A Casa do Dragão: Qual a relação da Casa Velaryon com os Targaryen?

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Qual a relação da Casa Velaryon com os Targaryen?

Por Melissa de Viveiros

Em Game of Thrones, o público conheceu os Targaryen após sua queda, em um momento onde as famílias valirianas não eram mais centrais à trama dos Sete Reinos. Agora, com a chegada de A Casa do Dragão na HBO, a situação é bem diferente — e, além dos senhores de dragões, outra família de origem valiriana vem chamando a atenção: os Velaryon.

A relação tensa entre Corlys Velaryon e o rei Viserys I pode sugerir o contrário, mas na realidade as duas casas tem uma longa história uma com a outra. Desde origens semelhantes a casamentos, a ligação entre as duas permaneceu ao longo de vários séculos.

Assim como os Targaryen, a Casa Velaryon vem da Antiga Valíria. De acordo com as histórias da própria família, eles vieram para Westeros antes mesmo dos Targaryen, se estabelecendo em Derivamarca.

Diferente da família de Rhaenyra e Daenerys, porém, eles nunca foram senhores de dragões, como o próprio Corlys Velaryon conta no segundo episódio de House of the Dragon. Era o mar que eles dominavam, o que combinado ao poder dos Targaryen nos céus, estabeleceu uma aliança longa e muito próxima entre as duas famílias.

Corlys Velaryon em imagem oficial de House of the Dragon. (Reprodução: HBO)

Na época da Conquista, os Velaryon já estavam aliados aos Targaryen, com seus navios ajudando na movimentação do exército de Aegon, além de formarem grande parte da frota real posteriormente. Os Velaryon foram colocados tantas vezes como Mestres dos Navios no Pequeno Conselho de reis Targaryen que a posição passou a ser vista quase como hereditária, de acordo com o que é contado nos livros O Mundo de Gelo e Fogo e Fogo e Sangue.

No reinado de Aegon, eles eram considerados uma casa extremamente influente, ainda mais que os Lannister, por exemplo. O primeiro Senhor Comandante da Guarda Real foi um Velaryon, enquanto o irmão mais velho dele serviu como Mestre dos Navios de Aegon. Além disso, as relações familiares entre eles e a família real aumentavam ainda mais o poder da Casa Velaryon.

Casamentos entre as duas casas também ocorrem há anos, mesmo antes da Conquista. Valaena Velaryon nasceu de uma união assim, e também se casou com um Targaryen, Aerion; dessa união veio o trio de conquistadores, Visenya, Aegon Rhaenys. Além disso, Alyssa Velaryon se casou com o rei Aenys I, filho de Aegon e Rhaenys, e se tornou mãe de Jaehaerys, que eventualmente subiu ao Trono de Ferro.

Aegon, o Conquistador, e suas irmãs Visenya e Rhaenys eram filhos de uma Velaryon. (Reprodução: Magali Villeneuve/O Mundo de Gelo e Fogo)

Corlys Velaryon, que aparece na série, é mais um exemplo dessa ligação próxima entre as duas casas. Ele se casou com a princesa Rhaenys, além de se tornar o Mestre dos Navios. Por si só, o Serpente Marinha é bastante notável, tendo construído uma nova sede para sua família no castelo de Maré Alta, além de se tornar o homem mais rico do reino por meio de suas viagens, elevando sua casa acima da riqueza dos Lannister ou dos Hightower.

Suas desavenças com parte dos Targaryen surgiram após o Grande Conselho de Harrenhal escolher Viserys como herdeiro de Jaehaerys ao invés de Rhaenys, como contado no primeiro episódio da nova série da HBO. A partir daí, a situação só piorou diante das escolhas do rei Viserys I, que muitas vezes ofenderam Corlys Velaryon e sua família.

Apesar desses eventos recentemente mostrados na série, as duas casas valirianas tem um grande histórico de proximidade, como é possível perceber com suas alianças que antecedem até Aegon, o Conquistador. Isso, porém, só torna mais notável o distanciamento entre elas nos eventos de House of the Dragon, que apresenta um clima tenso entre o Trono de Ferro e os Velaryon.

A Casa do Dragão ganha novos episódios aos domingos, às 22 horas, na HBO e HBO Max.

Fique com: