Agente Oculto: Tudo sobre o novo filme dos Irmãos Russo na Netflix

Capa da Publicação

Agente Oculto: Tudo sobre o novo filme dos Irmãos Russo na Netflix

Por Arthur Eloi

Depois de anos na Marvel Studios, tendo entregue Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019), os diretores Joe e Anthony Russo agora chegam à Netflix com um intenso suspense espionagem – estrelado por ninguém menos que Chris Evans (Capitão América) e Ryan Gosling (Blade Runner 2049).

Quer saber mais sobre o projeto? Veja tudo sobre Agente Oculto abaixo!

Qual a trama de Agente Oculto?

Agente Oculto segue perseguição entre espiões pelo mundo

Agente Oculto acompanha um homem chamado Court Gentry, um dos mais eficientes mercenários da CIA, capaz de realizar trabalhos dos mais árduos com incrível eficiência. O problema é que ele acaba esbarrando em segredos sujos da agência. A partir disso, ele se torna alvo de seus empregadores, e tenta fazer de tudo para desaparecer.

Assim se inicia uma caça de gato-e-rato, e a CIA coloca na cola de Gentry um agente conhecido como Lloyd Hansen, um ex-colega de operações que é, na verdade, um maníaco muito perigoso, que fará de tudo para capturar o agente.

De onde surgiu Agente Oculto?

Adaptação de Agente Oculto foi anunciada em 2011, mas o projeto só ganhou forma na mão dos Irmãos Russo, depois de Vingadores: Ultimato

Antes de se tornar um filme da Netflix, Agente Oculto é um livro escrito por Mark Greaney, publicado pela primeira vez em 2009. O romance de espionagem é, inclusive, o início de uma saga estrelada por Court Gentry. Atualmente, há 11 livros publicados na série, e o mais recente foi lançado nos EUA em fevereiro de 2022.

A história de Agente Oculto nos cinemas é quase tão antiga quanto. Uma adaptação cinematográfica foi originalmente anunciada em 2011. Naquela época, a direção seria de James Gray (Ad Astra), e teria Brad Pitt como Court Gentry. Mais tarde, em outra versão do projeto, foi cogitado alterar o gênero do protagonista e escalar Charlize Theron ao papel.

No fim das contas, o projeto ficou por quase uma década neste limbo de desenvolvimento. Eventualmente, os direitos ficaram no ar, e a Netflix abocanhou o projeto, e colocou nas mãos dos Irmãos Russo em julho de 2020 – mais de um ano após o enorme sucesso de Vingadores: Ultimato.

Em coletiva de imprensa antes da estreia, em que a Legião dos Heróis marcou presença, os diretores explicaram o apelo de Agente Oculto, que lhes atraiu ao projeto e que diferencia de outras franquias de espionagem:

É uma história moderna. James Bond já tem 60 anos, e a Identidade Bourne está na casa dos 20. Agente Oculto está mais ligado a problemas modernos do mundo atual, e segue um personagem bastante existencial e engraçado, o que sentimos que se alinhava com o nosso senso de humor. 

Quanto custou a produção de Agente Oculto?

Agente Oculto é o filme mais caro da Netflix

Depois de fazerem história na Marvel, os Irmãos Russo não estavam para brincadeira. Sua adaptação de Agente Oculto supostamente tem orçamento na casa de US$200 milhões, batendo até mesmo muitas das produções (já bastante custosas) da Marvel Studios.

O motivo disso está no escopo da obra. Para retratar bem o jogo de caça-e-rato do livro, a trama viaja por vários países diferentes, e também conta com um elenco bastante estrelado, dois elementos que acabam pesando bastante no valor final da obra.

Quem está no elenco de Agente Oculto?

O estrelado elenco de Agente Oculto – e os diretores – em coletiva pré-lançamento

O feito mais impressionante de Agente Oculto é ter reunido nomes de peso de Hollywood. Nos protagonistas, quem vive o elusivo Court Gentry (ou Sierra Six) é Ryan Gosling, conhecido de Drive (2011), La La Land (2017), e Blade Runner 2049 (2017). Quem fica encarregado de caçá-lo é ninguém menos que Chris Evans, o eterno Capitão América do Universo Cinematográfico da Marvel. Segundo o próprio ator na coletiva, foi muito mais libertador viver um vilão psicopata do que um herói na obra.

O restante do elenco é igualmente impressionante, como nomes como Ana de Armas, que contracenou com Evans em Entre Facas e Segredos (2019) e com Gosling em Blade Runner 2049, como Dani Miranda. Segundo a atriz na coletiva, se reunir com os dois atores foi um dos motivos para topar o papel em Agente Oculto:

Fiquei muito animado em ver o que os Irmãos Russo pensavam de mim, e me fascinei com a personagem e a trama que eles me apresentaram tudo via Zoom. Isso, e a oportunidade de trabalhar novamente com Ryan, Chris e todo esse elenco maravilhoso.

O brasileiro Wagner Moura, ator lembrado por Tropa de Elite e que já havia atuado com Ana de Armas em Sergio (2020), vive Laszlo Sosa. Jessica Henwick, de Game of Thrones, Os Defensores e Matrix Resurrections (2022), interpreta Suzanne Brewer. Já Billy Bob Thornton, de Fargo e Um Plano Simples (1998), vive Fitzroy. Regé-Jean Page, que recentemente alcançou o sucesso com Bridgerton, também completa o elenco como Carmichael.

Até os nomes supostamente mais desconhecidos têm carreiras de peso. Dhanush, que vive Avik San, fez sua estreia em um blockbuster norte-americano, mas o ator indiano é uma grande estrela de Bollywood, com décadas de carreira. “Me diverti entendendo como Hollywood funciona”, falou o ator em coletiva.

Já fiz cerca de 50 filmes ao longo de 22 anos de carreira na indústria cinematográfica indiana. É rara a oportunidade de se sentir um novato, porque da primeira vez você sequer percebe o que está acontecendo. Dessa vez, eu pude perceber que estava começando de novo. Foi incrível crescer assistindo filmes de Hollywood e, de repente, me ver em um. Sou muito grato aos Irmãos Russo por terem me escalado!

Já a jovem Julia Butters, que interpreta Claire, tem apenas 13 anos mas já foi destaque em Era Uma Vez… em Hollywood (2019), quando contracenou em uma das melhores cenas ao lado de Leonardo DiCaprio.

Agente Oculto vai ganhar continuação?

Menos de uma semana depois da estreia, Agente Oculto já teve continuação e derivado confirmados

Depois de tanto tempo em desenvolvimento, Agente Oculto estreou no catálogo da Netflix em 22 de julho, e dividiu a opinião dos críticos e do público. No agregador Rotten Tomatoes, o filme tem média de 49% com base em 184 avaliações profissionais. A voz do público, por outro lado, garantiu uma média de 90% para o projeto.

Menos de uma semana depois, a Netflix confirmou não só uma continuação, mas também um outro filme derivado. Na época da coletiva, esses projetos adicionais ainda não haviam sido confirmados, mas Anthony Russo afirmou que isso sempre foi o plano:

Parte da nossa motivação para reunir um elenco assim, com tantos personagens interessantes, é a expectativa de criar um universo em que podemos seguí-los, seja ao passado ou para o futuro desse primeiro momento em que os conhecemos no primeiro filme. Existem muitas outras histórias a serem contadas no mundo de Agente Oculto.

Agente Oculto já está disponível no catálogo da Netflix, e ainda não há data de estreia para a sequência e nem para o derivado.

Já assistiu? O que você achou do filme? Deixe nos comentários abaixo, e aproveite para conferir: