Vecna de Stranger Things: História, poderes e tudo sobre o novo monstro da série

Capa da Publicação

Vecna de Stranger Things: História, poderes e tudo sobre o novo monstro da série

Por Arthur Eloi

Atenção: Alerta de Spoilers!

Stranger Things 4 finalmente chegou ao catálogo da Netflix, e trouxe uma nova ameaça para infernizar a vida de Eleven (Millie Bobby Brown) e seu grupo de amigos. Após serem caçados pelo Demogorgon e enfrentarem o Devorador de Mentes, a cidade de Hawkins agora está na mira do impiedoso Vecna.

Uma criatura capaz de se infiltrar nos traumas e pesadelos dos habitantes da pequena cidade, o monstro tem uma história conturbada que envolve Eleven, o Laboratório de Hawkins e um serial killer da cidade que ficou conhecido por matar a própria família na década de 50.

Reunimos abaixo tudo que sabemos sobre o novo vilão de Stranger Things!


Quem é Vecna?

Origem de Vecna está diretamente relacionada à Eleven

Uma poderosa criatura do Mundo Invertido, Vecna é um ser humanoide, com rosto e corpo inteiramente apodrecidos. Suas mãos têm enormes garras, e ele também tem tentáculos gigantes que espalham por toda a dimensão maldita.

Sua origem está diretamente relacionada à Eleven, visto que a quarta temporada revela que Vecna era um dos funcionários do Laboratório de Hawkins chamado Henry Creel. Ainda quando criança na década de 1950, ele se mudou com seus pais para um casarão em Hawkins, e lá descobriu seus poderes.

Testando os limites de suas novas habilidades, ele manifestou todo o seu desgosto por sua família, causando alucinações que os faziam confrontar horrores e traumas do passado. Quando sua mãe descobriu que a suposta assombração da casa nada mais era do que seu filho, o garoto a assassinou junto com a irmã. Sem forças para concluir a matança de sua família, ele desmaiou, e seu pai Victor Creel (Robert Englund) foi responsabilizado pelos crimes.

Henry Creel descobriu seus poderes em Hawkins, mas só foi se tornar poderoso mesmo quando virou o primeiro experimento de Martin Brenner

Henry, por sua vez, passou uma semana em coma e foi oficialmente dado como morto. Isso só serviu para encobrir o fato de que o garoto se tornou cobaia do projeto MKUltra no Laboratório de Hawkins, por volta de 1959. Nas mãos do impiedoso doutor Martin Brenner (Matthew Modine), Henry Creel perdeu seu nome e ficou conhecido apenas pelo número de seu experimento: Um.

Quando se mostrou poderoso demais para seus superiores, ele foi sujeito a um tratamento para inibir seus poderes. Como forma de mantê-lo na coleira, Um passou a atuar como cuidador do Laboratório de Hawkins, ajudando as demais cobaias do projeto – e nutrindo ódio em Eleven para levá-la ao ponto do descontrole.

A reta final da série mostra que a criação de Vecna se deu quando Eleven foi manipulada pelo funcionário, ajudando-o a retirar o dispositivo que inibia seus poderes. Quando ele revelou ser Um, a garota percebe o erro que cometeu, e luta contra o poderoso “irmão”. A menina segue as dicas dadas pelo próprio para derrotá-lo, e usa toda a sua habilidade para abrir o portal para o Mundo Invertido e bani-lo para a outra dimensão.

Quais são os poderes de Vecna?

O ataque alucinatório de Vecna coloca suas vítimas em um estado de transe

Como um ex-cobaia do Laboratório de Hawkins, Vecna é praticamente uma versão mais poderosa de Eleven. Ele é um mestre da telecinese, capaz de puxar, empurrar ou manipular objetos, pessoas e estruturas de longe – inclusive, sem sequer precisar gesticular com as mãos, como faz a garota.

Desde pequeno, ele também é capaz de invadir mentes alheias para ler seus segredos mais obscuros. Na mente de suas vítimas, ele provoca alucinações que fazem elas terem visões que conflitam com o mundo real, e também reviverem momentos traumáticos.

Vecna se apresenta para suas vítimas dentro da suas alucinações. No mundo real, elas sofrem uma morte grotesca

Vecna é um assassino silencioso, e consegue matar as pessoas de dentro dessas alucinações. Perfurando-as com suas garras no mundo dos sonhos (dimensão chamada de Mindscape), o corpo das vítimas no mundo real é inteiramente retorcido de formas bizarras, seguido pela explosão dos olhos.

O monstro ainda tem vários tentáculos que podem ser usados para imobilizar, perfurar e capturar suas vítimas. Espalhados por todo o Mundo Invertido, ele consegue se informar sobre invasores em sua realidade. Ele parece drenar a energia de suas vítimas mortas em casulos em uma seção especial do Mundo Invertido, conhecida como Mindscape.

Quem interpreta Vecna em Stranger Things 4?

Jamie Campbell Bower vive a versão adulta de Henry Creel/Um

As duas principais versões de Vecna – tanto o monstro quanto Um, o funcionário do laboratório – são vividas por Jamie Campbell Bower. O ator inglês já tem reputação de interpretar vilões em obras como A Saga Crepúsculo, em que vive o vampiro Caius, e Animais Fantásticos, onde interpreta o jovem Grindelwald.

Por mais que não apareça nos créditos – para não entregar a surpresa antes da hora – também é o ator que interpreta a versão monstruosa. Segundo o próprio em entrevista à Variety, 90% do visual de Vecna foi feito com efeitos práticos, em um processo que levava impressionantes sete horas e meia.

Sim, é o próprio Jamie Campbell Bower na roupa de Vecna – que foi feita com efeitos práticos e demorava horrores para ser aplicada em seu corpo

A diária de Jamie Campbell Bower se iniciava às 3h da manhã, e ele rodava por 10-12 horas seguidas. Como preparação para viver o vilão, ele tirava 30 minutos após concluir a maquiagem para sentar sozinho em um quarto escuro.

Só pela curiosidade, quem vive o jovem Henry Creel é um menino chamado Raphael Luce. O jovem estadunidense (que, hilariamente, está sendo comparado com Chico Buarque internet afora) também pode ser visto no piloto de Loki, interpretando um garoto francês que ajuda Mobius (Owen Wilson).

Quais foram as inspirações para Vecna?

Freddy Krueger, o antagonista de A Hora do Pesadelo, é a maior inspiração por trás de Vecna

A quarta temporada de Stranger Things é descaradamente inspirada por A Hora do Pesadelo, clássico oitentista em que o maníaco Freddy Krueger atormenta os sonhos de um grupo de jovens. Assim como lendário assassino do cinema, Vecna é capaz de criar alucinações bastante pessoais em que se revela para a vítima e a mata dentro desse pesadelo.

Além disso, tanto ele quanto Freddy Krueger são ex-humanos que se tornaram monstros sobrenaturais após terem seus corpos inteiramente queimados. A inspiração é reconhecida até dentro da própria série, com menções diretas à Hora do Pesadelo e também a presença do ator Robert Englund, conhecido por imortalizar Krueger nas telonas. Na série, ele vive Victor Creel, o pai do garoto que viria a se tornar Vecna, portanto há algo simbólico na escolha do ator.

Pinhead, o Cenobita maníaco de Hellraiser, também foi outra influência para Vecna

Além disso, Jamie Campbell Bower afirmou que os Irmãos Duffer, criadores da série, lhe deram dois filmes para se inspirar: As Duas Faces de um Crime (1996) e Hellraiser – Renascido do Inferno (1987). O primeiro é um drama de tribunal em que o assassino finge ter duas personalidades diferentes. Já o segundo é o filme que consagrou Pinhead, um maníaco do horror que é uma criatura sádica de outra dimensão. É possível ver ambas as influências em Vecna e em Um.

Produção de Stranger Things queria um vilão igual o Rei da Noite, portanto contratou a equipe que fez o visual do monstro de Game of Thrones

Já em termos práticos, a produção afirmou que gostaria que Vecna fosse o Rei da Noite da série, em alusão ao vilão de Game of Thrones. Foi assim, inclusive, que a mesma equipe da BGFX que criou o visual do monstro da HBO foi recrutada para criar o antagonista do seriado da Netflix.

Como é o Vecna de Dungeons & Dragons?

É possível ver uma miniatura do Vecna de Dungeons & Dragons durante a campanha de Eddie Munson no Clube Hellfire

O nome Vecna não é criação de Stranger Things. Assim como foi com o Demogorgon e com o Devorador de Mentes, os antagonistas são batizados de acordo com personagens do RPG de mesa Dungeons & Dragons.

Existe um Vecna no mundo de D&D, e como bem explica nosso Mike Sant’Anna no vídeo abaixo, ele é um dos inimigos mais poderosos do RPG. Um mago poderoso que se tornou rei, e mais tarde se tornou uma divindade macabra ao se envolver com magia necromântica.

É até possível ver o Vecna original sendo usado por uma campanha mestrada por Eddie Munson (Joseph Quinn) no Clube Hellfire, batizada de “O Culto de Vecna”. Mas salvo pelo nome e pela definição de alguém que se torna ainda mais poderoso após a morte, o vilão da série não tem maiores ligações com o antagonista do RPG de mesa.

Com sete episódios, o Volume 1 de Stranger Things 4 já está disponível no catálogo da Netflix. O Volume 2, que terá dois capítulos adicionais, chega em 1º de julho.

O que você achou de Vecna como vilão de Stranger Things? Deixe nos comentários abaixo, e aproveite para conferir: