Monkey D. Luffy: Tudo sobre o protagonista de One Piece

Capa da Publicação

Monkey D. Luffy: Tudo sobre o protagonista de One Piece

Por Flávia Pedro

O anime de One Piece está chegando ao seu episódio de número 1000 e essa grande marca animou muitos fãs da obra. Na trama acompanhamos a história de um garoto, Monkey D. Luffy, que se tornou um pirata para ir atrás de seu sonho de ser livre, encontrar o One Piece e se tornar o Rei dos PiratasEm uma jornada épica, vemos o protagonista fazendo novos amigos e travando grandes batalhas ao decorrer da história.

Você provavelmente conhece o visual do protagonista que vive a história, o carismático pirata de Chapéu de Palha que continua cativando inúmeras pessoas, mesmo com uma obra tão extensa. Mas você conhece tudo sobre Monkey D. Luffy? Este artigo vai te contar mais sobre nosso “pirata que estica” preferido.

A família de Luffy

Parentes de Luffy, biológicos e juramentados

Sobre sua família biológica, as informações que temos é que o personagem é filho de Monkey D. Dragon, um líder Revolucionário e neto de um herói da marinha, Garp. Sobre sua mãe, infelizmente não temos informação e isso deixa os fãs ainda mais curiosos.

Luffy também se juramentou como irmão de Portgas D. Ace, o “Punhos de Fogo” e do filho adotivo de Curl Dadan, Sabo, que ficou conhecido como chefe de gabinete do Exército Revolucionário.

O passado de Luffy

Monkey era um garoto destemido que quando criança se inspirava em piratas, principalmente pelo estilo de vida que os piratas tinham. Ao conhecer Shanks, O Ruivo, Luffy vive pedindo para fazer parte de sua tripulação, algo que obviamente não é atendido por ele ser uma criança. É então que Luffy, como forma de provar sua coragem, fere o próprio rosto ganhando a famosa cicatriz abaixo do olho esquerdo.

Em seguida, durante um atrito entre Shanks e outro pirata, Luffy acaba comendo uma fruta com aparência estranha que mais tarde descobriu ser uma Akuma no Mi que o bando do Ruivo havia roubado dos outros piratas. Essa fruta fez com que seu corpo esticasse feito borracha, mas como consequência o impedia de nadar.

Ainda nesse período da história, Luffy foi sequestrado por um pirata chamado Higuma e salvo por Shanks, que sacrifica seu próprio braço esquerdo para conseguir resgatar o menino. Depois de um tempo o Capitão se prepara para partir, mas dessa vez Luffy não pede para fazer parte de sua tripulação. Agora ele quer ter a sua própria tripulação ao se tornar um capitão, encontrar o One Piece e se tornar o Rei dos Piratas.

É nesse momento de despedida que Luffy ganha o famoso “chapéu de palha” do homem que salvou sua vida.

Shanks no momento em que entrega o famoso chapéu de palha para Luffy

Quem é Monkey D. Luffy?

O Chapéu de Palha nos é apresentado como um jovem que ganha propriedades de borracha em seu próprio corpo, podendo se esticar após ter comido a Gomu-Gomu no Mi – uma das frutas amaldiçoadas conhecidas como Akuma no Mi ou Fruta do Diabo – e navegar com sua tripulação em busca do One Piece deixado por Gol D. Roger, antigo Rei dos Piratas.

Luffy comendo a Akuma no Mi

O garoto começa a ter uma reputação mundial por sempre causar problemas, desafiando os Shichibukai, a Marinha e os Yonkou, além de cometer crimes que foram considerados pelo Governo Mundial uma grande ameaça, saindo como vencedor na maioria desses confrontos.

Muito alegre e aventureiro, Luffy cria seu bando pirata — que fica conhecido como Os Piratas do Chapéu de Palha — e constantemente são antagonizados pela marinha do Governo Mundial.

Bando do Chapéu de Palha

Ele fica famoso como sendo o único pirata que ataca deliberadamente as 3 instalações governamentais mais importantes e consegue sair com vida de todas elas. Em um episódio Luffy ganha a ira do Almirante da Frota Akainu e do Quartel General da Marinha após socar um nobre, mesmo tendo plena consciência do que isso desencadearia e das consequências que taria. Isso o fez ser rotulado como um “Futuro Elemento Perigoso”.

Luffy, então, tem sua fama como um pirata infame muito inflamada, não só pelos seus feitos que realmente são peculiares, mas pela própria imprensa que exagerava um pouco nos relatos. Essa combinação foi o suficiente para que o garoto fosse intitulado o “Quinto Imperador do Mar”.

A aparência de Luffy

Monke D. Luffy

Além do famoso chapéu de palha dado por Shanks, o garoto quase sempre veste as mesmas roupas: uma regata vermelha de de botões, short jeans e chinelos. Mas ao longo da história ele acaba trocando seus trajes em alguns momentos raros de determinados arcos. Após um salto temporal na narrativa, Luffy aparece usando sua camisa vermelha desabotoada, revelando uma grande cicatriz em formato de “X em seu torso, feita após o ataque do almirante Akanui.

A personalidade de Luffy

Sobre sua personalidade, ele é retratado como um garoto relaxado, alegre, simpático, despreocupado e com um apetite típico de obras shonen. Ainda que ele não seja lá tão inteligente, ele possui um bom coração e não é tão estúpido quanto os outros acreditam.

Como cresceu em um ambiente de extrema pobreza, Luffy tem raiva de nobres que abusam de sua posição de poder, o que o faz querer se tornar o Rei dos Piratas, mesmo sabendo que é uma tarefa árdua que talvez custe a sua vida. O personagem entende que ser o Rei dos Piratas equivale a ser o homem mais livre do mundo.

Outro ponto importante é que Luffy acaba ajudando muitas pessoas e reinos ao longo de sua jornada, isso faz com que ele atraia muitos aliados, mesmo não querendo ser visto como herói, principalmente pelas implicações que isso traria. Mihawki descreve essa “habilidade” do garoto em conseguir que outros queiram ajudá-lo como a habilidade mais formidável dos mares.

Ele também tem uma preocupação com a sua tripulação, o que faz com que ele sempre esteja disposto a ficar mais forte para poder protegê-los dos perigos que sua inconsequência costuma os colocar. Ele valoriza seus companheiros, pois entende que se não fosse por seus amigos ele não chegaria a lugar nenhum. Por isso é capaz de dar sua própria vida para protegê-los.

Quais são os poderes e as habilidades de Luffy?

Luffy e sua habilidade elástica

Como dito antes, Luffy possui a habilidade da elasticidade após ter comido a Gomu-Gomu no Mi e se tornar um homem de borracha. Como possui um corpo de borracha ele fica imune a eletricidade e a golpes baseados em força bruta, além de ter uma das resistências mais altas da série.

Tendo superforça, agilidade, ótimos reflexos e muita estamina por conta de seus anos de treinamento, ele desenvolveu uma resistência a venenos e toxinas após ser envenenado por Magellan e sobreviver.

Porém, possui uma fraqueza. Como um dos usuários de Akuma no Mi, Luffy acaba amaldiçoado e não consegue nadar, afundando caso entre no mar e ficando imóvel caso seja submerso ou entre em contato com um mineral conhecido como “o mar em forma sólida”, o Kairōseki

Quais são os golpes e as técnicas de Luffy?

Gears

Luffy e suas técnicas Gears

Luffy criou técnicas que alteram seu corpo para melhorar seu condicionamento físico em combate, as chamadas Gears (ou Marchas nas traduções brasileiras do anime).

  • A Gear Second inicialmente era um risco para a sua saúde, mas ele aprende a controlar e isso permite que o seu sangue seja bombeado mais rápido para melhorar sua velocidade e força, além de provocar um tom avermelhado em sua pele devido a um vapor saindo dela.
  • A Gear Third aumenta as partes de seu corpo em proporções gigantescas pois permite que ele as encha de ar. Inicialmente essa técnica faz Luffy murchar após seu uso, porém ele consegue superar essa fraqueza.
  • A Gear Fort, mas essa Luffy só consegue utilizar após aprender a controlar o Haki. Essa técnica o permite assumir 3 formas diferentes: a mais equilibrada, a Homem Elástico; A Homem Tanque, que tem seu foco em defesa; A Homem Cobra, focada em ataque.

Haki

Luffy e o Haki

Haki é o poder espiritual interno de todos os seres vivos e Luffy eventualmente descobre como manifestá-lo em suas 3 formas.

  • O Haki de Armamento, que permite que ele forme uma armadura em torno de si mesmo e aumenta não só sua defesa, mas também seu ataque, podendo ser disparado e causando danos internos em seu alvo.
  • O Haki de Observação, que é uma espécie de sexto sentido (ou “sentido aranha”) que o torna capaz de detectar presenças, emoções e movimentos de outros seres. Em forma avançada, esse Haki permite que Luffy veja alguns segundos no futuro.
  • O Haki Conquistador, que emana a própria força de vontade de seu usuário sobre seus adversários fazendo com que os de mente fraca desmaiem. Essa forma, diferente das outras, não pode ser adquirida por treino, o que faz com que poucas pessoas nasçam com essa capacidade e essas sejam consideradas qualificadas para se tornarem reis e figuras de importância no mundo. Em sua forma avançada permite que os ataques do usuário surtam efeito sem precisar fazer contato.

A popularidade de Luffy

Monkey D. Luffy

One Piece é uma obra extensa, mas a primeira aparição oficial de Luffy em um mangá antecede os eventos de One Piece. Eiichiro Oda adicionou um protótipo de Luffy pela primeira vez em uma obra de 1996, enquanto ele ainda era assistente de outros mangakás. O personagem foi lapidado e reutilizado no mangá de One Piece, na animação, filmes, OVAs e etc.

Com o grande sucesso, Luffy se tornou um ícone na cultura otaku, principalmente por sua popularidade se perpetuar por tantos anos. Ele já fez  parte de crossovers com vários personagens de outras franquias e conforme One Piece se tornou um fenômeno de vendas, sua fama também foi celebrada pelo mundo.

Luffy já apareceu em primeiro lugar em diversas votações oficiais sobre a popularidade do mangá entre o público japonês, além de estar em primeiro no ranking em uma pesquisa sobre a obra aberta para fãs de todo o mundo. Ele e Goku empataram em primeiro lugar de uma pesquisa sobre o maior herói de anime na FujiTV, além de ter ocupado o 22º lugar em uma lista dos 25 personagens de Anime feita pelo portal de entretenimento IGN.

Ele ainda foi premiado em 2008 como o quinto melhor personagem masculino dos animes pelo grupo The Society for the Promotion of Japanese Animation (SPJA), responsável por organizar diversos eventos de cultura japonesa nos EUA.

Mas e você, o que acha de Luffy? O que espera para o capítulo 1000 do anime de One Piece? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: