Daemon Targaryen: Tudo sobre o personagem de Matt Smith em A Casa do Dragão

Capa da Publicação

Daemon Targaryen: Tudo sobre o personagem de Matt Smith em A Casa do Dragão

Por Melissa de Viveiros

A Casa do Dragão já chegou à HBO, levando o público de volta aos Sete Reinos e ao universo criado por George R. R. Martin. Apresentando diversos novos personagens, a trama gira em torno dos Targaryen, tratando da sangrenta disputa pelo Trono de Ferro conhecida como A Dança dos Dragões.

Se Rhaenyra é uma das peças centrais nessa história, outro que frequentemente se destaca ao seu lado é Daemon Targaryen. O irmão e herdeiro de Viserys I é conhecido por ser polêmico, mesmo dentro de seu universo – e, nesta lista, contamos tudo sobre o personagem de House of the Dragon para que você se prepare para o que vem por aí.

Mas, se você não leu os livros, cuidado com os possíveis spoilers!

Imagem de capa do item

A família de Daemon Targaryen

Daemon é parte da Casa Targaryen, sendo filho do príncipe Baelon e sua esposa-irmã, Alyssa. Seu irmão mais velho, Viserys, é o rei que ocupa o Trono de Ferro no início de A Casa do Dragão. Assim, Rhaenyra é sua sobrinha.

Ele teve um irmão mais novo, Aegon, que faleceu antes de completar um ano de idade. Seu primeiro casamento, já citado na série, foi com a Lady Rhea Royce, mas ele se casou outras duas vezes.

Imagem de capa do item

A personalidade de Daemon Targaryen

O chamado Príncipe da Cidade e Lorde da Baixada das Pulgas é descrito como impetuoso e ousado, além de bastante ambicioso. Seu temperamento teria sido difícil, já que ele se ofendia com facilidade e não era conhecido por sua calma, sendo considerado bastante temperamental.

Apesar de perigoso, também é dito que Daemon era extremamente carismático, podendo ser encantador se assim o desejasse. Ele também era bastante aventureiro, além de ser considerado um espírito livre.

O príncipe tinha muitos amigos nas partes baixas de Porto Real, bem como entre a Patrulha da Cidade. Ele também conquistou vários inimigos com facilidade, com Otto Hightower se destacando entre aqueles que o detestavam.

Imagem de capa do item

A relação entre Daemon e Rhaenyra Targaryen

Nos livros, é deixado claro desde o início que Daemon e sua sobrinha eram bem próximos. Ele sempre trazia presentes de suas viagens para ela, tratando a jovem bem, apesar de ser conhecido por seu temperamento difícil.

Na série, isso foi retratado logo no primeiro episódio, com a princesa mantendo segredo da chegada e do seu encontro com o tio – que a presenteia com um colar de aço valiriano.

Fogo & Sangue também indica que, apesar de haver uma diferença considerável de idade entre os dois, eventualmente esse carinho se tornou algo a mais, fazendo com que a relação entre eles ganhasse um aspecto sexual. Uma das descrições do livro indica que isso gerou uma briga entre Daemon e seu irmão, levando o rei a exilar o príncipe.

Apesar disso, a relação entre ele e Rhaenyra não parece ter piorado após o ocorrido. Na realidade, os dois acabam se reconectando depois, o que eventualmente leva a um casamento. E, mesmo quando a paranoia da princesa prejudique essa relação, os dois parecem manter um certo apreço um pelo outro.

Imagem de capa do item

Os casamentos de Daemon Targaryen

Como já citado, Daemon começa a história casado com a Lady Rhea Royce. Os dois se odiavam e o príncipe odiava o Vale de Arryn, o que o levava a constantemente desrespeitar sua esposa na presença de qualquer um.

Ela era Senhora de Pedrarruna, sede de sua casa. Daemon, no entanto, se referia a ela apenas como sua vaca de bronze, com o metal se referindo à armadura tradicional dos Royce. O desafeto entre ambos garantiu que eles se mantivessem o mais afastados possível, e eles nunca tiveram filhos.

Após a morte de Rhea em um acidente, o príncipe Targaryen se casou pela segunda vez. Sua segunda esposa foi Laena Velaryon, filha de Corlys Velaryon.

Nos livros, é sugerido que ele poderia ter se apaixonado pela jovem, embora a possibilidade apontada como mais provável seria a de que, tendo perdido prestígio e poder, ele buscava uma conexão direta com a poderosa Casa Velaryon. Isso porque, nesse ponto da história, Viserys já havia se casado novamente e tido filhos homens, deixando Daemon cada vez mais longe na linha de sucessão.

Tendo se casado sem o consentimento do rei, ele passou um tempo com sua nova esposa viajando por Essos.

Após Laena falecer, Daemon teve ainda uma terceira esposa. Ele e Rhaenyra se casaram menos de seis meses após a morte de seus respectivos cônjuges, e sem a permissão do rei, o que fez a união ser considerada um escândalo.

Imagem de capa do item

Qual é a relação de Daemon com Mysaria?

Além dos casamentos, outra relação importante de Daemon é com Mysaria. Já apresentada na série, a personagem era uma prostituta que se tornou próxima do príncipe. Após o rei Viserys I mandar Daemon de volta para o Vale, ele parte em Caraxes, levando Mysaria consigo.

Ela permanece relevante durante boa parte da história do príncipe. Nos livros, ao invés de retornar ao Vale, Daemon vai para Pedra do Dragão, onde Mysaria eventualmente fica grávida. O Targaryen, então, deseja que um ovo de dragão seja colocado no berço do bebê, tal como dita a tradição de sua família, o que enfurece Viserys.

Quando Mysaria perde o bebê por ser mandada para Lys por causa das demandas do rei, Daemon passa a ressentir ainda mais de seu irmão. Os dois eventualmente se reúnem, e continuam sendo amantes mesmo durante o casamento de Daemon com Rhaenyra – que, de acordo com Fogo & Sangue, não tinha problema algum com o relacionamento dos dois, e chegou a tornar Mysaria parte de sua própria corte.

Imagem de capa do item

Quem são os filhos de Daemon Targaryen?

Daemon não teve filhos em seu primeiro casamento, mas esse não foi o caso com suas duas esposas seguintes. Com Laena, ele se tornou pai das gêmeas Baela e Rhaena. Seu terceiro filho com ela, no entanto, não nasceu com vida.

Já no terceiro casamento, com Rhaenyra, o príncipe teve dois filhos: Aegon, que viria a se tornar Aegon III, e Viserys, eventualmente coroado como o Segundo de Seu Nome. Os dois também teriam uma filha, Visenya, que acabou nascendo prematura e falecendo.

Imagem de capa do item

Qual é o dragão de Daemon Targaryen?

O dragão de Daemon, Caraxes, também era conhecido como o Wyrm de Sangue. O apelido foi dado a ele quando ainda filhote, pelos responsáveis por cuidar dos dragões. O motivo para isso seria que, entre os jovens dragões da época, Caraxes era o mais feroz.

Ele é descrito como um enorme e esguio dragão vermelho. Antes de Daemon, ele pertencia ao príncipe Aemon, tio do personagem de A Casa do Dragão. Tendo experiência em batalha com seu primeiro cavaleiro, ele era considerado bastante formidável e temível, além de ser bem maior do que os dragões mais jovens – mas sem se comparar ao tamanho de Vhagar, o dragão mais velho vivo na época de Daemon.

Imagem de capa do item

Irmã Sombria

Outro elemento notável que não pode deixar de ser citado quando se trata de Daemon é sua espada. Irmã Sombria também é herança de sua família, embora venha de tempos bem mais antigos que Caraxes.

Uma das espadas mais lendárias do universo de George R. R. Martin, é dito que Irmã Sombria possivelmente foi forjada antes até da Conquista de Aegon. Apesar disso, sua portadora mais antiga conhecida é Visenya Targaryen, uma das esposas-irmãs do Conquistador.

A espada também passou pelas mãos de Maegor, o Cruel, além de ter sido roubada por Alyssa Velaryon, que a passou para seu filho, Jaehaerys, o Conciliador. Um dos filhos dele, Baelon, o Bravo, também utilizou a espada, que depois foi dada a Daemon pelo próprio rei Jaehaerys I.

Imagem de capa do item

Segundo filho

Sendo o segundo filho de Baelon e Alyssa, Daemon era o herdeiro de seu irmão, Viserys I. Apesar disso e de sua ambição e desejo por poder, ele nunca teve paciência para governar, frustrando diversas tentativas de seu irmão de incluí-lo no Pequeno Conselho.

Ele foi Mestre da Moeda por um ano, além de ser Mestre das Leis por seis meses depois disso. Mas seu descaso pelo governo gerou atrito com Otto Hightower, Mão do Rei, que implorava que o príncipe fosse removido do Conselho.

Depois disso, ele se tornou Comandante da Patrulha da Cidade, assim como é mostrado na série. Isso o deixou muito poderoso, já que ele comandava cerca de dois mil homens extremamente leais a ele.

Por estar frequentemente nos bordéis da Baixada das Pulgas, ele passou a ser chamado de Lorde da Baixada das Pulgas. Oficialmente, no entanto, ele era chamado de Príncipe da Cidade.

Sua ambição fazia com que ele se considerasse o herdeiro de seu irmão, apesar de Viserys se recusar a nomeá-lo como Príncipe de Pedra do Dragão. Quando Rhaenyra é declarada herdeira, Daemon não comparece à cerimônia, enfurecido com a atitude de seu irmão.

Imagem de capa do item

Rei dos Degraus e do Mar Estreito

O descontentamento com Viserys I leva Daemon e Corlys Velaryon a se unirem em uma "guerra" pelos Degraus, que estavam sendo atacados pela Triarquia. Além disso, ele liderou um exército de aventureiros e segundos filhos.

Com a frota Velaryon e o poder de Caraxes, eles conquistaram quase todas as ilhas da região, com apenas duas faltando. Daemon então se declarou **Rei dos Degraus e do Mar Estreito, sendo coroado pelo próprio Corlys.

Ainda assim, Daemon optou por retornar à corte depois disso, apresentando sua coroa a Viserys para se reconciliar com o irmão. Perdoado, o príncipe retornou ao Pequeno Conselho, mas logo ficou claro que ele não havia mudado, e uma nova desavença fez com que ele fosse exilado dos Sete Reinos, o que o levou a voltar para o confronto nos Degraus.

Imagem de capa do item

A Dança dos Dragões

Daemon foi colocado como parte do motivo para Rhaenyra não ser coroada rainha após a morte de Viserys I. Otto Hightower se opôs à ideia de Daemon como rei consorte, enquanto Criston Cole, Senhor Comandante da Guarda Real, teria dito que ele e Rhaenyra transformariam a Fortaleza Vermelha em um bordel.

Foi ele quem coroou Rhaenyra na cerimônia que ocorreu em Pedra do Dragão, a declarando como rainha e dando a si próprio o título de Protetor do Reino. Ele também teve papel importante em batalha e como estrategista para os apoiadores de Rhaenyra, os chamados Pretos.

Apesar disso, ele também trouxe problemas para seu lado na guerra. Isso porque, seus antigos inimigos, como a Triarquia, foram utilizados contra eles por causa de Daemon.

O príncipe chegou a ser enviado por Rhaenyra para as terras fluviais em busca de Vhagar, que estava aterrorizando o local com seu cavaleiro, Aemond. Junto a ele, foi enviada uma jovem cavaleira de dragão sem origem nobre, conhecida apenas como Urtigas. Os livros afirmam que o Targaryen se tornou próximo dela, mas apresentam relatos conflitantes entre os que dizem que a relação deles era romântica e outros que afirmam que ele a tratava como uma filha.

O fato é que, eventualmente, Mysaria, que passou a agir como Mestre dos Segredos de Rhaenyra, disse à rainha que Daemon estava dividindo sua cama com Urtigas. Paranoica após diversas traições, Rhaenyra declarou que Urtigas fosse morta, mas Daemon foi avisado da ordem. Em resposta, ele teria dito que aquilo eram palavras de uma rainha, obra de uma puta. Ele e Urtigas então seguiram caminhos diferentes, e Daemon encontrou seu fim pouco depois.

Imagem de capa do item

Como Daemon Targaryen morreu?

Conforme descrito no livro Fogo e Sangue, Daemon morre durante uma luta de dragões contra Aemond Targaryen. Daemon já vinha esperando uma oportunidade para dar um fim no sobrinho, mas as coisas não terminam nada bem para nenhum dos dois.

A dupla trava uma intensa batalha nos céus com a ajuda de seus dragões até que Daemon consegue enfiar a sua espada no olho de Aemond, matando-o. Acontece que Caraxes e Vhagar, a dragão de Aemond, acabam colidindo e, consequentemente, Daemon morre também, embora seu corpo nunca tenha sido encontrado.

Imagem de capa do item

Quem interpreta Daemon Targaryen em A Casa do Dragão?

Na série da HBO, Daemon é um personagem de grande importância desde o início. Seu intérprete no projeto é Matt Smith, conhecido principalmente por ter vivido o Décimo Primeiro Doutor em Doctor Who.

Além disso, o ator esteve em projetos como The Crown, Orgulho e Preconceito e Zumbis, Noite Passada em Soho e, é claro, o infame Morbius, onde interpretou Milo.