvolveu suas capacidades físicas ao extremo e a mais notável de todas com certeza é sua velocidade. Gai Sensei fez seu aluno utilizar pesos em seus tornozelos praticamente o tempo todo, isso para que Lee acostumasse a se locomover com perfeição mesmo tendo a dificuldade causada pelos pesos.

O único momento na obra em que vemos Lee retirando esses pesos é na cena épica em que ele destrói o piso da arena da última fase do Exame Chunin em sua luta contra Gaara.

Os famosos pesos em forma de caneleiras de Rock Lee

Com os pesos ele já era considerado um ninja com agilidade admirável, sendo capaz de inibir até mesmo um Sharingan com sua velocidade, sem os pesos é praticamente impossível vê-lo se mover a olho nu.

Rock Lee também possui uma força física acima do normal, já tendo até mesmo destruído um meteoro com apenas um soco e acertado um belo chute em ninguém menos que Madara Uchiha. Sua técnica de luta mais básica é o Punho Forte, que causa apenas danos externos e é altamente eficaz contra a maioria dos inimigos. Gai também ensinou mais algumas técnicas proibidas que fizeram de Lee um mestre em Taijutsu, mas infelizmente não vimos muito disso na prática.

8 Portões Internos

Lee após abrir os Portões em sua luta contra Gaara

Os famosos 8 Portões Internos que geram curiosidade desde o início de Naruto Clássico. Maito Gai ensinou essa técnica secreta para Lee desde muito jovem, com apenas 12 anos o garoto conseguia abrir com perfeição até mesmo o quinto portão. Antes da Quarta Guerra Ninja, ele evoluiu ainda mais seu desempenho e passou a ter controle sobre o sexto portão também.

O próprio Kakashi Hatake reconheceu Lee como um gênio e prodígio ao ver que o garoto conseguia realizar essa técnica ainda tão jovem. Segundo ele, até mesmo ninjas experientes têm grande dificuldade em abrir um único portão.

Como é uma técnica perigosa, Gai estipulou regras para que Lee as utilizasse (apenas quando a sua vida, ou a de alguém que ele ama, estiver em risco), principalmente devido ao desgaste físico e o grande dano que a abertura causa. Mesmo treinando exaustivamente para não ser tão afetado ao abrir os dois primeiros portões, nós vimos o quão esgotado ele fica após a abertura do quinto.

Depois da passagem de tempo entre Naruto Clássico e Naruto Shippuden, vemos que Lee consegue abrir os portões instantaneamente e sem que isso afete seu corpo, apesar de ficar levemente exausto.

Punho Embriagado

Rock Lee bêbado utilizando o Punho Embriagado

A técnica mais legal do ninja com certeza é o Punho Embriagado! Rock Lee tem uma grande resistência física a ponto de abrir os portões de chakra, mas é fraquinho pra bebida (olha a ironia). 

Quando bebe (mesmo que uma gota), Lee se transforma em um ser completamente incontrolável e segundo Gai Sensei, uma vez Lee bebeu um pouco de saquê por engano e isso foi o suficiente para que ele destruísse todo o bar onde estavam, forçando Neji e o próprio Gai a combinarem suas habilidades para segurá-lo.

Alcoolizado, Lee se torna extremamente confiante, imprevisível e imparável. Sua velocidade, destreza, força, ofensiva e esquiva se elevam consideravelmente e, se levarmos em conta que quando o vimos assim ele nem sequer tirou os pesos de suas pernas, dá pra imaginar o quão perigoso ele seria com sua força total. 

Um dos subordinados mais poderosos de Orochimaru, Kimimaro, se sentiu extremamente pressionado com Lee nesse estado, tendo que utilizar as habilidades concedidas pelo Selo Amaldiçoado para conseguir ter alguma chance contra os punhos embriagados.

Inclusive, uma curiosidade sobre essa técnica: Rock Lee é um personagem inspirado no ator Bruce Lee (como o nome sugere) e os movimentos do personagem quando utiliza o Punho Embriagado é bastante similar a alguns movimentos de Bruce em uma das cenas de seus filmes, uma forma de homenagear o ator.

Lee é realmente um personagem que tem todos os requisitos para ser um dos mais amados e queridos pelos fãs, não é à toa que frequentemente vemos alguém falando bem dele por aí. Você também é um dos fãs de Rock Lee? O que você acha sobre o personagem? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: