Stranger Things: Fãs da série apontam erro de continuidade na história de Eleven

Capa da Publicação

Stranger Things: Fãs da série apontam erro de continuidade na história de Eleven

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

O primeiro volume de Stranger Things 4 já está entre nós e está dividindo o público pela internet. Enquanto há quem ache que é o melhor ano da série, carregado de temas e tramas sombrias, há também quem ache que a criação dos Irmãos Duffer está ficando repetitiva demais e com muitos núcleos desnecessários. Contudo, um possível erro de continuidade chamou a atenção dos fãs nas redes sociais.

Quem já assistiu à nova temporada sabe que boa parte da trama está focada no desenvolvimento de Eleven e em como ela foi criada em um laboratório, servindo como experimento genético. Ao longo de vários episódios, temos “flashbacks” da personagem, que são contados enquanto ela tenta recuperar seus poderes telecinéticos.

Contudo, uma coisa chamou a atenção dos fãs nas redes sociais: enquanto ainda é criança, em 1979, e está sendo controlada pelo governo norte-americano, Eleven fala normalmente. Isso gerou uma série de questionamentos, uma vez que no primeiro ano da série, ela não fala e precisa passar por um bom período de aprendizagem para poder se comunicar com outras pessoas.

O quarto ano de Stranger Things conta mais da história de Eleven.

Nas redes sociais, muitos fãs apontaram esse “erro de continuidade” e como abre uma contradição em relação ao primeiro ano da série. “As memórias de Eleven são um pouco confusas, porque ela não era capaz de falar na primeira temporada? E parece que ela fala normalmente nessas memórias”. Disse o usuário @wszvstkojedno no Twitter.

Outro usuário, @eliandmorty comenta sobre a possibilidade disso ter surgido a partir do trauma que ela sofreu ao testemunhar o assassinato de várias crianças, provocado pelo paciente 001: “Então, porque as crianças do quarto arco-íris conseguem falar, quando a Eleven não falava nada no começo do primeiro ano? Ela ficou muda por causa do trauma?”.

Por enquanto, não temos nenhum tipo de resposta para essas perguntas – mas isso pode acabar sendo resolvido no segundo volume da temporada, que contará com o oitavo e o nono episódio e será lançada no dia 1º de julho. Mas é muito provável que, se essa questão for apontada na série, tenha de fato a ver com o trauma, e não apenas com o modo pelo qual Eleven foi tratada ao longo de seus primeiros anos de vida.

Stranger Things está disponível na Netflix.

Abaixo, veja também: