Oscar 2022: Onde assistir a todos os filmes indicados

Capa da Publicação

Oscar 2022: Onde assistir a todos os filmes indicados

Por Jaqueline Sousa

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas finalmente divulgou a lista dos indicados ao Oscar, a premiação mais importante da sétima arte. Neste ano, a cerimônia vai acontecer no dia 27 de março, e filmes como Ataque dos Cães, Duna e Belfast são grandes destaques na 94ª edição do prêmio. 

Ficou curioso por algum título da lista? Reunimos aqui as principais informações sobre as produções e onde você pode assistir a todos os filmes indicados ao Oscar de 2022!

Ataque dos Cães

Indicado às categorias: Melhor Filme, Melhor Direção (Jane Campion), Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Atriz Coadjuvante (Kirsten Dunst), Melhor Ator Coadjuvante (Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora (Jonny Greenwood), Melhor Som, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Design de Produção.

Sinopse: Um fazendeiro durão trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente — até que antigos segredos vêm à tona. 

Onde assistir: Netflix

Duna

Indicado às categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora (Hans Zimmer), Melhor Som, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Design de Produção.

Sinopse: Paul Atreides (Timothée Chalamet) é um jovem brilhante, dono de um destino além de sua compreensão. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de seu povo.

Onde assistir: HBO Max, Apple TV, Youtube e Google Play

Leia nossa crítica clicando aqui.

Belfast

Indicado às categorias: Melhor Filme, Melhor Direção (Kenneth Branagh), Melhor Atriz Coadjuvante (Judi Dench), Melhor Ator Coadjuvante (Ciarán Hinds), Melhor Roteiro Original, Melhor Som e Melhor Canção Original (Down To Joy).

Sinopse: Escrito e dirigido pelo indicado ao Oscar Kenneth Branagh, BELFAST é uma história comovente de amor, riso e perda na infância de um menino, em meio à música e ao tumulto social do final dos anos 1960.

Onde assistir: Estreia nos cinemas em 10 de março de 2022.

Amor, Sublime Amor

Indicado às categorias: Melhor Filme, Melhor Direção (Steven Spielberg), Melhor Atriz Coadjuvante (Ariana DeBose), Melhor Figurino, Melhor Som, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção.

Sinopse: Amor à primeira vista acontece quando o jovem Tony vê Maria em um baile do ensino médio em 1957, na cidade de Nova York. Seu romance florescente ajuda a alimentar o fogo entre duas gangues rivais que disputam o controle das ruas: os Jets e os Sharks.

Onde assistir: O filme estreou nos cinemas em 9 de dezembro de 2021, mas ainda não chegou aos serviços de streaming. 

Leia nossa crítica clicando aqui.

King Richard: Criando Campeãs

Indicado às categorias: Melhor Ator (Will Smith), Melhor Atriz Coadjuvante (Aunjanue Ellis), Melhor Roteiro Original, Melhor Canção Original (Be Alive) e Melhor Edição.

Sinopse: Richard Williams é um pai dedicado e determinado a tornar suas filhas, Venus e Serena, em lendas do esporte. Com métodos pouco tradicionais, ele cria duas das maiores atletas de todos os tempos.

Onde assistir: HBO Max, Youtube, Apple Tv e Google Play

Drive My Car

Indicado às categorias: Melhor Filme, Melhor Direção (Ryusuke Hamaguchi), Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Adaptado.

Sinopse: O ator e encenador Yusuke Kafuku é convidado a encenar O Tio Vânia de Tchecov num festival de teatro em Hiroshima. No carro em que se desloca, conduzido pela discreta jovem Misaki, Kafuku confronta-se com o passado e o mistério sobre a sua mulher, Oto, que morrera subitamente levando um segredo com ela.

Onde assistir: O filme ainda não está disponível no Brasil

O Beco do Pesadelo

Indicado às categorias: Melhor Filme, Melhor Figurino, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção.

Sinopse: Quando o carismático, mas sem sorte, Stanton Carlisle se torna querido para a vidente Zeena e o seu marido mentalista Pete numa feira itinerante, ele ganha um bilhete dourado para o sucesso, usando o conhecimento adquirido com eles para ludibriar a elite rica da sociedade de Nova Iorque dos anos 1940. Com a virtuosa Molly lealmente ao seu lado, Stanton planeia enganar um magnata perigoso com a ajuda de uma psiquiatra misteriosa que pode vir a ser sua melhor adversária.

Onde assistir: O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros

Leia nossa crítica clicando aqui.

Não Olhe Para Cima

Indicado às categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.

Sinopse: Dois astrônomos descobrem um cometa mortal vindo em direção à Terra e partem em um tour midiático para alertar a humanidade. Só que ninguém parece dar muita bola.

Onde assistir: Netflix

Leia nossa crítica clicando aqui.

No Ritmo do Coração

Indicado às categorias: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Troy Kotsur) e Melhor Roteiro Adaptado.

Sinopse: Ruby, de 17 anos, é a única pessoa que ouve em uma família de surdos. Quando o negócio de seus pais é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Youtube, Google Play e Apple TV

Licorice Pizza

Indicado às categorias: Melhor Filme, Melhor Direção (Paul Thomas Anderson) e Melhor Roteiro Original.

Sinopse: Licorice Pizza é a história de Alana Kane (interpretada por Alana Haim) e Gary Valentine (interpretado por Cooper Hoffman) crescendo e se apaixonando no Vale de San Fernando, em 1973. Escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, o filme acompanha a complexidade traiçoeira do primeiro amor.

Onde assistir: Estreia nos cinemas em 17 de fevereiro de 2022

Apresentando os Ricardos

Indicado às categorias: Melhor Ator (Javier Bardem), Melhor Atriz (Nicole Kidman) e Melhor Ator Coadjuvante (J. K. Simmons).

Sinopse:Lucille Ball (Nicole Kidman) e Desi Arnaz (Javier Bardem) se casaram em 1940 e viram sua fama decolar após estrelarem uma das mais memoráveis sitcoms americanas chamada “I Love Lucy”. Entretanto, quando tudo parecia estar indo bem, os dois são envolvidos em uma trama de acusações chocantes que ameaçam sua vida pessoal e profissional. Ao longo da semana mais tensa de gravações, o relacionamento complexo dos dois será posto à prova, enquanto algumas verdades vêm à tona.

Onde assistir: Amazon Prime Video

007 – Sem Tempo Para Morrer

Indicado às categorias: Melhor Canção Original (No Time to Die), Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.

Sinopse: James Bond deixa o MI6 e se muda para a Jamaica, mas um antigo amigo aparece e pede sua ajuda para encontrar um cientista desaparecido. Bond mergulha no caso e percebe que a busca é, na verdade, uma corrida para salvar o mundo.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Youtube, Apple TV e Google Play

Leia nossa crítica clicando aqui.

Encanto

Indicado às categorias: Melhor animação e Melhor Canção Original (Dos Oruguitas).

Sinopse: Encanto da Walt Disney Animation Studios conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto. A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional.

Onde assistir: Disney+

Leia nossa crítica clicando aqui.

Flee 

Indicado às categorias: Melhor Animação, Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional.

Sinopse: Flee é um documentário animado que mostra a incrível história de refugiados que fogem para a Europa em busca de uma vida melhor.

Onde assistir: O filme ainda não está disponível no Brasil.

A Filha Perdida

Indicado às categorias: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz (Olivia Colman) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jessie Buckley).

Sinopse: As férias pacatas de uma mulher mudam de rumo quando sua obsessão por uma jovem mãe hospedada nas proximidades traz à tona antigas lembranças.

Onde assistir: Netflix. 

A Tragédia de Macbeth

Indicado às categorias: Melhor Ator (Denzel Washington), Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção.

Sinopse: Adaptação da peça de William Shakespeare, o filme retrata um escocês (Denzel Washington) convencido por um trio de bruxas que se tornará o próximo rei da Escócia. Ao ser apoiado pela esposa (Frances McDormand), o casal tomará atitudes extremas pelo poder da Escócia, resultando numa jornada à loucura.

Onde assistir: Apple TV+

Tick, Tick… Boom!

Indicado às categorias: Melhor Ator (Andrew Garfield) e Melhor Edição.

Sinopse: Prestes a completar 30 anos, um compositor promissor lida com o amor, a amizade e a pressão para criar algo incrível antes que o tempo acabe.

Onde assistir: Netflix.

Mães Paralelas

Indicado às categorias: Melhor Atriz (Penélope Cruz) e Melhor Trilha Sonora.

Sinopse: Duas mulheres, Janis e Ana, dividem o quarto de hospital onde vão dar à luz. As duas são solteiras e ficaram grávidas acidentalmente. Janis, de meia-idade, não se arrepende e nas horas prévias ao parto sente-se pletórica, a outra, Ana, é uma adolescente e está assustada, arrependida e traumatizada. Janis tenta animá-la enquanto passeiam como sonâmbulas pelo corredor do hospital. As poucas palavras que trocam nessas horas vão criar um vínculo muito profundo entre as duas, e esse acaso vai encarregar-se de desenvolver e complicar de forma tão retumbante que mudará a vida de ambas para sempre.

Onde assistir: Estreia em 18 de fevereiro de 2022 na Netflix.

A Pior Pessoa do Mundo 

Indicado às categorias: Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original.

Sinopse: Julie, que em breve fará 30 anos, não parece conseguir parar. Quando pensa ter encontrado alguma estabilidade com Aksel, um escritor de sucesso de 45 anos, conhece o jovem e bonito Eivind. Um filme inteligente e emocionante sobre a busca de amor e sentido na vida de hoje, premiado no Festival de Cannes.

Onde assistir: Estreia em 10 de fevereiro de 2022 nos cinemas.

Os Olhos de Tammy Faye

Indicado às categorias: Melhor Atriz (Jessica Chastain) e Maquiagem e Cabelo.

Sinopse: Um olhar íntimo sobre a extraordinária ascensão, queda e redenção da televangelista Tammy Faye Bakker.

Onde assistir: O filme ainda não está disponível no Brasil.

Spencer

Indicado às categorias: Melhor Atriz (Kristen Stewart).

Sinopse: Com roteiro de Steven Knight (“Peaky Blinders”), SPENCER narra o que poderia ter acontecido nos últimos dias do casamento da princesa Diana (Kristen Stewart) com o príncipe Charles (Jack Farthing). O casamento da princesa Diana e do príncipe Charles há muito esfriou. E embora haja muitos rumores de casos e de divórcio, a paz foi ordenada para as festividades de Natal no Queen’s Sandringham, a casa de campo da Família Real. O evento é repleto de comida e bebida, tiro e caça. Diana conhece as regras do jogo de aparências. Mas este ano, as coisas serão muito diferentes.

Onde assistir: O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros. 

Leia nossa crítica clicando aqui.

Casa Gucci

Indicado às categorias: Melhor Maquiagem e Cabelo.

Sinopse: O casamento e o divórcio turbulento entre Patrizia e Maurizio Gucci leva a um assassinato.

Onde assistir: O filme estreou em 25 de novembro de 2021 nos cinemas, mas ainda não está disponível nos serviços de streaming.

Leia nossa crítica clicando aqui.

A Mão de Deus

Indicado às categorias: Melhor Filme Internacional.

Sinopse: Na Nápoles dos anos 80, um jovem louco por futebol se vê diante de uma tragédia familiar que define seu futuro incerto, porém promissor, como cineasta.

Onde assistir: Netflix.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Indicado às categorias: Melhores Efeitos Visuais.

Sinopse: O Homem-Aranha precisa lidar com as consequências da sua verdadeira identidade ter sido descoberta.

Onde assistir: O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Leia nossa crítica clicando aqui.

Cyrano

Indicado às categorias: Melhor Figurino.

Sinopse: Um homem à frente de seu tempo, Cyrano de Bergerac (Peter Dinklage) deslumbra seja com jogos de palavras ferozes em um combate verbal ou com uma esgrima brilhante em um duelo. Mas, convencido de que sua aparência o torna indigno do amor de uma amiga devotada, a luminosa Roxanne (Haley Bennett), Cyrano ainda não declarou seus sentimentos por ela – e Roxanne se apaixonou, à primeira vista, por Christian (Kelvin Harrison, Jr.).

Onde assistir: Estreia em 31 de março de 2022 nos cinemas.

Luca

Indicado às categorias: Melhor Animação.

Sinopse: Luca vive aventuras com seu novo melhor amigo, mas a diversão é ameaçada por um segredo: seu amigo é um monstro marinho de outro mundo que fica abaixo da superfície da água.

Onde assistir: Disney+

Leia nossa crítica clicando aqui.

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

Indicado às categorias: Melhor Animação.

Sinopse: Uma adolescente embarca em uma viagem com seus orgulhosos pais, irmão mais novo e cachorro amado para começar seu primeiro ano na faculdade. Mas seus planos de se unir como uma família logo são interrompidos quando os dispositivos eletrônicos do mundo se revoltam e rapidamente organizam um apocalipse robô. Agora, só a estranha família Mitchell pode salvar a humanidade.

Onde assistir: Netflix, Google Play, Youtube e Apple TV.

Leia nossa crítica clicando aqui.

Cruella

Indicado às categorias: Maquiagem e Cabelo.

Sinopse: Inteligente, criativa e determinada, Estella quer fazer um nome para si através de seus designs e acaba chamando a atenção da Baronesa Von Hellman. Entretanto, o relacionamento delas desencadeia um curso de eventos e revelações que fazem com que Estella abrace seu lado rebelde e se torne a Cruella, uma pessoa má, elegante e voltada para a vingança.

Onde assistir: Disney+

Leia nossa crítica clicando aqui.

Raya e o Último Dragão

Indicado às categorias: Melhor Animação.

Sinopse: Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido.

Onde assistir: Disney+

Leia nossa crítica clicando aqui.

Four Good Days

Indicado às categorias: Melhor Canção Original (Somehow You Do).

Sinopse: Deb ajuda sua filha Molly a se recuperar do abuso de drogas. O tempo que passam juntas, depois de um longo distanciamento, revive feridas dolorosas.

Onde assistir: Youtube, Google Play e Apple TV.

Free Guy: Assumindo o Controle

Indicado às categorias: Melhores Efeitos Visuais.

Sinopse: Um caixa de banco preso a uma entediante rotina tem sua vida virada de cabeça para baixo quando descobre que é um personagem em um jogo interativo. Agora ele precisa aceitar sua realidade e lidar com o fato de que é o único que pode salvar o mundo.

Onde assistir: Star+.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Indicado às categorias: Melhores Efeitos Visuais.

Sinopse: Shang-Chi é o filho do líder de uma organização criminosa poderosa. O rapaz foi criado desde criança para ser um guerreiro, mas decidiu abandonar esse caminho e fugiu para viver uma vida pacífica. Porém, tudo isso muda quando ele é atacado por um grupo de assassinos e se vê forçado a enfrentar seu passado.

Onde assistir: Disney+

Leia nossa crítica clicando aqui.

Um Príncipe em Nova York 2

Indicado às categorias: Melhor Cabelo e Maquiagem.

Sinopse: No luxuoso país da realeza de Zamunda, o recém-coroado Rei Akeem descobre que tem um filho que ele não conhece e que pode ser herdeiro do trono. Akeem e seu confidente Semmi embarcam em uma hilária jornada que os leva ao redor do mundo: de sua grande nação africana, de volta ao Queens, bairro de Nova York.

Onde assistir: Amazon Prime Video

A Felicidade das Pequenas Coisas

Indicado às categorias: Melhor Filme Internacional.

Sinopse: O professor Ugyen Dorji, de 20 e poucos anos, sonha em se mudar para a Austrália e ser um cantor famoso. Em seu último ano de contrato com o governo, ele é mandado para Lunana, onde deve assumir uma escola infantil.

Onde assistir: O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Ascension 

Indicado às categorias: Melhor Documentário.

Sinopse: Ascension é um documentário americano de 2021 dirigido e produzido por Jessica Kingdon. Segue a busca do sonho chinês por meio das classes sociais, priorizando a produtividade e a inovação.

Onde assistir: O documentário não está disponível no Brasil.

Attica

Indicado às categorias: Melhor Documentário.

Sinopse: O documentário acompanha a maior revolta em uma prisão na história dos Estados Unidos, conduzindo diversas entrevistas com pesos, jornalistas e outras testemunhas.

Onde assistir: O documentário não está disponível no Brasil.

Summer of Soul (…ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada)

Indicado às categorias: Melhor Documentário.

Sinopse: Um documentário sobre o lendário Harlem Cultural Festival de 1969, que celebrou a música e a cultura afro-americana e promoveu o orgulho e a unidade negra.

Onde assistir: Globoplay e alguns cinemas selecionados.

Writing With Fire

Indicado às categorias: Melhor Documentário.

Sinopse: Em um cenário de notícias desordenado dominado por homens, surge o único jornal da Índia dirigido por mulheres Dalit. A repórter-chefe Meera e seus jornalistas quebram as tradições, redefinindo o que significa ser poderoso.​

Onde assistir: O documentário não está disponível no Brasil.

Aproveite também: