A Casa do Dragão: Qual a doença do rei Viserys na série?

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Qual a doença do rei Viserys na série?

Por Flávia Pedro

A série spin-off de Game of ThronesA Casa do Dragão – fez sua estreia em meio a rixas familiares e jogos políticos e, no centro de tudo isso, está o Rei Viserys I Targaryen. Desde o primeiro episódio vemos que Viserys está sendo acometido por uma misteriosa doença que se iniciou apodrecendo um de seus dedos, mas que enfermidade é essa? É parecida com a escamagris, que vemos em GOT? Bora descobrir!

A Casa do Dragão adapta um livro derivado de As Crônicas de Gelo e Fogo, ou seja, os romances de de George R. R. Martin trazem grandes pistas do que acontece na série. O reinado de Viserys I Targaryen, por exemplo, é catalogado em Fogo & Sangue. Contudo, apesar da série abordar a doença do Rei, no livro Viserys não sofria com tal enfermidade. Mas então, de onde ela surgiu?

Essa é uma doença misteriosa que causa o apodrecimento da carne, mas é uma adaptação do que acontece no livro e que leva a decaída de Viserys I Targaryen. Ainda não há uma explicação clara sobre a doença, nem mesmo nos livros, mas tudo indica que na verdade, o que acontece com ele é resultado de infecções devido aos ferimentos causados pelas espadas do próprio Trono de Ferro, causando assim algo como sepse ou tétano. (via ScreenRant)

Rei Viserys I Targaryen ao se cortar no Trono de Ferro no primeiro episódio de A Casa do Dragão

No primeiro episódio de A Casa do Dragão, o Rei aparece se cortando no Trono de Ferro, o que derivou o problema em seu dedo, que aparentemente está necrosando e levando-o a realizar inúmeros procedimentos médicos para tentar se curar. Mas no livro, Viserys só se fere no Trono de Ferro quando já possui uma idade mais avançada, o que dá início ao fim de seu reinado.

Também pode ter uma relação com a tradição entre a realeza: o incesto. Há uma doença chamada hemofilia (que incapacita o corpo de coagular sangue e cicatrizar feridas), muito conhecida como a “doença real“, já que no século XIX ela afligiu famílias reais incestuosas na Europa. Como suas feridas não cicatrizam, essa parece uma boa justificativa.

E você, qual doença você acha que está afetando o Rei? Deixe seu palpite nos comentários!

Confira também: