Viserys I Targaryen: Tudo sobre o rei de A Casa do Dragão

Capa da Publicação

Viserys I Targaryen: Tudo sobre o rei de A Casa do Dragão

Por Melissa de Viveiros

A Casa do Dragão vem sendo um sucesso da HBO, ao ponto de já ter uma segunda temporada confirmada. Levando o público de volta aos Sete Reinos e adaptando o universo criado por George R. R. Martin, a série apresentou diversos novos personagens, tendo um foco bem diferente de sua antecessora, Game of Thrones.

Aqui, o grande destaque são os Targaryen e, é claro, é um deles que ocupa o Trono de Ferro. Viserys I Targaryen, primeiro de seu nome, é pai de Rhaenyra, irmão de Daemon e atual rei – o que significa que o que não falta é conflito ao redor dele. 

Nesta lista, contamos tudo sobre o personagem de A Casa do Dragão – mas, se você não leu os livros, cuidado com os possíveis spoilers!

Imagem de capa do item

A família de Viserys I Targaryen

Como o nome deixa claro, Viserys é parte da Casa Targaryen. Ele é o filho mais velho do príncipe Baelon e sua esposa-irmã, Alyssa.

Viserys só tem um irmão vivo – Daemon, o problemático príncipe que insiste em causar problemas propositalmente. Além disso, ele já teve um irmão mais novo, chamado de Aegon, que faleceu antes de completar um ano de idade.

O primeiro casamento do personagem foi com Aemma Arryn, sua prima. Apesar de inúmeras tentativas, eles só tiveram uma filha que chegou à idade adulta: Rhaenyra, a princesa nomeada como herdeira do trono. Aemma faleceu após dar à luz a Baelon, filho do casal que viveu por apenas um dia.

Ele também é primo de Rhaenys, A Rainha Que Nunca Foi.

Imagem de capa do item

A personalidade de Viserys I Targaryen

Tanto na série quanto nos livros, Viserys é retratado como alguém pacífico, que tenta sempre evitar conflitos. Ele é descrito como uma pessoa que buscava sempre agradar aos outros, além de ser bastante generoso e amigável.

Sua generosidade é, inclusive, o traço pelo qual ele ficou conhecido. Durante seu reinado, o que não faltava eram celebrações, e ele não poupava ouro e honras para aqueles que tinham seu favor. Assim, não é surpreendente que ele tenha se tornado muito querido tanto entre lordes quanto pelo povo comum.

Apesar disso, também é indicado que ele não era uma pessoa indecisa, sendo considerado até bastante determinado. Isso porque, quando o rei tomava uma decisão, ela se mantinha firme, independente de qualquer tentativa de mudar seus planos.

Imagem de capa do item

Viserys e Rhaenyra

Na série, Viserys e Rhaenyra têm uma relação complicada, cheia de desentendimentos desde o início. Apesar disso mudar um pouco quando ela é nomeada como herdeira, a princesa acredita que seu pai a despreza por não ser o herdeiro homem que ele queria. Por outro lado, Viserys demonstra genuinamente se importar com ela, mas ter dificuldades para lidar com o temperamento da jovem.

A situação é um tanto diferente nos livros. Desde pequena, Rhaenyra era mantida perto de seu pai, e a posição de copeira do rei era uma honra, já que ela ainda era criança na época. Além disso, após nomeá-la herdeira, Viserys de fato age para prepará-la para isso, tornando a princesa parte de seu Pequeno Conselho e buscando ensiná-la a governar.

Mesmo que rejeitar Daemon como herdeiro tenha sido parte de sua decisão, é indicado que o rei de fato desejava que a filha ascendesse ao trono, motivo pelo qual se recusa a nomear outro herdeiro mesmo quando tem a chance.

Imagem de capa do item

Quais foram os casamentos de Viserys I Targaryen?

Aemma Arryn foi a primeira esposa de Viserys. Apesar de seu nome deixar claro que ela descendia dos Arryn, família que comanda o Vale, a rainha também tinha ascendência Targaryen, sendo filha de Rodrik Arryn e Daella Targaryen. Daella era irmã de Baelon, pai de Viserys, o que torna o rei e a rainha primos.

Eles foram casados por cerca de 15 anos, já contando uma década de casamento antes de Viserys se tornar rei. Na série, o monarca parece ter um bom relacionamento com sua esposa, e diz inúmeras vezes que a amava, apesar de ter optado por sua morte para que o filho dos dois vivesse.

Após a morte de Aemma, Viserys se casa pela segunda vez. Apesar de seu conselho sugerir que ele tome Laena Velaryon como esposa para apaziguar os Velaryon, o rei opta por Alicent Hightower, filha de Otto Hightower, Mão do Rei na época.

Nos livros, Alicent e Viserys ficam casados por ainda mais tempo que o casamento inicial do rei, contando cerca de 23 anos de matrimônio.

Imagem de capa do item

Quem são os filhos de Viserys I Targaryen?

Viserys passou anos tentando ter um filho homem que pudesse sucedê-lo. Apesar disso, durante seu primeiro casamento, sua única filha sobrevivente foi Rhaenyra.

Esse não foi o caso com o segundo casamento do rei, no entanto. Em um ano, Alicent deu a luz ao primeiro filho homem de Viserys, chamado de Aegon. Dois anos depois, o casal teve uma filha, Helaena. Apenas um ano após o nascimento dela, veio o príncipe Aemond. Depois de alguns anos, o casal ainda teve mais um filho, Daeron.

Anos depois da morte de Viserys, um suposto filho bastardo do rei apareceu. Chamado Trystane, o rapaz se declarou um dos herdeiros do monarca, tomando para si o nome Truefyre. Apesar disso, não há indicações de que ele realmente fosse filho de Viserys.

Imagem de capa do item

Qual é o dragão de Viserys I Targaryen?

Conhecido como o Terror Negro, Balerion foi o dragão montado por Aegon, o Conquistador. Ele era o maior e mais antigo dragão dos Targaryen em Westeros, e foi o único dragão montado por Viserys.

Nos livros, é contado que o rei tomou Balerion para si quando ele já estava em uma idade avançada, já que o dragão nasceu em Valíria, e foi o último de sua espécie a ver o local em seu auge. Na época de Viserys, Balerion já tinha cerca de 200 anos, e era grande o bastante para cobrir cidades inteiras com a sombra de suas asas.

Velho e enorme, porém, o dragão também perdeu sua força. É dito que, apesar de conseguir levar Balerion aos céus mais uma vez, Viserys só o fez sobrevoar Porto Real, temendo que o dragão não fosse forte o suficiente para chegar até Pedra do Dragão. E, de fato, pouco mais de um ano depois, Balerion morreu por causa de sua idade avançada. Viserys nunca teve outro dragão depois disso.

Imagem de capa do item

Coroa

Ao longo do reinado dos Targaryen, nem todos os reis usaram as mesmas coroas. Uma das mais marcantes é a coroa de aço valiriano e rubis utilizada por Aegon I, mas Viserys optou por uma coroa diferente.

Sua coroa era a mesma de seu antecessor, Jaehaerys I. Feita de ouro amarelo e decorada com sete pedras preciosas de cores diferentes, o objeto é descrito como tendo o formato de um simples aro.

Durante a Dança dos Dragões, tanto a coroa utilizada por ele quanto a coroa de Aegon se tornariam símbolos importantes para os dois lados opostos na guerra pelo Trono de Ferro.

Imagem de capa do item

Início do Reinado

Viserys se tornou rei após seu pai, Baelon, herdeiro apontado pelo rei Jaehaerys, falecer antes do Velho Rei. Isso gerou questionamentos quanto à linha de sucessão, já que os irmãos mais velhos de Baelon haviam deixado descendentes vivos.

Assim, Jaehaerys optou por realizar o Grande Conselho de Harrenhal, para solucionar problemas quanto à sucessão antes que um conflito realmente surgisse. Na série, a disputa ficou entre Rhaenys e Viserys, enquanto nos livros foi o filho da Rainha Que Nunca Foi que concorreu com o eventual vencedor.

Poucos anos depois, o Velho Rei faleceu, e Viserys se tornou o novo governante. Ele herdou o reino em ótimo estado, com o tesouro cheio e o legado de seu avô garantindo prosperidade e paz. Este é considerado um dos pontos mais altos da Casa Targaryen, que havia se proliferado e contava com o maior número de dragões desde a Perdição de Valíria.

Nos livros, ao se tornar rei, Viserys já estava casado com Aemma há uma década, e a princesa Rhaenyra já tinha seis anos. O casal ainda lutava para ter um herdeiro homem, e, enquanto isso não acontecia, Daemon continuava se considerando herdeiro de seu irmão.

Apesar de genuinamente se importar com seu irmão mais novo, Viserys não desejava que o polêmico príncipe fosse seu herdeiro. Ainda assim, ele tentou mantê-lo próximo o tornando parte de seu Pequeno Conselho, e posteriormente Comandante da Patrulha da Cidade.

Até a morte de Aemma, Viserys se recusou a fazer Rhaenyra sua herdeira, mesmo sendo aconselhado por sua Mão, Otto Hightower, de que esta seria a melhor opção. Após Aemma e o príncipe Baelon falecerem, e Daemon fazer piadas sobre o herdeiro de um dia, o rei declarou sua filha como Princesa de Pedra do Dragão e herdeira do trono.

Imagem de capa do item

As sementes do conflito

Por ainda não estar tão velho quando sua esposa faleceu, o rei é aconselhado a se casar novamente. A principal apontada para isso é Laena Velaryon, mas o rei se casa com Alicent Hightower.

Enquanto seu irmão guerreia contra a Triarquia, Viserys não se preocupa com o conflito nos Degraus. Ao invés disso, ele precisa lidar com a situação em sua própria casa, já que após o nascimento de seus filhos com Alicent, ele se recusa a mudar a sucessão e declarar outro herdeiro, mantendo Rhaenyra na posição.

Isso cria atrito entre elas, bem como entre a Mão do Rei e o monarca. Otto Hightower é tão insistente que Viserys acaba retirando a posição dele e o mandando de volta para a Campina. Lyonel Strong, o senhor de Harrenhal, é escolhido como a nova Mão.

Durante um torneio para celebrar cinco anos do casamento de Viserys e Alicent, Daemon retornou à corte. Oferecendo a coroa que havia tomado para si como Rei dos Degraus e do Mar Estreito ao irmão, Daemon conseguiu o perdão de Viserys. Apesar disso, seis meses depois os dois tiveram outro grande desentendimento, que levou o monarca a exilar seu irmão de Porto Real novamente.

Embora não fique claro o porquê, é indicado que rumores diziam que o príncipe havia tomado a virgindade de Rhaenyra. A nova mão do rei teria aconselhado o furioso Viserys a executar o irmão por traição, mas o Septão Eustace interveio, relembrando o Conselho de que o assassinato de parentes era um dos crimes mais graves que alguém poderia cometer.

Enquanto estava vivo, o rei fez de tudo para impedir as brigas entre os “verdes”, apoiadores da rainha Alicent, e os “pretos”, apoiadores da princesa Rhaenyra. Por amar as duas, ele insistia em manter a paz, e inúmeras vezes obrigou ambos os lados a se desculparem pela hostilidade entre eles.

Viserys recusou a ideia de casar Rhaenyra com seu filho mais velho, Aegon, já que a diferença de idade entre eles era muito grande. Ele casou a filha com Laenor Velaryon, apesar dos protestos iniciais dela e da necessidade de ameaçar mudar a sucessão para que ela aceitasse.

O quarto filho dele e Alicent nasceu no mesmo ano que o primeiro filho de Rhaenyra, Jacaerys. Visando instigar a proximidade entre os dois e suas famílias, Viserys fez com que eles tivessem a mesma Ama de Leite.

Imagem de capa do item

Fim do reinado

Uma briga entre Aemond, filho de Viserys, e os filhos de Rhaenyra, começou quando o primeiro os acusou de serem bastardos, filhos de Harwin Strong. Quando Aemond e Jacaerys começaram a brigar, Lucerys, outro filho da princesa, defendeu o irmão com uma faca, fazendo com que o filho de Alicent perdesse um olho.

Viserys obrigou as famílias a trocarem desculpas, mas as palavras falsas só enganaram ao próprio monarca. Depois disso, ele declarou que qualquer um espalhando esse rumor perderia a língua, e ordenou que Strong deixasse Pedra do Dragão e voltasse a Harrenhal, onde ele e seu pai morreram em um incêndio.

Muitos rumores sobre a origem do fogo surgiram, e alguns apontam até o próprio Viserys como o responsável por ter ordenado o suposto ataque. Com sua Mão tendo falecido nas chamas, o monarca deu a posição a Otto Hightower novamente.

Mesmo após Rhaenyra e Daemon desafiarem o rei ao se casarem em segredo menos de seis meses depois da morte de seus respectivos cônjuges, Viserys continuou tentando manter a família da filha próxima da sua. Assim como suas mães, os filhos da princesa e da rainha se tornaram cada vez mais hostis uns aos outros, algo que também se manifestava no comportamento de seus dragões.

Após se cortar no trono e sofrer de uma infecção que quase tomou sua vida, o rei foi salvo pelo meistre Gerardys, trazido por Rhaenyra de Pedra do Dragão. Apesar disso, depois desse incidente, Viserys não se sentou mais no Trono de Ferro, e passou a realizar seus deveres como rei de outros locais.

Quando pressionado pela esposa e pela filha a escolher um novo meistre, depois do Grande Meistre Mellos falecer, Viserys continuou se recusando a escolher um lado, e deixou que a Cidadela enviasse o meistre mais capacitado. Apesar disso, a influência da Casa Hightower continuou crescendo debaixo do nariz do rei, com seu Pequeno Conselho sendo ocupado por apoiadores de Otto Hightower ao longo do tempo.

Imagem de capa do item

A Dança dos Dragões

O rei faleceu dormindo, mas teve sua morte ocultada por dias, em um período que a Rainha Alicent usou para reunir o Conselho e nomear Aegon, o primeiro filho homem do rei, como seu sucessor.

Nesse período, septões e irmãs silenciosas foram proibidos de cuidar do corpo do monarca, que começou a apodrecer. Foi apenas uma semana após sua morte que foi revelado que o rei havia morrido, e só então o cadáver foi preparado para ser cremado, no ritual tradicional dos Targaryen.

Rhaenyra, a herdeira apontada por Viserys e mantida até o fim da vida do rei, não aceitou ser usurpada por seu meio-irmão. Isso deu origem ao conflito que ficou conhecido como A Dança dos Dragões, uma guerra civil lembrada como um período terrível mesmo séculos depois, durante os eventos de Game of Thrones.

Imagem de capa do item

Livro ou série?

De acordo com o autor George R. R. Martin, a versão de Viserys da série é um personagem melhor que o que ele descreveu nos livros. Em um post de junho de 2022 em seu blog, o escritor comentou que estava muito impressionado com a versão do rei em House of the Dragon.

Ele escreveu:

“[...] Por anos, como alguns de vocês podem lembrar, eu disse que a versão da TV de Shae, vivida por Sibel Kekilli, era uma personagem mais profunda, rica e com nuance que a Shae nos meus livros. De modo similar, estou muito impressionado com a versão da série do Rei Viserys, interpretada por Paddy Considine, que dá ao personagem uma majestade trágica que meu Viserys do livro nunca alcançou. Palmas para Paddy, Ryan [Condal, showrunner da série] e seus escritores, e Miguel [Sapochnik, diretor] e os outros diretores. (Tem muitas performances ótimas em House of the Dragon – ou HOTD, como vejo alguns a chamando. Vocês podem nunca ter ouvido falar sobre alguns dos nossos atores, mas acho que vão aprender a amá-los, assim como fizeram com o elenco de Game of Thrones).”

Imagem de capa do item

Quem interpreta Viserys I Targaryen em A Casa do Dragão?

Na série da HBO, Viserys está presente desde o primeiro episódio, e é vivido pelo já citado Paddy Considine.

O ator interpretou o Padre John Hughes em Peaky Blinders. Outros créditos notáveis em sua carreira incluem seus trabalhos em The Outsider, A Morte de Stalin, Macbeth: Ambição e Guerra e O Ultimato Bourne.