Batman 2: O que já sabemos sobre a sequência do filme com Robert Pattinson

Capa da Publicação

Batman 2: O que já sabemos sobre a sequência do filme com Robert Pattinson

Por Arthur Eloi

Atenção: Alerta de Spoilers!

Batman finalmente chegou aos cinemas e conseguiu ir além de só atender as altíssimas expectativas dos fãs. Por mais que parte do público tenha ficado um pouco cético com a escalação de Robert Pattinson no início, o filme de Matt Reeves entregou uma    visão inédita de Gotham City e resgatou o elemento de investigação do Homem-Morcego.

Com o longa impressionando nas críticas e quebrando recordes na bilheteria, é lógico se perguntar: vai rolar continuação?

Batman vai ganhar sequência?

Sim! Mas talvez não tão cedo assim. O diretor Matt Reeves afirmou recentemente que começou a discutir um novo filme, mas ainda em estágios iniciais. É certo que, dado o sucesso, a Warner Bros. aprovará uma continuação.

De qualquer forma, não será preciso esperar por um novo longa para ver a continuação dessa trama. Batman foi o ponto de partida de um universo, que seguirá os passos de O Esquadrão Suicida (2021) e será retomado na televisão. O Pinguim, vivido por Colin Farrell, que é um dos maiores destaques do filme, terá um seriado próprio na HBO Max, com o retorno do ator.

“Continuação” de Batman será em forma de série de TV focada no Pinguim

Inicialmente, a ideia era acompanhar a delegacia de polícia de Gotham City, em um programa que traria de volta o Jim Gordon de Jeffrey Wright (e que tinha uma premissa muito parecida com a de Gotham), mas a ideia foi cancelada antes mesmo de sair do papel.

Há ainda um terceiro projeto em desenvolvimento. Batman é marcado por uma pegada de filme de terror, tanto nas armadilhas do Charada (Paul Dano) quanto no jeito que o próprio Homem-Morcego é filmado. Matt Reeves pretende expandir essa abordagem em uma série de horror ambientada no Asilo Arkham, a instituição conhecida por abrigar os criminosos mais perigosos de Gotham City.

Qual será a trama de Batman 2?

Cena final do Charada em Batman dá o tom da sequência

Com o primeiro filme ainda nos cinemas, obviamente ainda não há detalhes sobre a trama da sequência – que sequer foi oficializada até o momento. E o longa também é um dos raros casos de filme de herói sem uma cena pós-créditos. No caso de Batman, a sequência é estabelecida ainda dentro de suas três horas de duração.

Na reta final do filme, o Charada é mandado ao Asilo Arkham, e lá acaba fazendo um colega um pouco perigoso. Enquanto o longa não fala com todas as palavras, o personagem é, sem dúvidas, o Coringa, vivido por Barry Keoghan (Eternos).

Assim, é certo dizer que a sequência colocará o Homem-Morcego contra seu principal inimigo, o Palhaço Rei do Crime, ainda que Matt Reeves também queira explorar outros vilões das HQs do herói, como o Silêncio.

Quem retornará para Batman 2?

Final de Batman deixa portas abertas para o retorno da Mulher-Gato

Como a sequência ainda não foi oficializada, o elenco ainda não assinou para o próximo filme, mas é possível ver que os atores estão animados em retornar. Robert Pattinson, que vive o Batman, afirmou já ter planejado como interpretaria Bruce Wayne nos anos seguintes: “Eu meio que fiz um mapa de para onde a psicologia de Bruce poderia crescer ao longo de mais dois filmes. Eu adoraria fazer isso”, falou.

O mesmo vale para Zoë Kravitz, que enfim conseguiu (e tirou de letra) o papel de Mulher-Gato após ter sido impedida de sequer testar para estrelar o filme de Christopher Nolan na década passada.

Outra figura que está muito animada com a possibilidade de voltar para a continuação é Barry Keoghan, cujo Coringa teve apenas uma única cena no filme todo. Mesmo assim, o ator afirmou estar muito grato pelo papel, por ter contracenado com Paul Dano e ainda rasgou elogios à Matt Reeves: “Fazer parte do universo do Batman é algo grande. Eu sou um fã desses filmes, especialmente o universo do Batman. Então, estar nesse mundo, ainda estou me beliscando”.

Barry Keoghan, de Eternos, viverá o Coringa na sequência de Batman

É difícil imaginar um Batman 2 sem a direção de Matt Reeves. O cineasta se mostra bastante orgulhoso de seu trabalho, e profundamente envolvido nos derivados e nas conversas sobre uma continuação. Na abordagem atual da Warner Bros., que valoriza a visão dos cineastas, é quase impossível que uma continuação seja aprovada sem o diretor.

Por fim, os retornos do Pinguim de Colin Farell e do Charada de Paul Dano dependem unicamente dos eventos de suas respectivas séries de TV, e se a possível sequência encontrará uma forma de incluí-los sem soar gratuito.

Quando estreia Batman 2?

Há apenas especulações, visto que a Warner Bros. ainda não oficializou a sequência ainda. De qualquer forma, o produtor Dylan Clark reforçou que o projeto está em desenvolvimento, mas deu a entender que é melhor os fãs baixarem um pouco as expectativas de ver a continuação imediatamente: “Eu vou deixar isso registrado e dizer que vai ser menos de cinco anos”, afirmou Clark.

Muito antes disso, os fãs poderão reassistir Batman quantas vezes quiserem quando o filme entrar no catálogo da HBO Max em 19 de abril. Até lá, o filme segue em catálogo nos cinemas.

Aproveite e confira também: