Kekkei Genkai: Tudo sobre a técnica de Naruto

Capa da Publicação

Kekkei Genkai: Tudo sobre a técnica de Naruto

Por Nick Narukame

O universo apresentado pelo mangá e anime Naruto é repleto de técnicas diferenciadas, transformando os ninjas em criaturas extremamente poderosas na historia. Algumas dessas habilidades são tão raras e únicas que se tornam o diferencial de determinados personagens, funcionando quase como uma de suas marcas registradas. As mais raras dessas técnicas, sem dúvida, seriam as kekkei genkai e, neste artigo, buscamos apresentar todos os fatos importantes sobre a técnica para que você fique por dentro de tudo que a envolve.

O que é kekkei genkai?

Ao contrário das demais técnicas apresentadas na trama, as kekkei genkais não podem simplesmente ser ensinadas de mestre para aprendiz. Afinal, elas são, majoritariamente, de técnicas hereditárias, passadas de geração em geração, entre os membros de um determinado clã.

Sharingan, kekkei genkai do clã Uchiha.

Embora não possam ser ensinadas, essas habilidades podem ser transferidas se forem do tipo que se concentram em determinados órgãos corporais. Ou seja, é possível que, com um transplante outro ninja consiga utilizar esses dons. Foi o que aconteceu com o sharingan de Obito Uchiha, por exemplo, que foi transplantado para o olho esquerdo de Kakashi Hatake, concedendo a habilidade de copiar os jutsus que o ninja via.

O que é doujutsu?

Dentre as Kekkei Genkai, são os doujutsus as técnicas mais conhecidas do anime e do mangá. Doujutsu significa “técnica ocular”, em uma tradução livre, e trata-se de habilidades que encontram-se presentes exclusivamente nos olhos de seus usuários, como é o caso do Sharingan.

Byakugan, kekkei genkai do clã Hyuga.

Os doujutsus frequentemente são utilizados para potencializar o combate e não necessitam de posições de mãos para serem ativados, portanto, eles não chegam a serem classificados como estilo de jutsu como os conhecidos ninjutsu, taijutsu e genjutsu.

Quais são os principais doujutsus?

Os dois doujutsus mais famosos da franquia tratam-se do sharingan, passado através de herança sanguínea entre os membros do clã Uchiha, e o byakugan, herdado pelos membros do clã Hyuga.

Como já mencionado anteriormente, o sharingan permite que seu usuário consiga copiar jutsus que venham a ser executado perante seus olhos, também concedendo habilidades hipnóticas e de reconhecimento de chakra.

O byakugan, por sua vez, dá ao ninja um campo de visão de 360º e a capacidade de enxergar perfeitamente até 50 metros de distância de sua localização atual, podendo ter essa limitação estendida através de treinamento contínuo.

O rinnegan é considerado o mais forte dentre os doujutsus.

Os dois doujutsus citados fazem parte dos Três Grandes Doujutsus, junto ao rinnegan, kekkei genkai do clã Otsutsuki (o mais forte dentre os doujutsus existentes), concedendo ao seu usuário uma série de habilidades notáveis conhecidas como técnica dos seis caminhos, apresentando a capacidade de manipular atração e repulsão, absorção de chakra e invocação de pessoas e criaturas de outras dimensões, dentre outras coisas.

Outros tipos de kekkei genkai

Mas não é apenas de doujutsus que se mantém as kekkei genkais. Também há aquelas que dão ao ninja que as possui a capacidade de combinar elementos específicos e criar novos golpes a partir dessa junção, coisa que um shinobi comum — que não é dotado desta rara habilidade genética — não conseguiria fazer.

Haku utilizando sua kekkei genkai contra Naruto e Sasuke na fase clássica.

É o que vemos, por exemplo, no caso de Haku, um dos primeiros inimigos enfrentados por Naruto e Sasuke durante a fase clássica do anime. Haku, graças as habilidades herdadas pelo clã Yuki ao qual sua mãe pertencia, é capaz de fundir ar e água e criar jutsus no estilo gelo. O gelo criado dessa forma é muito mais resistente do que um gelo comum, resistindo ao fogo e se provando uma arma poderosa.

Onde assistir Naruto?

Apesar da série principal de Naruto ter acabado em 2017, uma sequencia direta estrelada por seu filho e pelos filhos de seus amigos está sendo exibida desde abril do mesmo ano contando com mais de 200 episódios até o momento.

Himawari, filha de Naruto e Hinata, possui a kekkei genkai do clã Hyuga, herdada de sua mãe.

Todos os episódios da fase clássica e da Shippuden podem ser assistidos na Netflix, Crunchyroll e Funimation, embora as aventuras apresentadas por Boruto: Naruto Next Generations ainda não tenham chegado a Netflix ainda.

E você? Assistiu ao anime o suficiente para saber de outras curiosidades sobre as kekkei genkais? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: