Byakugan: Como funciona o doujutsu do clã Hyuga em Naruto

Capa da Publicação

Byakugan: Como funciona o doujutsu do clã Hyuga em Naruto

Por Flávia Pedro

Ao longo da história em Naruto somos apresentados a algumas habilidades oculares bastante poderosas. Entre elas, existem algumas que se destacam como os 3 grandes doujutsus: o Sharingan, o Rinnegan e o Byakugan. Dentre esses, o menos explorado por Masashi Kishimoto com certeza foi o Byakugan, que apesar de ser uma técnica bastante poderosa, acabou perdendo espaço para as outras duas.

Por isso, vamos te contar tudo sobre esse doujutsu, desde sua origem a habilidades ligadas a ele!

O que é Byakugan?

Kaguya Otsutsuki

O Byakugan é um doujutsu (uma técnica ocular) kekkei genkai (técnica concedida por herança sanguínea) que chegou ao planeta Terra graças à Kaguya Otsutsuki e depois foi passado geneticamente para um de seus filhos, que futuramente se tornou o progenitor do Clã Hyuga.

Com o passar das gerações o Byakugan começou a ser uma técnica cobiçada por muitas outras vilas, o que por muitas vezes gerou confrontos para roubar estes olhos. Um exemplo disso é que Kirigakure (a Aldeia da Névoa) acabou conseguindo obter apenas um olho Byakugan. Vemos isso em Naruto Shippuden, durante a reunião dos Kages, quando Sasuke invadiu a sala onde todos estavam e o segurança da Mizukage revelou estar sobre posse deste olho.

Ao, o ninja da Aldeia da Névoa portador do Byakugan.

Por isso, para evitar que esta técnica caísse em mãos erradas, o Clã Hyuga se dividiu entre os ramos principal e secundário, este segundo devendo prestar absoluta servidão e obediência ao primeiro. Como consequência dessa nova ordem, os integrantes dos ramos secundários receberam um selo de maldição em sua testa que os mantinha na linha e causava fortes dores de cabeça em caso de desobediência, e que selariam e inutilizariam seus olhos após sua morte.

Neji Hyuga é um dos personagens que fazem parte da segunda ramificação de seu Clã e é através de seu desenvolvimento pessoal que entendemos essa dinâmica entre as ramificações.

Quais são as características físicas do Byakugan?

Byakugan ativado.

Byakugan literalmente significa “Olho Branco“, sendo essa sua principal característica. Diferente de outros personagens, os integrantes do Clã Hyuga tem olhos esbranquiçados sem nenhum outro detalhe, a não ser quando ativam seu kekkei genkai. Nesse momento seus olhos ganham uma certa profundidade e hostilidade, além do que mais chama a atenção: veias saltam na região da testa, têmporas e bochechas.

Quais são as habilidades do Byakugan?

Ponto cego do Byakugan.

A principal habilidade do Byakugan consiste em ter um campo de visão equivalente a 360º, com a exceção de um único ponto cego bem pequeno, localizado na nuca. Assim que é ativado, o Byakugan permite que seu usuário enxergue tudo em uma área de no mínimo 50 metros, mas essa distância pode ser amplificada de acordo com treinamento. Hinata Hyuga ao final de Naruto Shippuden ampliou sua capacidade de visão em 10km.

Essa capacidade de visão aprimorada permite que o usuário consiga ver até mesmo pessoas escondidas por trás de paredes e barreiras, sendo infinitamente melhor que um olho comum. Se opondo ao Sharingan (que é despertado a partir de momentos que alteram o emocional) o Byakugan é comum desde o nascimento e seu uso está diretamente ligado a treinamentos físicos e não a questões emocionais.

A visualização de pontos de chakra por meio do Byakugan.

Outra habilidade que vemos ainda em Naruto Clássico é a capacidade de enxergar o fluxo de chakra de seus oponentes, o que facilita o combate. Isso porque, com essa visão, os ninjas que possuem o Byakugan conseguem ver os pontos exatos que quando golpeados interrompem esse fluxo, deixando seu oponente indefeso quando o ataque é bem sucedido.

Se baseando nesta técnica de pontos de chakra o Clã Hyuga desenvolveu um taijutsu que lhes permite acertar seus adversários de forma mais fácil em um combate corpo a corpo. Essa técnica se chama Punho Gentil, podendo variar de 2 a 64 golpes e cada um deles, se aplicado de forma correta, danifica os órgãos internos do corpo.

Passo Gentil dos Punhos de Leões Gêmeos.

Juntando as habilidades concedidas pelo Byakugan e o taijutsu desenvolvido pelo Clã, surgiu outra técnica chamada Rotação. Esta é uma técnica mais defensiva que permite a seus usuários a liberação de chakra de todos os 64 pontos de seu corpo, formando uma espiral enquanto eles giram. Além disso, também é possível gerar vácuo concentrando chakra na palma das mãos, conseguindo acertar adversários em grandes distâncias.

Existem outros golpes que envolvem o estilo de taijutsu dos Hyuga, mas estes não foram muito bem explorados ao longo da obra. Eles são: dissipação de genjutsu, parede de vácuo, 32 Palmas, e as Palmas Gêmeas.

O que é Tenseigan?

Tenseigan do personagem Toneri Otsutsuki.

O Tenseigan é basicamente uma melhoria dentro da genética do Byakugan. A primeira manifestação foi em Hamura Otsutsuki, mas após sua morte seus olhos viraram objeto de adoração a ser preservado eternamente.

É possível adquirir o Tenseigan combinando o chakra das duas linhagens – Hyuga e Otsutsuki – e se um Otsutsuki implanta em si mesmo um Byakugan do Clã Hyuga automaticamente seu chakra o transformará nessa versão melhorada. Toneri Otsutsuki, o segundo usuário de Tenseigan, sequestrou Hanabi Hyuga para realizar esse transplante.

Você conhecia essas curiosidades sobre o Byakugan? O que você acha sobre essa habilidade? Divide sua opinião com a gente nos comentários! 

Confira também: