A Casa do Dragão: Entenda a relação de Rhaenyra e Criston Cole

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Entenda a relação de Rhaenyra e Criston Cole

Por Melissa de Viveiros

O terceiro episódio de A Casa do Dragão deu um tempo à sós para a princesa Rhaenyra e sor Criston Cole, agora já um cavaleiro juramentado da Guarda Real. Escolhido pela princesa para a função, logo fica claro que existe uma certa afeição entre os dois. Mas qual exatamente é a relação entre eles, e como ela se desenvolve nos livros?

Apesar da diferença de idade entre os personagens na série e a versão literária, Rhaenyra e Criston Cole se conhecem da mesma forma em ambas as versões. O cavaleiro rouba a cena ao participar de um torneio no qual vence o príncipe Daemon, utilizando a prenda da princesa para indicar ter o favor dela.

Depois, é por causa de Rhaenyra que Criston é escolhido para a Guarda Real, já que ele vem de uma família de pouco prestígio, e não era filho de um lorde, e sim de um intendente. Em Fogo e Sangue, obra de George R. R. Martin focada nos Targaryen, é indicado que ele não só passou a proteger a família real, como se tornou o protetor pessoal da princesa.

O livro também indica que houve algum envolvimento romântico entre eles, embora não fique claro se o interesse partia apenas de Rhaenyra, ou se o cavaleiro retribuía sua afeição. Uma das versões sugere que Cole rejeitou as tentativas dela de seduzi-lo, enquanto outra indica que foi ela quem o rejeitou quando ele propôs que os dois abandonassem a corte e fugissem juntos. De qualquer forma, eles acabam tendo um desentendimento terrível, que não só os afasta temporariamente, como acaba com qualquer proximidade que eles tinham antes.

Rhaenyra e Criston Cole no terceiro episódio de House of the Dragon. (Reprodução: HBO)

Cole não só se torna um apoiador de Aegon, filho de Alicent, se tornar herdeiro no lugar de Rhaenyra, como tem papel fundamental em coroar o príncipe, ganhando até o apelido de “Fazedor de Reis” posteriormente. Todo seu carinho pela princesa é deixado de lado, e ele parece passar a odiá-la, se tornando um de seus piores inimigos. Além disso, ele acaba se tornando o escudo juramentado da rainha, sendo o protetor pessoal dela.

Rhaenyra o substitui com sor Harwin “Quebra-Ossos” Strong. O cavaleiro, filho do Mestre das Leis de Viserys I, Lyonel Strong, chega até mesmo a se acusado de ser o verdadeiro pai dos filhos da princesa.

Não é possível ter certeza do caminho que a série tomará com os dois, mas o episódio 3 deixa claro que a proximidade entre eles começou a ser estabelecida, e é provável que um elemento de romance acabe surgindo. Como essa história irá se desenrolar, no entanto, é uma questão para os próximos episódios.

A Casa do Dragão ganha novos episódios aos domingos, às 22 horas, na HBO e HBO Max.

Veja também: