One Piece: 10 coisas que você talvez não saiba sobre a tripulação do Chapéu de Palha

Capa da Publicação

One Piece: 10 coisas que você talvez não saiba sobre a tripulação do Chapéu de Palha

Por Márcio Jangarélli

One Piece é considerado por muitos uma das maiores obras de ficção da nossa época. O trabalho de criação de mundo, desenvolvimento de roteiro e, principalmente, de personagens feito pelo autor, Eiichiro Oda, é impecável e realmente faz valer à pena encarar quase mil capítulos e episódios para conhecer essa saga.

Não é à toa que One Piece está para ganhar uma série pela Netflix, tem mais de uma dezena de filmes animados e deve bater a marca de mil capítulos de mangá muito em breve.

Como preparação para os próximos passos dessa aventura, separei aqui 10 coisas que vocês talvez não saibam sobre One Piece! Chega mais, galera!

Imagem de capa do item

Quantos membros os Chapéu de Palha terão até o fim da história?

Atualmente, a tripulação oficial dos Chapéu de Palha no mangá conta com dez membros. Será que o grupo ainda vai crescer mais?

Bom, de acordo com o próprio Luffy, quando deixou o Reino de Goa para começar sua jornada, não. Lá no início, o capitão disse que estaria satisfeito com mais ou menos 10 membros na tripulação. Ainda, cada membro cumpre uma função específica dentro do grupo e, assim, as “vagas” já estariam preenchidas.

No entanto, não dá para confiar tanto assim nessa ideia. Isso foi dito há muito tempo e, de lá pra cá, One Piece mudou muito de direção. Tanto que dá pra considerar a Vivi como nakama ainda, totalizando 11 membros. Isso sem contar alguns personagens que estão atualmente com o time e não sabemos onde vão parar depois da saga de Wano County - como a Carrot ou o Yamato (que acabou de surgir pedindo para se juntar ao Luffy).

Mas, recentemente (no tempo de One Piece), outra forma de se juntar ao Luffy surgiu, não precisando necessariamente entrar para o bando.

Imagem de capa do item

Conheça a Grande Frota do Chapéu de Palha

Finalizando a saga de Dressrosa com chave de ouro, a Grande Frota do Chapéu de Palha foi criada. Oficialmente, participam da frota os Piratas Tontatta, o Clube do Barto, os Piratas Belos, os Piratas Ideo, a Grande Frota Yonta Maria, os Novos Piratas Guerreiros Gigantes e a Marinha Happo, totalizando 5640 membros. É coisa pra caramba, né?

Isso sem contar que a frota conta com nomes de peso do mundo pirata, como o Cavendeshi, o Bartolomeo e o gigante Hajrudin. Todas as recompensas da frota somadas alcançam mais de 4 bilhões de berries - para comparação, a Big Mom sozinha, uma Yonkou, possui uma recompensa de mais de 4,5 bilhões de berries.

Vale lembrar que existem alguns grupos que são apenas aliados por enquanto, mas os fãs acreditam que se juntarão à frota em algum momento, como os Piratas do Sol, ainda mais agora que o Jinbe entrou para a tripulação oficialmente, as Piratas Kuja, lideradas pela Boa Hancock, Marco, a Fênix, que se juntou à luta em Wano, entre outros piratas e tripulações que ajudaram os Chapéu de Palha em toda essa jornada.

Imagem de capa do item

Os piratas mais procurados

Interessante notar que dos mais de 4 bilhões de berries de recompensa de toda a frota, mais de 3 bilhões vem apenas dos Chapéu de Palha.

Aliás, os Chapéu de Palha são uma das poucas tripulações onde todos os membros possuem recompensas por suas cabeças oferecidas pela Marinha. Claro, isso é devido ao tamanho do grupo também, mas cada integrante do bando possui uma recompensa bem alta - com exceção do Chopper.

Imagem de capa do item

Uma recompensa bilionária

Falando de recompensa, que tal atualizar um pouco os números? Essas são as recompensas dos cartazes divulgados após o incidente com a Big Mom durante a saga da Ilha Whole Cake - quando o Luffy foi chamado de possível 5º Yonkou (Gokou daí, né) pelos jornais.

Monkey D. Luffy - 1,5 bilhões de berries

Jinbe - 438 milhões de berries

Vinsmoke Sanji - 330 milhões de berries

Roronoa Zoro - 320 milhões de berries

Deus Usopp - 200 milhões de berries

Nico Robin - 130 milhões de berries

Franky, o Ciborgue - 94 milhões de berries

Soul King Brook - 83 milhões de berries

Nami, a Gata Ladra - 66 milhões de berries

Tony Tony Chopper - 100 berries

Vale lembrar que esses números são anteriores à saga do País Wano e várias ações dos Chapéu de Palha dentro do território da Big Mom não foram contadas.

Imagem de capa do item

Cada membro possui seu próprio correspondente animal

É legal acompanhar as respostas do Oda para os fãs para ver como ele tem esses personagens muito sólidos e vivos em sua mente. Ele já deu cores favoritas, cheiros, números, profissões além da pirataria, etc, para cada um dos Chapéu de Palha, tudo condizente com os personagens.

Uma das respostas mais legais são os correspondentes animais de cada um. De acordo com o Oda:

O Luffy seria um macaco (como o próprio nome sugere); O Zoro poderia ser um tubarão ou um tigre; A Nami seria um gato; O Usopp seria um tatu ou um camaleão; Sanji seria um pato ou um bode; O Chopper já é uma rena; Robin seria uma garça ou um falcão; O Brook seria uma girafa ou um cavalo; Jinbe é um tritão tubarão-baleia;

Imagem de capa do item

De onde viriam os Chapéu de Palha no mundo real?

Outra coisa interessante dessas respostas foi quando o Oda revelou quais seriam as nacionalidades dos Chapéu de Palha no mundo real.

De acordo com o Oda:

O Luffy seria brasileiro; O Zoro seria japonês; A Nami viria da Suécia; O Usopp viria de algum país africano; O Sanji viria da França; O Chopper seria canadense; Robin seria russa; O Franky seria estadunidense; E o Brook austríaco;

Nessa época o Jinbe ainda não fazia parte do bando. Vale notar que o Luffy “ser” brasileiro pelas palavras do Oda reforça aquele rumor de que o protagonista da série de One Piece da Netflix seria brasileiro. Aliás, o tuíte que gerou esse rumor usa todas essas nacionalidades acima, deixando mais claro que o Usopp viria do Quênia.

Imagem de capa do item

Mudanças da tripulação original

Ainda sobre as origens dos personagens, a tripulação que conhecemos hoje não é a que o Oda tinha planejado nos seus rascunhos.

Na primeira formação dos Chapéu de Palha, a Robin não existia. No seu lugar havia um outro membro que, de acordo com a descrição amava plantas. Nem mesmo o design dele foi reutilizado e essa relação com a natureza foi transferida para o Usopp pós-timeskip.

Outra grande mudança foi com o Franky. No original, o carpinteiro do navio seria um anão. Também, o Chopper teria uma atitude mais adulta e um visual mais “realístico” de rena, enquanto o Brook não teria seu afro e usaria um chapéu cavaleiro no lugar.

Imagem de capa do item

Reunidos por uma vida difícil

Não são só os sonhos que ligam os Chapéu de Palha, mas as tragédias também. Cada membro da tripulação perdeu alguém importante durante a vida - e isso foi mostrado na história.

O Luffy perde um dos irmãos; o Zoro, sua rival e amiga de infância; a Nami, sua família e sua mãe adotiva; o Usopp, sua mãe; o Sanji também perde a mãe e, um pouco depois, os cozinheiros que cuidavam dele no navio; Chopper perde seu pai; Robin, sua mãe, toda sua ilha e seu amigo gigante; Franky, seu mentor e figura paterna; Brook, seu capitão e, um tempo depois, sua tripulação; e o Jinbe perdeu seu irmão, amigo e capitão, Fisher Tiger.

Tragédia pra caramba, né?

Imagem de capa do item

Vários capitães na tripulação

Já que falamos de capitães, a tripulação dos Chapéu de Palha conta com outros 2 capitães a bordo além do Luffy.

O Brook assumiu como capitão dos Piratas Rumbar depois que o antigo líder, Yorki, morreu. Isso até a morte de toda a tripulação e do próprio Brook, que só volta por conta da sua Akuma no Mi.

Além do Brook, o Jinbe era o capitão dos Piratas do Sol, como sucessor do Fisher Tiger. Jinbe ficou na posição por muito tempo e teve de trabalhar para a Big Mom para manter a proteção da Imperatriz sob a Ilha dos Homens-Peixe. Ele deixa de ser capitão para se tornar um Chapéu de Palha, depois de quebrar sua relação com a Big Mom.

Imagem de capa do item

Uma Jolly Roger lendária

One Piece é um fenômeno tão grandioso que já foi referenciado em várias obras diferentes - na maioria das vezes, com a jolly roger dos Chapéu de Palha usada pelos autores de alguma forma.

Uma das mais legais está em Samurai X, onde a jolly roger aparece pintada em uma bomba. A caveira apareceu também nos quadrinhos do Scott Pilgrim, em uma pintura de barco em uma festa.

Talvez a referência mais famosa à Jolly Roger dos Chapéu de Palha esteja em Naruto. No capítulo final do mangá, Kishimoto incluiu a jolly roger na última página, quando vemos a adição do Narutinho na estátua dos Hokage - que foi vandalizada pelo Boruto, com o símbolo dos Chapéu de Palha pintado na bandana do Sétimo Hokage.