O que é a Canção de Gelo e Fogo de Game of Thrones e A Casa do Dragão?

Capa da Publicação

O que é a Canção de Gelo e Fogo de Game of Thrones e A Casa do Dragão?

Por Jaqueline Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

A Casa do Dragão marcou o retorno do fenômeno Game of Thrones ao audiovisual. Com novos personagens e uma trama repleta de intrigas familiares, a série da HBO tem como foco a Casa Targaryen, em um período de intensos conflitos entre os herdeiros do dragão. 

Se você já está acompanhando a série, então deve se lembrar de que, no final do primeiro episódio, a famosa Canção de Gelo e Fogo é mencionada pelo Rei Viserys I Targaryen à Rhaenyra Targaryen, fazendo uma ponte direta com os eventos de Game of Thrones. Sendo a tradução literal da conceituada saga literária de George R. R. Martin, a Canção não fica restrita apenas ao nome da série de livros e pode ter uma forte influência na conclusão da obra.

Mas afinal, o que é a Canção de Gelo e Fogo de Game of Thrones e A Casa do Dragão? Vem com a gente que nós vamos te explicar em detalhes o que ela significa no universo criado por Martin!

O que é a Canção de Gelo e Fogo?

O Rei Viserys conta para Rhaenyra que A Canção de Gelo e Fogo foi uma visão de Aegon, o Conquistador.

Para entender o que é a Canção de Gelo e Fogo, vamos relembrar o momento em que o conceito é citado em A Casa do Dragão. Como dito, a cena em que a Canção é mencionada está no final do primeiro episódio quando o Rei Viserys conta para Rhaenyra que ela será a sua escolhida para herdar o Trono de Ferro

É nessa sequência que Viserys explica para a filha uma visão de Aegon, o Conquistador, o primeiro rei da Casa Targaryen em Westeros. Chamando-a de A Canção do Gelo e Fogo, o rei conta que Aegon teve uma visão sobre o final dos tempos, onde o inverno seria tão terrível que poderia dar um fim definitivo aos Sete Reinos, destruindo o mundo dos vivos.

Enquanto Rhaenyra escuta com atenção, Viserys diz que, quando a profecia de Aegon se tornasse uma realidade, um Targaryen deveria estar sentado no Trono de Ferro, pois só assim a humanidade seria salva. 

Viserys também conta que aquela visão vinha sendo transmitida de geração para geração de Targaryens, entre reis e seus herdeiros, e que Rhaenyra era a próxima que deveria repassá-la e protegê-la.

Qual é a relação entre a Canção de Gelo e Fogo e Game of Thrones?

A Canção de Gelo e Fogo faz referência aos eventos relacionados aos Caminhantes Brancos, de Game of Thrones.

Embora a cena de A Casa do Dragão não mencione o período temporal exato de quando a profecia da Canção de Gelo e Fogo aconteceria, ela faz uma referência direta aos eventos narrados em Game of Thrones no que diz respeito aos Caminhantes Brancos.

Quem acompanhou a série original, ou leu As Crônicas de Gelo e Fogo, sabe que o batalhão de mortos-vivos do Rei da Noite só se tornou uma ameaça concreta em Westeros durante o período narrado no seriado e nos livros. Na época em que A Casa do Dragão se passa, havia um certo mistério em torno dos Outros, e acreditava-se que eles não tinham sido avistados por milhares de anos. 

Entretanto, vale ressaltar que a visão Aegon, do jeito que foi contada na série derivada, não é mencionada em Game of Thrones. Ainda assim, a mitologia criada por Martin conta com uma variedade de profecias e previsões, logo a visão de Aegon não é algo incomum nesse universo e nem mesmo entre os Targaryen, já que alguns integrantes da Casa chegaram a ter os chamados Sonhos de Dragão, que basicamente são sonhos proféticos. 

O Rei da Noite e seu exército de mortos-vivos foi uma das maiores ameaças de Game of Thrones.

Mas voltando a como a Canção de Gelo e Fogo se relaciona com Game of Thrones. Foi na última temporada da série que aconteceu o grande embate entre os Caminhantes Brancos e os Sete Reinos (bem, parte dele). Sabendo da ameaça há algum tempo, é Jon Snow quem se encarrega de tentar conseguir ajuda para vencer os Outros, sendo que Daenerys Targaryen era uma de suas principais aliadas nessa empreitada. 

Porém, quem estava no Trono de Ferro na época era Cersei Lannister, que se recusou a prestar ajuda na batalha. Ou seja: quando o grande perigo previsto por Aegon chegou não era um Targaryen que estava sentado no Trono. Por mais que a série tenha revelado que Jon Snow era, na verdade, o filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark, provando que ele de fato tinha sangue do dragão nas veias, nem ele e nem Daenerys estavam no Trono de Ferro quando o Rei da Noite invadiu Westeros. 

Mesmo diante desse cenário, o grupo consegue triunfar perante o Rei da Noite e seus mortos-vivos. Eventualmente, Dany conquista Porto Real, mas acaba sendo morta antes de iniciar seu reinado. Já Jon Snow se recusa a abraçar sua herança e parte para uma espécie de exílio para além da Muralha. 

A Canção de Gelo e Fogo está nos livros de George R. R. Martin?

Assim como na série Game of Thrones, a visão de Aegon não está exatamente descrita dessa forma nos livros de George R. R. Martin. Há alguns indícios, mas nada muito concreto foi estabelecido até o momento.

Como já é do conhecimento dos fãs, o final dos livros não será necessariamente o mesmo da série da HBO. Com Os Ventos do Inverno, sexta obra de As Crônicas de Gelo e Fogo, ainda em processo de desenvolvimento, não temos muitos detalhes sobre como a profecia da Canção de Gelo e Fogo acontecerá nas páginas dos livros. 

Em entrevista à Vanity Fair, Martin comentou sobre o significado da visão de Aegon e respondeu se tinha sido um elemento criado apenas para o audiovisual ou se também estaria nos livros. 

Martin disse:

“É mencionado aqui e ali [a profecia de Aegon] – em uma conexão com o príncipe Rhaegar, por exemplo. É algo tão extenso agora. Nos contos de Dunk e Egg, há um dos irmãos de Egg que possuem esses sonhos proféticos, que ele não conseguia lidar, claro. Ele se tornou um bêbado porque aquilo o assustava. Se você voltar para Daenys, a Sonhadora, por que ela foi embora? Ela viu a perdição de Valíria chegando. Tudo faz parte disso, mas ainda estou a dois livros antes de finalizar [a saga], então não expliquei totalmente.”

Levando a fala de Martin em consideração e o fato de que o final dos livros será diferente da conclusão de Game of Thrones, a menção da Canção de Gelo e Fogo no primeiro episódio de A Casa do Dragão pode indicar uma certa importância do assunto tanto para a Casa Targaryen como para o futuro de Westeros. Só nos resta esperar para saber como o escritor vai lidar com essa informação (ou não) nos livros e o quão diferente será da maneira como a série da HBO terminou. 

Qual é a sua teoria sobre o final de As Crônicas de Gelo e Fogo? Acha que a visão de Aegon vai de fato ter um papel fundamental na grande vitória contra os Outros? Não deixe de comentar!

A Casa do Dragão e Game of Thrones estão disponíveis na HBO Max.

Aproveite também para conhecer mais sobre Daemon Targaryen, personagem de A Casa do Dragão que é interpretado por Matt Smith: