Game of Thrones: Qual é a ordem dos livros de George R. R. Martin?

Capa da Publicação

Game of Thrones: Qual é a ordem dos livros de George R. R. Martin?

Por Jaqueline Sousa

A estreia bombástica de House of the Dragon relembrou a todos como Game of Thrones é um dos maiores fenômenos da cultura pop. Mas embora grande parte desse sucesso venha das séries da HBO, o maior responsável por todo o universo da franquia é o escritor George R. R. Martin

Criador da saga de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, que inspirou o seriado, Martin é um dos autores mais renomados do ramo e sua genialidade é muitas vezes comparada a outro mestre da literatura do gênero fantástico, J. R. R. Tolkien.

Se você é fã de Game of Thrones e sempre teve vontade de ler os livros que inspiraram a série, mas não sabe como ou por onde começar, seus problemas acabaram. Preparamos um guia completo com a ordem correta para ler As Crônicas de Gelo e Fogo, assim como as demais obras derivadas desse universo!

A ordem correta para ler As Crônicas de Gelo e Fogo

A Guerra dos Tronos 

Capa do livro A Guerra dos Tronos.

A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da saga As Crônicas de Gelo e Fogo. A obra foi publicada pela primeira vez em 1996 e foi a responsável por nomear a série da HBO, além de servir como base para a primeira temporada da produção.

Na trama do livro, acompanhamos uma saga de fantasia épica com um destaque especial para a jornada do lorde Eddard Stark, ou apenas Ned. Guardião do Norte, ele precisa deixar seu posto em Winterfell para se tornar a nova Mão do Rei Robert após a morte misteriosa de Jon Arryn, que era a Mão anterior. 

Longe de casa, Ned vai conhecendo aos poucos as intrigas políticas de Porto Real, a sede da corte, sem nem ao menos imaginar que perigos sombrios e forças sobrenaturais se escondem por trás da Muralha que protege a região do Norte. Enquanto isso, um jovem rei exilado planeja uma vingança para recuperar o Trono de Ferro de Westeros, herança de sua família. 

A Fúria dos Reis

Capa do livro A Fúria dos Reis.

Dando continuidade à saga de Martin, A Fúria dos Reis é o segundo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, publicado pela primeira vez em 1998. A trama da obra se aprofunda ainda mais nas intrigas e disputas entre aqueles que desejam ocupar o Trono de Ferro, eventos que culminam em uma intensa guerra civil nos Sete Reinos de Westeros. 

Enquanto os Starks e os Lannisters se preparam para uma confronto grandioso, o irmão do falecido Rei Robert, Stannis Baratheon, une-se a uma religião misteriosa para tentar reivindicar o Trono para si ao mesmo tempo que seu irmão mais novo decide se proclamar rei. E mais: uma nova ameaça parece surgir ao Leste, com dragões poderosos prestes a desembarcarem em Westeros.

A Tormenta de Espadas

Capa do livro A Tormenta de Espadas.

A Tormenta de Espadas é o terceiro livro escrito por Martin para As Crônicas de Gelo e Fogo. A publicação original aconteceu em 2000 e dá sequência ao épico de fantasia com louvor. 

Na trama, o futuro de Westeros está mais incerto do que nunca. Mesmo com grande parte dos candidatos ao Trono fora de jogo, a guerra ainda continua devastando os Sete Reinos. Nesse cenário, Joffrey, filho de Cersei Lannister, mantém a coroa mais cobiçada da região em sua cabeça, demonstrando atitudes instáveis e completamente insanas.

Já no Norte, Robb Stark segue planejando sua batalha contra os Lannister, enquanto sua irmã permanece refém dos leões em Porto Real. Neste ínterim, Daenerys Targaryen continua sua jornada de travessia a caminho de Westeros com a ajuda de três dragões, as únicas criaturas da espécie que restam no mundo.

Mas tudo isso pode parecer insignificante à medida que os Outros, um batalhão de mortos-vivos terríveis, avança em direção aos Sete Reinos. 

O Festim dos Corvos

Capa do livro O Festim dos Corvos.

O Festim dos Corvos é o quarto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo. A obra foi publicada originalmente em 2005 e acompanha um período da história de Westeros onde antigas peças no tabuleiro político da região estão fora do jogo pelo Trono de Ferro.

Mesmo que a guerra pareça ter chegado ao fim, esse é só o começo de novas alianças. Assim, diversos lordes dos Sete Reinos planejam seus próximos passos para aumentarem seus domínios em Westeros, enquanto arriscam suas vidas para conseguirem sobreviver. 

A Dança dos Dragões

Capa do livro A Dança dos Dragões.

A Dança dos Dragões é o quinto livro da épica saga de George R. R. Martin. Publicado em 2011, esse é o último livro lançado, até o momento, de As Crônicas de Gelo e Fogo

Em um reino à beira da ruína, personagens antigos e novos se unem para protagonizar mais disputas acirradas pelo Trono de Ferro. Enquanto Stannis Baratheon chega ao Norte para tentar conquistar apoio da região, Jon Snow passa a comandar a Patrulha da Noite e precisa enfrentar uma série de inimigos dentro e fora da Muralha. 

Por outro lado, as ações de Daenerys Targaryen começam a ganhar fama nos Sete Reinos, o que resulta em novas estratégias daqueles que estão interessados no poder da jovem. 

Os Ventos do Inverno 

Os Ventos do Inverno, sexto livro da saga, ainda não tem previsão de lançamento.

O tão aguardado The Winds of Winter, ou Os Ventos do Inverno em português, é o sexto livro da saga d’As Crônicas de Gelo e Fogo. Mesmo após mais de uma década do lançamento de A Dança dos Dragões, a obra que dará continuidade à série literária permanece sem uma data de estreia confirmada

Isso porque George R. R. Martin segue escrevendo Os Ventos do Inverno. Mas os fãs não estão completamente alheios sobre o que esperar do livro, já que o autor costuma dar atualizações sobre o processo de escrita em seu blog pessoal

Recentemente, Martin revelou que o final dos livros será diferente daquele exibido na conclusão da série. Quem é fã de Game of Thrones sabe que o último episódio do programa da HBO não agradou nem um pouco, por isso a pressão em cima do escritor a respeito do assunto é sempre gigantesca. 

Quais são as obras derivadas de As Crônicas de Gelo e Fogo?

Além da saga principal, que foi listada acima, George R. R. Martin também publicou algumas obras derivadas desse universo. Caso você também se interesse por elas, seguem aqui o que mais há para se desbravar na história de Westeros.

Os contos de Dunk & Egg

Capa de O Cavaleiro dos Sete Reinos.

Contos de Dunk & Egg faz parte do material complementar do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo. As histórias – três no total – acompanham as aventuras do cavaleiro Dunk e de seu jovem escudeiro Egg, cerca de 100 anos antes dos eventos narrados na saga principal. 

Aqui no Brasil, os contos foram publicados pela primeira vez em 2014, pela editora Leya, em uma edição única intitulada O Cavaleiro dos Sete Reinos. A obra contém os contos:

  • O Cavaleiro Andante;
  • A Espada Juramentada;
  • O Cavaleiro Misterioso.

Fogo e Sangue

Capa do livro Fogo e Sangue.

Também escrito por Martin, Fogo e Sangue é um prelúdio da saga As Crônicas de Gelo e Fogo. A obra conta a história da família Targaryen e como a Casa dos dragões dominou Westeros por gerações até ser devastada pela guerra civil que ficou conhecida como a Dança dos Dragões

O livro foi usado como inspiração para A Casa do Dragão, série derivada de Game of Thrones que estreou na HBO em 21 de agosto de 2022.  

Outras obras derivadas

Além dos livros citados acima, Game of Thrones também possui algumas histórias imaginárias que fazem relatos históricos do universo criado por Martin. Além de Fogo e Sangue, também há as seguintes obras:

  • A Princesa e a Rainha (conto);
  • O Príncipe de Westeros (conto);
  • O Mundo de Gelo e Fogo (livro);
  • Os Filhos do Dragão (conto).

Onde ler As Crônicas de Gelo e Fogo?

Atualmente, todos os livros do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo são publicados pelo selo Suma da editora Companhia das Letras, no Brasil. Além do objeto físico, as obras também estão disponíveis no formato de eBook pela mesma editora em plataformas como o Kindle da Amazon.

Aproveite também para conhecer os dragões mais poderosos de Game of Thrones: