Game of Thrones: George R. R. Martin diz que final dos livros será diferente da série

Capa da Publicação

Game of Thrones: George R. R. Martin diz que final dos livros será diferente da série

Por Melissa de Viveiros

Game of Thrones foi um dos maiores fenômenos da televisão, mas suas temporadas finais deixaram grande parte do público desgostoso. Quem espera um desenvolvimento diferente na obra literária de George R. R. Martin em que a série se baseou, porém, pode comemorar: de acordo com o autor, é inevitável que existam diferenças entre o fim que está escrevendo e aquele visto na produção da HBO.

Em seu blog, Martin começou relembrando uma analogia que utiliza frequentemente para descrever seu processo de trabalho. Ele falou sobre alguns escritores serem “arquitetos” planejando cuidadosamente cada passo de sua obra. Outros, no entanto, seriam “jardineiros”, que semeiam ideias e aguardam para ver o que e como essas sementes se desenvolvem.

Ele próprio diz ser muito mais um “jardineiro”, e diz que suas histórias “crescem e se desenvolvem e mudam conforme eu as escrevo”. Sem querer entregar muito sobre o próximo livro da série, Martin continua falando que está trabalhando em Os Ventos do Inverno, e revela que as coisas estão tomando rumos diferentes ao longo do processo.

Em seguida, o autor passa a falar sobre a série, dizendo que percebeu como seu tipo de escrita vem distanciando a trama da série da HBO:

“O que eu notei mais e mais recentemente, no entanto, é que minha jardinagem está me levando mais e mais para longe da série de televisão. Sim, algumas coisas que vocês viram em Game of Thrones da HBO vocês também verão em Os Ventos do Inverno (embora talvez não da mesma forma)… mas muito do resto vai ser bem diferente.”

Um dos motivos pelos quais Martin afirma que isso era inevitável é que os livros são muito mais longos e complexos que a obra televisiva. Além disso, ele menciona que inúmeros personagens importantes, como Arianne MartellJon Connington e Vitarion Greyjoy sequer existiam na série. Outro ponto seria que, mesmo personagens equivalentes frequentemente se distanciaram dos livros, como é o caso de Yara Greyjoy, irmã de Theon chamada de Asha nos livros, e Euron Greyjoy, que o próprio autor diz ser muito diferente de sua versão.

Apesar de existir nos livros e na série, Euron Greyjoy é extremamente diferente nas duas versões.

O texto continua, com o escritor prometendo não dar spoilers mas falando sobre algumas diferenças que os fãs podem esperar:

“Uma coisa que posso dizer, em termos gerais o bastante para não dar nenhum spoiler: nem todos os personagens que sobreviveram até o fim de Game of Thrones vão sobreviver até o fim de As Crônicas de Gelo e Fogo, e nem todos os personagens que morreram em Game of Thrones vão morrer em As Crônicas de Gelo e Fogo. (Alguns vão, com certeza. Talvez a maioria. Mas definitivamente não todos) ((É claro, eu posso mudar de ideia novamente semana que vem, com o próximo capítulo que escrever. Isso é jardinagem)).

E o final? Vocês vão ter que esperar até que eu chegue lá. Algumas coisas serão iguais. Muitas não serão.”

Finalizando, Martin diz estar ciente que as comparações serão inevitáveis, e que certamente algumas pessoas vão preferir a versão dele ou a da série. O autor também se disse triste que alguns fãs parecem determinados a odiar o próximo livro não importa o que aconteça, por conta de sua demora para escrever. Ainda assim, o escritor afirmou que não pode fazer nada além de continuar escrevendo.

Os Ventos do Inverno, próximo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, ainda não tem previsão de lançamento. Na TV, o universo de Game of Thrones retorna este ano com A Casa do Dragão, que chega à HBO Max dia 21 de agosto.

Veja também: