Naruto: Por que o Rock Lee não pode usar o Ninjutsu ou Genjutsu?

Capa da Publicação

Naruto: Por que o Rock Lee não pode usar o Ninjutsu ou Genjutsu?

Por Flávia Pedro

Rock Lee é, com toda certeza, um dos personagens mais carismáticos de Naruto. Desde sua primeira aparição durante o Exame Chunin, o ninja tem mostrado um grande nível de poder, tendo derrotado ninguém menos que Sasuke Uchiha e sido um dos poucos personagens a conseguir bater de frente com Gaara. Porém, o que chama atenção no personagem é o fato de que Lee não pode executar nenhum Ninjutsu ou Genjutsu, sendo um ninja que foca seus treinos apenas em Taijutsu (técnicas de combate corpo-a-corpo).

Essa limitação de Rock Lee é algo que sempre chamou a atenção dos fãs do anime e não existe uma explicação oficial dada pelo autor Masashi Kishimoto. Isso faz com que alguns fãs tentem achar respostas que justifiquem ele ser o único ninja que não possui essa habilidade e são essas teorias que traremos à vocês para tentarmos achar uma resposta para essa dúvida.

Por que Rock Lee não usa Ninjutsu ou Genjutsu?

Rock Lee em combate com seu Taijutsu

A teoria mais comum e quase um consenso entre os fãs de Naruto é que Rock Lee não faz Ninjutsu ou Genjutsu porque não tem chakra o suficiente para isso. Aparentemente, o garoto tem uma quantidade pequena de chakra, o que lhe permite andar sobre a água e até escalar determinados locais, mas realizar selos de mão para fazer um jutsu é algo que ele simplesmente não consegue. Outro exemplo que muitos citam são as aberturas dos portões de chakra. Para abri-los é necessário que haja minimamente um controle do chakra que percorre todo o corpo para assim liberar a partir de cada portão uma quantidade a mais de poder.

Existem também as teorias que só se conformam com o fato de que Lee não nasceu para usar ninjutsu e isso basta. Ele provavelmente nasceu com níveis de chakra de pessoas normais que moram em Konoha, aquelas que não são especiais ou ninjas, mas mesmo assim decidiu se tornar um ninja e ao encontrar seu sensei, Maito Gai, descobrindo que sua determinação poderia torná-lo um especialista poderoso em Taijutsu.

Frases do próprio Lee podem fundamentar esse raciocínio, como:

“Um gênio, hein? O que isso significa? ‘Gênio’? Então eu não nasci com muito talento natural, nem dotado como o Neji… Mas trabalho muito e nunca desisto! Esse é o meu presente, esse é o meu jeito ninja!”

Também podemos encontrar teorias que ligam Lee à sua “origem”. Segundo elas, Rock Lee foi criado para ser um personagem chinês, por isso ele é tão diferente fisicamente e até mesmo sua dublagem tem elementos diferentes. Essa é a única justificativa dada por essa teoria para que Lee só conseguisse usar técnicas de combate corpo-a-corpo, sem dar maiores explicações de como isso interfere diretamente na dinâmica de um corpo ninja.

Quais são as técnicas de Taijutsu?

Mesmo sem utilizar as técnicas mais comuns, Rock Lee alcançou um nível de poder e domínio de Taijutsu admiráveis até para os senseis mais experientes. O garoto, ainda no Exame Chunin, venceu Sasuke em um confronto rápido e massacrou Gaara durante o duelo oficial do exame. Mesmo com Gaara saindo como campeão oficial, é difícil encontrar um fã que não tenha considerado Lee o verdadeiro campeão da penúltima fase da prova.

Rock Lee na abertura dos portões

Com tanto treino, Lee desenvolveu algumas técnicas muito conhecidas pelos fãs. São elas:

  • Os Oito Portões: essa é uma técnica extremamente difícil até mesmo para ninjas experientes, pois exige mais que apenas treino, como um grande controle de seu próprio corpo. É uma técnica muito perigosa para o próprio usuário por gerar um grande desgaste físico, fazendo com que ele só seja autorizado a utilizá-la em circunstâncias específicas como vida e morte, salvar alguém que ama e defender seu jeito ninja.

Rock Lee embriagado na luta contra Kimimaro

  • Punho Embriagado: quem não lembra do Rock Lee bêbado após confundir remédio e saquê? Aparentemente, quando o garoto bebe – mesmo que pouca quantidade de álcool – perde o controle e sua força aumenta consideravelmente, sendo difícil até mesmo para Gai sensei pará-lo sem machucá-lo. Ao beber, Rock Lee aumenta consideravelmente sua velocidade e destreza nos movimentos, deixando o próprio Kimimaro (um dos subordinados de Orochimaru) impressionado com sua combatividade.

Mesmo não possuindo as habilidades mais comuns entre os ninjas, Lee se mantém como um dos alunos mais fortes e determinados da escola ninja, sendo um personagem que serve de exemplo de superação, determinação e esforço pessoal até os dias de hoje.

Mas qual dessas teorias ou conclusões de fãs vocês mais gostam ou concordam? Acha que tem alguma outra explicação para a ausência de habilidade de Rock Lee? Deixe nos comentários!

Confira também: