Onde estava o Gavião Arqueiro durante Vingadores: Guerra Infinita?

Capa da Publicação

Onde estava o Gavião Arqueiro durante Vingadores: Guerra Infinita?

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

Guerra Infinita reuniu múltiplos heróis da Marvel contra a enorme ameaça apresentada por Thanos. Entre integrantes dos Vingadores originais, os Guardiões da Galáxia e o Doutor Estranho, quase todos os personagens mais notáveis do MCU tiveram um papel na produção, mas duas ausências foram particularmente notáveis no filme: o Homem-Formiga e o Gavião Arqueiro. Apesar de ser um dos integrantes originais do grupo que reúne principais heróis da Terra, Clint Barton não fez parte dos esforços para impedir o Titã Louco de conquistar todas as Joias do Infinito e apagar a existência de metade dos seres vivos do universo.

Essa ausência foi notada pelo público desde o princípio, já que o personagem não apareceu no material de divulgação do filme. Ainda assim, a própria produção explica que existe um motivo para isso, dando uma justificativa bastante simples — e que não agradou a todo mundo.

Por que o Gavião Arqueiro não está em Guerra Infinita?

Ao longo de Guerra Infinita, o público é introduzido ao estado de diversos heróis do MCU após os eventos de Capitão América: Guerra Civil. O confronto entre heróis a favor e contra o registro obrigatório estabelecido pelo governo acaba com diversos deles se tornando fugitivos, mas quando muitos dos antigos Vingadores se reúnem em Guerra Infinita, é explicado que esse não foi o caso para todos.

Enquanto o Falcão, o Capitão AméricaWanda e a Viúva Negra permaneceram foragidos, Clint Barton Scott Lang aceitaram os acordos oferecidos a eles. Assim, ao invés de se tornarem fugitivos, eles permaneceram em prisão domiciliar. Para ambos, a decisão foi baseada em suas famílias, já que Clint tinha sua esposa e três filhos dos quais não queria se separar, assim como Scott não queria ficar longe de Cassie.

Gavião Arqueiro e Feiticeira Escarlate em Guerra Civil.

Antes do lançamento do filme, os irmãos Russo haviam comentado a ausência do Gavião Arqueiro no material promocional. Apesar de evitarem comentários concretos que revelariam acontecimentos do filme, é possível entender o que eles queriam dizer já sabendo o que é explicado em Guerra Infinita. Em entrevista, Joe Russo contou:

“O Gavião Arqueiro, saindo de Guerra Civil, está na mesma posição que o Cap e o Falcão estão no fim desse filme. E o Homem-Formiga. E vindo para este filme personagens que estavam no lado do Cap saindo da Guerra Civil. Alguns tomaram certas decisões, e outros tomaram decisões que levaram a caminhos diferentes em lidar com a supervisão nesse filme de modos diferentes. Então o Gavião Arqueiro está em sua própria jornada neste filme.”

Na prática, isso significa apenas que, por aceitar ser supervisionado e permanecer em prisão domiciliar, a jornada de Clint tomou um rumo diferente dos heróis que lutaram por sua liberdade e escolheram se tornar fugitivos. Como resultado, ele ainda estava preso durante os eventos de Guerra Infinita, motivo pelo qual não participa do confronto inicial contra Thanos.

Ao comentar sobra a ausência de seu personagem na trama em uma entrevista à Variety, Jeremy Renner explicou que tudo tem a ver com a história a ser contada, defendendo a escolha dos diretores:

“Eu acho que, no fim, tinha a ver com essa narrativa, com uma narrativa eficaz. Eu deixo para os irmãos Russo tomarem essas decisões, e eu acho eles estavam, acho que foi a coisa certa a se fazer.”

O que o Gavião Arqueiro estava fazendo durante Guerra Infinita?

Como explicado, durante o filme que mostra o primeiro embate entre Thanos e os heróis do MCU, o Gavião Arqueiro estava em prisão domiciliar. Assim, é possível presumir que ele passou todo o tempo até retornar em Ultimato na casa que foi apresentada originalmente em Vingadores: Era de Ultron.

Quanto ao que ele estava fazendo especificamente, não há uma resposta definida, já que os eventos vivenciados pelo personagem não eram relevantes para a trama feita pela Marvel Studios. Considerando-se que ele estava preso, é provável que durante este período de tempo ele tenha simplesmente levado uma vida normal com sua família, já que não possuía permissão para agir como herói e perderia o direito a permanecer com sua família caso violasse a regra.

Clint Barton retorna como Ronin em Vingadores: Ultimato.

É por isso que, após perder sua família depois do estalar de dedos de ThanosClint deixa sua casa e passa a viver outra vida, se tornando o vigilante conhecido como Ronin. Sem a motivação que o levou a aceitar o acordo, ele deixa de obedecer essas regras, além de ser afetado profundamente por suas perdas, algo que o leva para um caminho bem mais sombrio do que o que ele havia trilhado como Gavião Arqueiro.

Fique com: