Capa da Publicação

Chris Evans: Os fatos e curiosidades mais interessantes sobre o ator

Por Arthur Eloi

Seja no Universo Cinematográfico da Marvel como o Capitão América, como a nova voz do protagonista de Lightyear, ou como um dos suspeitos de Entre Facas e Segredos, Chris Evans é facilmente um dos maiores nomes de Hollywood hoje em dia. Fora da Marvel, o ator lentamente está construindo um currículo de peso em papéis grandes.

Quer saber mais sobre a vida de Chris Evans? Veja abaixo algumas das curiosidades mais interessantes sobre o ator!

Imagem de capa do item

Seu maior sonho era fazer animações na Disney

Por mais que Chris Evans tenha feito carreira na área, atuação não era exatamente o seu sonho de infância. Ele cresceu fã de animações e musicais, combinação que consagrou vários dos clássicos da Disney.

Desde pequeno, Chris Evans passava bastante tempo desenhando e sonhava em trabalhar na Disney como animador. Seus planos acabaram não se concretizando, mas esse foi um dos motivos que atraíram o ator para o papel principal de Lightyear. Em compensação, toda a equipe de animação do filme elogiou bastante o vasto conhecimento de Evans na área.

Imagem de capa do item

Chris Evans é bastante tímido - ou pelo menos era, antes da terapia

É curioso pensar que o astro que protagonizou uma das maiores franquias do cinema é, na real, meio tímido e reservado, mas é o caso de Chris Evans. O próprio ator admite sempre ter sofrido de ansiedade social a sua vida toda, especialmente durante a fase de promoção de qualquer filme que estivesse estrelando.

Quando se juntou ao MCU, Evans foi para a terapia, e diz ter conseguido mudar bastante por conta dessa ajuda. O esforço é reconhecido pelos seus colegas. Ao Hollywood Reporter em 2019, Robert Downey Jr. falou sobre como viu o colega de elenco se abrir mais com o tempo:

Fiz centenas de cenas com esse cara, ninguém ri mais do que ele. Algumas vezes até fico pensando que eu deveria ser mais divertido. Muito disso é ele tentando espantar a ansiedade. Ao longo dos últimos 10 anos, vi ele crescer de alguém com uma hilária ansiedade social para alguém muito mais confortável na própria pele.

Imagem de capa do item

Talento em família

Chris Evans é filho de Lisa Capuano Evans, que é diretora artística de teatro desde 1998, inclusive com uma pequena passagem como atriz na novela One Life to Live, em 2009. Ele é bastante próximo da mãe, e foi ela quem lhe transmitiu o amor pelas artes como cinema, teatro musical e sapateado.

Dá para perceber essa influência no restante da família. O irmão de Chris, Scott Evans, também é ator, com passagem por Grace & Frankie e Law & Order. A irmã Shana Evans trabalhou no departamento de arte de dois filmes. Até sua outra irmã, Carly Evans, é creditada com uma pequena participação em um episódio de The Bill.

Imagem de capa do item

Seu pai é dentista - e, em breve, ele também será

Diferente da mãe, o pai de Chris Evans não tem muito a ver com as artes. Robert Evans é, na verdade, um dentista. Curiosamente, o ator encontrou uma forma de honrar o legado do pai e da mãe ao mesmo tempo.

Chris Evans foi escalado ao elenco de uma nova versão de A Pequena Loja dos Horrores, onde viverá Orin Scrivello, namorado abusivo da protagonista Audrey que, por sinal, é um dentista sádico, imortalizado por Steve Martin no filme musical de 1986 (foto). Assim, ele poderá acenar aos talentos artísticos da mãe e à ocupação do pai no mesmo papel.

Imagem de capa do item

Recusou o papel do Capitão América duas vezes

Chris Evans ajudou a estabelecer o MCU ao interpretar um de seus principais rostos: Steve Rogers, o Capitão América. Além de uma trilogia própria, o ator ainda deu as caras em vários outros filmes da Marvel Studios, o que o lançou de vez ao estrelato. Por incrível que pareça, ele não queria essa fama.

Por volta de 2010, a Marvel foi atrás de Chris Evans para o posto do Capitão América, quando o Universo Cinematográfico da Marvel estava apenas dando seus primeiros passos. O ator conversou com Kevin Feige, visitou o set, viu artes conceituais e figurinos… e recusou - duas vezes, ainda por cima. Muito disso se deu não só pela ansiedade social de Evans, mas também pelo fato de que a Marvel queria fechar um contrato de nove filmes logo de cara, algo que o ator não tinha certeza que queria estar envolvido.

A decisão, inclusive, sequer pesou em sua consciência, como contou ao Hollywood Reporter em 2019: “Você vê as artes, os figurinos e tudo é muito legal, mas já acordei no dia seguinte à ter negado uma oportunidade na Marvel e me senti bem, duas vezes”.

Imagem de capa do item

Sua mãe o convenceu a entrar para a Marvel

Se hoje Chris Evans é associado com o Capitão América, precisamos agradecer Lisa Capuano Evans por isso. Depois dele ter recusado duas vezes a proposta da Marvel, foi sua mãe quem o convenceu a assumir o papel.

Em entrevista à revista Esquire, Lisa Evans explicou que o filho - que sempre liga para pedir conselhos - tinha medo de perder seu anonimato e tranquilidade por conta da fama. A mãe convenceu o ator a assumir o papel pelos benefícios de longo prazo, como ela relembra:

Eu disse para ele: ‘Você quer atuar pelo resto da vida? Se você aceitar esse papel, terá a oportunidade de fazer isso. Você nunca mais vai se preocupar com pagar aluguel. É preciso pensar que aceitar isso não vai te afetar negativamente, mas sim vai abrir portas’.

Entendendo a força da sabedoria materna, Chris Evans ligou para a Marvel Studios e aceitou o papel de Capitão América, e o resto é história.

Imagem de capa do item

Chris Evans só estrelou Quarteto Fantástico porque tomou um pé na bunda

Antes do Capitão América, Chris Evans já tinha associação com um herói da Marvel: o Tocha Humana, que interpretou em Quarteto Fantástico (2005). O filme foi um sucesso de bilheteria mas teve performance mediana nas críticas, e hoje a Marvel Studios ignora a existência de todas essas obras dos anos 2000.

Chris Evans, por sua vez, fala abertamente sobre sua experiência no set, e relembra que só aceitou o papel porque passava por um momento emocionalmente complicado em sua vida, como disse ao Hollywood Reporter em 2020:

Isso foi bem quando a tendência dos super-heróis estava começando! Eu tinha acabado de tomar um pé na bunda, e realmente precisava de uma vitória.

Imagem de capa do item

Chris Evans voltaria ao papel do Tocha Humana

O ator realmente não tem memórias ruins de ter estrelado Quarteto Fantástico. Agora em 2022, Chris Evans refletiu sobre a conclusão da jornada do Capitão América no MCU, e achou o desfecho do personagem tão bom que não quer voltar a interpretá-lo tão cedo assim.

Falando com a MTV News, o ator expressou: “Olha, eu ia amar! Na real, seria mais fácil me convencer a isso do que voltar a interpretar o Capitão América. O Capitão é muito precioso para mim, e não quero estragar a linda experiência que tive. Johnny Storm, por outro lado, eu sinto que não teve sua chance de brilhar. Isso foi antes da Marvel pegar a mão. Eu amei aquele papel, então quem sabe?”.

Imagem de perfil
Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117