Capa da Publicação

Vingadores: Ultimato – 12 fatos curiosos sobre os bastidores do filme da Marvel

Por Junno Sena

Vingadores: Ultimato foi um sucesso e isso não pode ser negado. Se tornando o ponto final de uma década de filmes de herói, a Marvel conseguiu se despedir de diversos personagens e dar um passo em direção ao futuro. Porém, o que está na tela do cinema não condiz com tudo o que aconteceu nos bastidores.

Separamos 12 fatos curiosos ao redor dos bastidores do filme da Marvel. Já conhecia todos? Não esqueça de comentar o seu favorito!

Imagem de capa do item

“Eu te amo 3000”

A verdade sobre uma das frases mais marcantes do longa é que não foi ideia de Anthony e Joe Russo, mas dos filhos de Robert Downey Jr. Ou quase isso...

O ator que interpretou Tony Stark, o Homem de Ferro, comentou com os diretores que seus filhos dizem “Eu te amo 3000” para o pai. Os irmãos Russo gostaram tanto da frase que decidiram incluí-la no filme.

O último cameo de Stan Lee

Stan Lee dá as caras por volta de uma hora e trinta e cinco minutos de duração do longa. Sendo marcada como a última aparição de Lee nos filmes da Marvel, o seu cameo é baseado no visual real que o roteirista tinha na época. Com as têmporas esbranquiçadas e o bigode mais cheio, a produção utilizou a tecnologia Lola Visual Effects para levar Lee de volta aos anos 70.

Imagem de capa do item

O fim de uma era

Vingadores: Ultimato, queiram ou não, marca o final de uma era. Para Robert Downey Jr., por exemplo, representa o último filme de sua história como Tony Stark. Por isso, os créditos finais do longa trazem uma conexão pessoal com cada um dos atores ao colocar os seus autógrafos em tela.

Porém, a ideia veio de outra franquia famosa: Jornada nas Estrelas. Em seu sexto filme, A Terra Desconhecida, o mesmo acontece nos créditos finais. O longa lançado em 1991 também marca o final de Star Trek para o elenco original.

Imagem de capa do item

Katherine Langford esteve nos set de filmagens, Natalie Portman não

Um dos grandes anúncios do último filme dos Vingadores era a inclusão de Katherine Langford, atriz de Os 13 Porquês, no elenco. Mesmo com diversas especulações sobre qual papel interpretaria, Katherine acabou sendo cortada da versão final do filme.

Porém, Natalie Portman não gravou nada novo. A atriz aparece rapidamente no filme, mas nunca esteve no set de filmagens e todas as suas cenas são de Thor: O Mundo Sombrio.

Imagem de capa do item

“Menos de 8000”

Vegeta talvez não fique tão impressionado com esse número, mas foram necessários 1400 artistas de efeitos visuais para criar a sequência da batalha final de Ultimato.

Levando cerca de quatro meses, ou dezesseis semanas, para sua conclusão, esse ainda é o maior confronto em tela do Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de capa do item

Entre sets de filmagens

Vingadores: Ultimato foi o grande lançamento do estúdio nos últimos anos, porém, não havia como parar a linha de produção que a Marvel Studios se tornou. Por isso, Paul Rudd precisou filmar Ultimato e Homem-Formiga e a Vespa simultaneamente.

Será que existe um erro de gravação em que ele traz a fala de Homem-Formiga e a Vespa em Ultimato e vice-versa?

Imagem de capa do item

Mais de dois anos escrevendo o roteiro

Com mais de 60 páginas de ideias para Guerra Infinita e Ultimato, se engana quem acredita que o roteiro do filme surgiu apenas em 2018. De acordo com Christopher Markus e Stephen McFeely, eles estavam trabalhando no roteiro das duas partes finais dos Vingadores desde 2016. Enquanto os irmãos Russo filmavam Guerra Civil, os roteiristas estavam pensando em viagens no tempo.

Imagem de capa do item

Sem spoilers disponíveis

Todo mundo sabe da piada de que Tom Holland não sabe guardar segredo e, por isso, os irmãos Russo tiveram que ser bem reservados em relação ao roteiro final de Ultimato. Entre o elenco, apenas Robert Downey Jr. sabia de toda a história.

Imagem de capa do item

Brie Larson filmou suas cenas de Ultimato antes de Capitã Marvel

O filme que introduziu a Capitã Marvel ao Universo Cinematográfico da Marvel foi lançado cerca de um mês antes de Ultimato, porém Brie Larson filmou suas cenas de Vingadores antes do seu filme solo.

A cena em que a personagem está no quartel general dos Vingadores foi o primeiro dia de Larson como Carol Danvers. Para manter uma consistência na atuação de Brie, Anna Boden e Ryan Fleck, os co-diretores de Capitã Marvel, estavam supervisionando as filmagens.

Um susto de verdade

Quando Frigga, mãe de Thor, surpreende seu filho e ambos se assustam, a reação de Rene Russo é completamente genuína. De acordo com a atriz, ela não esperava que Chris Hemsworth gritasse com ela tão alto, o que fez com que Rene se assustasse de verdade.

Imagem de capa do item

Doctor Who poderia ter sido referenciado no filme (ou quase isso)

Karen Gillian fez história sendo uma das companions mais queridas do Doutor em Doctor Who e, por isso, quando os personagens de Vingadores: Ultimato começaram a discutir sobre viagem no tempo, se esperava que Gillian tivesse algo a dizer sobre.

Mas a verdade é que a atriz nem lembrou da série britânica durante as gravações, o que gerou duas coisas: o arrependimento da atriz e fãs criando teorias ao redor dessa lacuna, dizendo que Doctor Who não foi referenciado por que o Doutor, supostamente, existe na linha do tempo da Marvel.

Robert Downey Jr., o maior

Vingadores: Ultimato não foi apenas a despedida do Homem de Ferro, mas também o momento para Robert brilhar no papel e mostrar o quão confortável estava ao lado da Marvel Studios. E talvez por isso, boa parte das cenas de Ultimato em que Tony Stark está comendo são improvisadas.

Robert, que superou o recorde de Hugh Jackman como o ator que mais apareceu no cinema como o mesmo herói, sempre tinha um lanchinho disponível nos sets de filmagem. E bom, os diretores não quiseram desperdiçar esses momentos espontâneos e casuais do ator.

Imagem de perfil
Junno Sena

Pós graduando em Antropologia com o raio problematizador ligado no 120. Assiste filme trash para relaxar e dorme cantarolando a trilha sonora de A Hora do Pesadelo. Blaxploitation na veia e cinema coreano no coração. Atualmente mora em Petrópolis, RJ. Ele | Elu