Dungeons and Dragons: O que é necessário para jogar D&D?

Capa da Publicação

Dungeons and Dragons: O que é necessário para jogar D&D?

Por Chris Rantin

Critical Role, The Legend of Vox Machina, Stranger Things, Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes… A cada dia que passa, o sistema de RPG Dungeons & Dragons fica cada vez mais popular, conquistando uma nova geração de fãs interessados em explorar esse vasto mundo fantástico. Entretanto, com tantas regras e peculiaridades, pode ser intimidador começar este game, por isso, preparamos este artigo para responder a grande dúvida: Afinal, o que é necessário para jogar D&D?

O que é Dungeons & Dragons? 

D&D é um dos sistemas mais populares de RPG no mundo.

Antes de saber como jogar D&D, é de bom tom dar uma breve explicação sobre o que diabos é Dungeons & Dragons. 

Criado por Gary Gygax e Dave Arneson em 1974, Dungeons & Dragons é um jogo focado em narrativa e interpretação — em inglês, Role-Playing Game, ou seja RPG. Diferente de outros jogos, em D&D não existem vencedores e vencidos, uma vez que o grupo todo se une para contar uma boa história e imaginar aventuras incríveis. Sim, imaginar. Afinal, por mais que miniaturas ou artes estejam envolvidas, a maior parte do jogo acontece apenas na sua imaginação. 

Através de sessões comandadas por um Mestre, também chamado de DM, o grupo de jogadores segue por uma jornada épica que eles mesmos criaram. Isso porque, apesar que já existam aventuras prontas, os jogadores e o DM tem total controle para modificar o que bem entenderem. Além disso, todas as decisões serão tomadas pelos jogadores, algo que vai desde a aparência e personalidade dos personagens até quais habilidades serão utilizadas, como serão as ações e reações diante de um acontecimento etc… Dessa forma, cada aventura é, potencialmente, uma história única. 

O que é preciso para começar a jogar D&D?

Mesmo que muitas regras e mecânicas possam ser modificadas de acordo com as preferências e necessidades da mesa — isto é, do grupo de jogadores —  o padrão nas sessões de D&D exige que você tenha um Mestre, um grupo de jogadores, a ficha de personagem, os livros de regras e um conjunto de dados

O mestre

Dungeons & Dragons é bem popular em Stranger Things.

Em uma sessão de Dungeons & Dragons, o Mestre assume a função do narrador da aventura e o juiz da mesa

É ele quem guiará os jogadores através dos desafios, descrevendo os ambientes, interpretando os NPCs e criando a história geral que será contada. As questões de mecânicas — em combate, feitiços e ações — também são definidas e reforçadas por ele. 

De um ponto de vista prático, ele funciona como a autoridade na mesa, seguindo as regras e normas que foram pré-definidas por todos os jogadores ou reforçando o papel dos livros de regras. 

É importante lembrar, porém, que o Mestre não é arbitrário e nem o “dono” do jogo. Em D&D — e RPGs em geral — a história é criada em conjunto entre Mestre e Jogadores. É através das interações deles e da sinergia que surgem aventuras épicas. RPG é um jogo de interpretação em grupo e não uma competição entre Jogadores vs Mestre, no sentido de que um precisa vencer o outro. Portanto, o diálogo e a colaboração entre todos da mesa é essencial para que o jogo fique divertido. 

O grupo de jogadores

Os atores da história!

Se o ditado popular diz que uma andorinha só não faz verão, em D&D um mestre sozinho não faz uma sessão. 

Para que o jogo seja dinâmico e funcione da maneira esperada, uma mesa de RPG costuma contar com uma média de três a seis jogadores. Claro, é possível jogar com menos ou mais pessoas, ainda que isso afete diretamente a qualidade do jogo e dependa principalmente da habilidade de coordenação do DM, mas o ponto principal é que jogar sozinho não é uma opção. 

Em D&D, os jogadores funcionam como os atores principais da história que está sendo contada. São eles que tomam as decisões que impactam diretamente a narrativa, seja enfrentando monstros, solucionando enigmas ou interagindo com o universo e os NPCs do Mestre. 

Mais uma vez, se faz necessário relembrar que RPG é um jogo de interpretação em grupo. Ainda que, eventualmente, algum personagem ganhe mais destaque em algum arco da narrativa do Mestre, isso não significa que existam protagonistas e personagens secundários dentre os jogadores. Todo mundo é importante e tem espaço no jogo. 

A ficha do personagem

A ficha do personagem é essencial em D&D.

D&D é um jogo de interpretação em grupo, mas como saber exatamente quem você está interpretando? Através da sua ficha do personagem, é claro! 

Preenchida pelo jogador antes da campanha começar, a ficha apresenta o conjunto de informações básicas do personagem. É nela que encontramos a raça, classe, sub-classe, feitiços e habilidades, inventário, vantagens e desvantagens, pontos de vida, personalidade, aparência, alinhamento moral, pontos de força, carisma, sabedoria…  

Em resumo, a ficha do personagem é consultada em praticamente todas as oportunidades, uma vez que é ali que encontramos as principais informações que afetam a maneira que o personagem interage com o mundo que foi criado. Assim, ela funciona como base para as jogadas de dados, um controle para os seus recursos e uma base para sua interpretação. 

Por isso, fica a dica: dê a devida atenção para a ficha na hora de montar seu personagem! É nela que se encontra a chave para o sucesso diante de um desafio.

Os livros de regras

Os dois livros servem como a principal base para D&D.

Ainda que muitas regras possam ser modificadas ou recriadas de acordo com as preferências e necessidades do grupo, a base da maioria das aventuras de D&D parte de dois livros específicos: O Livro do Jogador e o Guia do Mestre

No Livro do Jogador estão todas as principais informações necessárias para criar um personagem e navegar por este vasto mundo de fantasia. É nele que o jogador encontrará informações sobre raças, classes e antecedentes, uma lista de feitiços e um guia de como montar a ficha do personagem. Explicações de regras e sugestões para ajudar a criatividade fluir na hora de interpretar o personagem também estão presentes no livros. 

Já o Guia do Mestre, como o próprio nome sugere, contém as principais informações e regras que auxiliarão o mestre a comandar o jogo. Desde um guia de monstros e dicas de como calcular os pontos de experiência e o nível de desafio da aventura, até a melhor forma de guiar os jogadores através da narrativa. Tudo o que o mestre precisa está presente neste livro. 

O conjunto de dados

Os dados mandam em D&D.

Como definir se a ação que você gostaria de executar deu certo? Rolando os dados! 

Em D&D — e RPGs no geral — o sucesso ou o fracasso das suas ações não depende apenas da sua vontade ou interpretação, nem mesmo da bondade presente no coração dos Mestres. Para que o resultado seja justo, e potencialmente caótico, a maioria das ações exige uma rolagem de um conjunto de dados para avaliar se você consegue fazer o que havia tentado e qual o seu grau de sucesso no processo. 

Imagine que você deu de cara com um monstro e você quer atacá-lo. Você precisa rolar um dado para ver se consegue acertá-lo e, depois, rolar outro dado (de acordo com o que foi especificado no tipo de ataque feito) para ver quanto de dano você causou. Mas isso vai além do combate. Se você deseja ameaçar um guarda para conseguir entrar dentro de um castelo, por exemplo, é preciso rolar o dado para avaliar como você se saiu. 

É claro que a interpretação e a ficha do personagem podem influenciar nos resultados, mas boa parte da aventura será decidida pelos dados. Com isso, eles são parte essencial em uma campanha de D&D.

Conexão com a internet

The Legend of Vox Machina, série animada baseada na primeira campanha de Critical Role, é a prova do poder da internet quando o assunto é D&D.

Foi-se o tempo em que a única forma de jogar D&D — ou qualquer RPG — era reunindo os amigos presencialmente. Especialmente depois da pandemia, a internet se tornou a principal forma de reunir os amigos para horas de diversão ou conhecer novas pessoas que queiram começar uma nova campanha.  

Com plataformas que visam facilitar o game on-line, contendo informações sobre as dúvidas e regras básicas, além de dados virtuais, muitas vezes tudo o que você precisa é de uma boa conexão com a internet para conseguir jogar D&D. 

E aí, tá esperando o quê para se aventurar por este mundo fantástico e começar a jogar Dungeons & Dragons?

Veja também: